Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Engenharia de Manutenção Aeronáutica

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2023 Confirmada
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EngenhariasEngenharias
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Engenharia de Manutenção Aeronáutica

 

Atualmente, a manutenção é considerada uma área estratégica em diversos segmentos da indústria, e não poderia ser diferente no campo da aviação. As empresas aéreas descobriram que é possível reduzir o custo operacional aprimorando os processos de manutenção. Gastar com qualidade dentro deste mercado competitivo é um fator importante diante do cenário macroeconômico que vivemos.

A Especialização em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, a primeira em Minas Gerais, que teve início em setembro de 2015 no modo presencial, vem ao encontro de uma tendência das empresas de buscar profissionais que tenham conhecimento para otimizar a manutenção das aeronaves. O foco principal do curso é conhecer o funcionamento da máquina para manter a qualidade e segurança operacional, sem esquecer a sustentabilidade do negócio.

Com duração de dezoito meses, o curso apresenta o projeto e operação dos sistemas operacionais que compõem aviões e helicópteros, além de ferramentas de gestão da manutenção aplicados à execução de uma boa gestão da frota. Para os profissionais que já são da área, esse curso é muito interessante no sentido de trazer novos conceitos e atualidades do mercado, e ainda proporcionar uma visão mais gerencial dos processos que permeiam o campo da manutenção aeronáutica. Para os profissionais que não são da área, como engenheiros civis, do Direito e da Psicologia, por exemplo, o curso também é interessante por proporcionar uma visão ampla da indústria da aviação, abrindo mais um nicho de mercado.

Metodologia: Cada disciplina possui a orientação de estudos que indica como utilizar o material didático. Dentre as ferramentas didáticas estão: o conteúdo escrito (apostila digital), as notas de aula (slides com as principais informações da apostila), vídeo aulas (que reproduz visualmente o conteúdo apresentado) e o fórum de discussão (onde são colocadas e discutidas as dúvidas sobre o conteúdo de cada disciplina). Os professores também fazem uso de vídeos disponíveis na rede para complementar o material.

NOTA IMPORTANTE: Desejável nível intermediário de escuta e leitura em inglês.

Interatividade: a interatividade do curso se dá principalmente pelo Fórum onde as perguntas são colocadas pelos alunos sendo respondidas pelos professores. Discussões técnicas são produzidas a partir desta ferramenta.

 

 

OBJETIVOS

- Formar especialistas em Engenharia Aeronáutica que possuam conhecimento em projetos de sistemas de aeronaves e também em gestão de centros de manutenção e fabricação de aviões e helicópteros.

- Ofertar um currículo atualizado em sintonia com as necessidades do mercado da aviação.

- Permitir a interação entre profissionais de destaque no meio aeronáutico de forma a enriquecer o relacionamento cultural e interpessoal.

 

 

A QUEM SE DESTINA
  • Engenheiros mecânicos, mecatrônicos, de produção, de automação e aeronáuticos que trabalham ou desejem trabalhar no campo da gestão de manutenção de máquinas e equipamentos aeronáuticos. Vale ressaltar que os conceitos apresentados nas disciplinas técnica e de gestão podem ser aplicados na manutenção de outras áreas da indústria.

  • Administradores e gestores que tenham concluído sua graduação e que desejem aprimorar seu conhecimento no campo da manutenção aeronáutica.

  • Pessoal técnico da indústria da aviação que já tenha concluído sua graduação: engenheiros, inspetores, tecnólogos, planejadores e pilotos que busquem um melhor entendimento sobre a gestão da manutenção em suas áreas.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

O curso apresenta três eixos principais: disciplinas básicas, disciplinas técnicas, disciplinas de gestão. 

Disciplinas básicas: têm como objetivo apresentar informações e conceitos de aplicação geral. Dentre elas estão:

- Introdução à Engenharia Aeronáutica

- Legislação Aeronáutica

- Fatores Humanos na Aviação 

Disciplinas técnicas:  apresentam conceitos sobre projeto, construção e operação das principais partes que compõem a aeronave. 

É importante ressaltar que as ementas destas disciplinas não abordam técnicas complexas de reparos aplicados pelo corpo técnico das empresas de manutenção. Este conteúdo será encontrado em cursos técnicos de manutenção de aeronaves ou em cursos de pós-graduação específicos de cada especialidade. As ementas foram concebidas de forma a fornecer o conteúdo necessário para uma gestão de manutenção eficiente. São elas:

- Estrutura de Aeronaves

- Hidráulica e Pneumática Aplicada

- Sistema Elétrico e Comandos de Voo

- Sistemas de Comunicação e Navegação

- Propulsão

- Projetos de Aeronaves 

Disciplinas aplicadas à gestão de manutenção: apresentam conceitos sobre a operação no dia a dia da manutenção de hangares, centros de manutenção e MROs. 

Planejamento, gestão das equipes de execução (equipes de técnicos de manutenção), métricas, aeronavegabilidade continuada, padrões de qualidade e problemas enfrentados por gestores de manutenção são abordados neste eixo.  Dentre as disciplinas estão:

- Planejamento e Controle Operacional

- Logística de Manutenção Aplicada

- Gestão de Negócios

- Nota: A manutenção como uma atividade rentável é apresentada em Gestão de Negócios.

  1. INTRODUÇÃO À AERONÁUTICA

  2. CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA

  3. SISTEMA ELÉTRICO

  4. SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO

  5. SISTEMA HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO

  6. INTRODUÇÃO AO PROJETO DE AERONAVE

  7. INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DE AERONAVES

  8. SISTEMA DE TREM DE POUSO E COMANDOS DE VOO

  9. SISTEMA DE PROPULSÃO

  10. LEGISLAÇÃO APLICADA À MANUTENÇÃO

  11. GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL

  12. FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO

  13. PLANEJAMENTO APLICADO À MANUTENÇÃO

  14. LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO

  15. AERONAVEGABILIDADE E MANUTENÇÃO 5.0

  16. HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE

 

O corpo docente do curso é formado por especialista, mestres e doutores atuantes na indústria aeronáutica.

  • Adriano Henrique Oliveira de Carvalho (Especialista)

  • Arthur Henrique Izumi de Abreu (Especialista)

  • Frederico Vieira de Lima (Mestre)

  • José Cândido Almeida Junior (Mestre)

  • Kerley Alberto Pereira de Oliveira (Doutor)

  • Lívia Maria Almeida Duarte (Especialista)

  • Luis Henrique Santos (Mestre)

  • Matheus Eduardo Titarelli (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
 
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, desde que conste a data da colação de grau. Mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso).
  • Documento de identificação RG (frente e verso)
  • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
 

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
 

Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. 

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Luís Henrique Santos - Doutor

Área do Conhecimento:

  • Engenharia
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

Início das aulas

Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.

 

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

 

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central