Desenvolvimento de Lideranças
Nossas organizações têm sido submetidas a um ambiente de perspectivas complexas e dinâmicas, com grande volatilidade nas demandas de mercado e de alta concorrência com empresas nacionais e internacionais, de dentro e de fora do seu setor econômico. Tal cenário tem demandado delas, independentemente de setor, porte, natureza jurídica e região, adaptabilidade crescente e capacidades para gerar soluções relevantes e de preços competitivos. Em meio a este turbilhão estão os gestores que, por conta de processos inadequados de seleção, formação e acompanhamento, têm encontrado dificuldade vislumbrar ou de se firmar frente a novos desafios profissionais que lhe são apresentados. Atento a tais mudanças, a especialização em DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS procura oferecer subsídios para melhorias destes processos, contribuindo tanto com os próprios candidatos ao cargo futuro de executivos como também apoiar a equipe de profissionais da área de Gestão de Pessoas, responsável pela consolidação deste profissional. Como uma de suas consequências naturais o curso dá suporte aos processos de sucessão gerencial.
Competências a serem desenvolvidas:
No curso de Especialização em DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS. Destacam-se as competências:
- Habilitação para implantar processos, metodologias e ferramentas de Desenvolvimento de Competências Gerenciais de uma empresa, unidade ou departamento;
- Preparação para cuidar da sua própria carreira visando progressão na direção definida;
- Ter uma visão estratégica das mudanças no cenário de negócios, bem como do papel dos líderes no alinhamento das políticas organizacionais com essas mudanças;
- Discutir desenhos de ambientes organizacionais facilitadores da criação de conhecimento e inovação com base no aprimoramento dos seus gestores;
- Utilizar ferramentas para uma melhor gestão de equipes de alta performance e mensuração de resultados.
- Autoconhecimento
- Ter clareza das áreas onde terá maior facilidade de atuação
- Saber das áreas que lhe proporcionarão os maiores desafios de atuação
- Construção e gestão de planos de desenvolvimento próprios e da sua equipe
- Acompanhar o próprio auto-desenvolvimento por meio da gestão de metas de desenvolvimento
- Desenvolvimento de competências técnicas capazes de facilitar sua tomada de decisão em qualquer área de atuação, tendo em vista o desenvolvimento de competências de gestão relevantes em qualquer tipo de empresa (análise e solução de problemas, gestão de indicadores de gestão, gestão de projetos baseados em metodologias ágeis de gestão
- Desenvolvimento de competências estratégicas, capazes de chamar a atenção do profissional para questões sistêmicas, estratégicas e futuras, como a construção de cenários, governança corporativa, articulação com os membros de outras instituições da cadeia produtiva e órgãos de governo
Áreas de atuação do egresso:
O profissional desenvolvido pelo curso terá condições de trabalhar na gestão de sua própria carreira e na gestão de diferentes áreas da organização, inclusive aquelas que estavam fora da sua formação acadêmica inicial, por se abordar, no curso, competências de gerenciamento e liderança por meio da sólida formação técnica, o que dará ao profissional segurança e confiança para atuar e continuar aprendendo, o que, conforme destacado no curso, será a principal competência para o mundo do trabalho futuro;
O curso tem por público alvo profissionais de quaisquer área de formação acadêmica que por terem ou por estarem construindo carreira de sucesso, precisam se preparar para cuidar da sua própria carreira ou no processo de sucessão gerencial dos profissionais da sua equipe, de forma que, a partir do surgimento de novas lideranças, ele próprio ganhe a oportunidade de pensar em crescimento uma vez que veio construindo, ao longo do tempo, não só os degraus da própria carreira como também o desenvolvimento da sua linha sucessória.
HISTÓRIA, CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES
ÂNCORAS DE CARREIRA E ESTILO DE GESTÃO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, COACHING E MENTORING
AGILE MINDSET EM GESTÃO DE PROJETOS
NEUROCIÊNCIAS APLICADA À LIDERANÇA
CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS
GESTÃO DE PESSOAS NA INDÚSTRIA 4.0
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
ANÁLISE, AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE
GLOBAL MOBILITY
NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
PROGRAMA DE SUCESSÃO GERENCIAL
START UP'S E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Adão Ladeira Martins - Mestre
Adriana de Andrade Solé - Mestre
Alexandra Teresinha Avelino Chave - Mestre
Bernadetti Gonçalves dos Santos Sampaio - Mestre
Clarice Meirelles Santana - Mestre
Emanuela Antunes Bezerra - Mestre
Indira Barreto Trindade - Mestre
Isabella Fonseca - Mestre
Júlia Cândido de Carvalho Gonçalves - Especialista
Lara Rosane Castro - Mestre
Leandro Henrique Rocha dos Santos - Mestre
Marina de Almeida Cruz - Doutora
Sandro Márcio da Silva - Doutor
Silvia Loyola Vieira da Silva - Mestre
Thais de Figueiredo Teixeira Simões Gonçalves - Especialista
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Webcam compatível com seu sistema operacional
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Sandro Márcio da Silva - Doutor
Área do Conhecimento:
- Gestão
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.
Veja o modelo AQUI.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central