Gestão Aeroportuária
O Brasil tem aprimorado seu modal de transporte aéreo, de forma a ligar pontos distantes do território nacional atendendo às demandas dos passageiros, sejam eles nacionais ou estrangeiros. O novo conceito de gestão aeroportuária considera muitos aeroportos verdadeiros centros de negócios e que abrigam as mais diversas atividades econômicas, desde o varejo, passando por alimentação e mídia aeroportuária. Até os empreendimentos externos como hotéis, hangares, centros de convenções e estacionamentos de veículos são integrados ao sítio aeroportuário. No Brasil, o Governo Federal prevê privatizar a maioria dos seus aeroportos. Tal fato busca elevar o investimento na infraestrutura aeroportuária aliado à um novo conceito de negócios. Um dos efeitos é o desenvolvimento econômico local e a elevada necessidade de contratação de mão de obra qualificada. Por este motivo, aprimorar conhecimentos nesta área, é um ótimo investimento e possibilitará aos profissionais interessados sua inserção e desenvolvimento neste nicho de mercado.
Competências a serem desenvolvidas:
Ao término do curso o aluno será capaz de:
Conhecer a legislação brasileira aplicável e participar ativamente da homologação, manutenção e gestão de aeródromos.
Conhecer a legislação ambiental aplicada à homologação do sítio aeroportuário.
Conhecer e aplicar os principais conceitos e práticas envolvidas na gestão da infraestrutura aeroportuária, do passageiro e da carga aérea.
Conhecer os conceitos e participar ativamente das práticas utilizadas para implantação e manutenção da segurança operacional.
Conhecer os conceitos, ferramentas e tecnologia utilizada nos aeroportos 5.0.
Áreas de atuação do egresso:
Empresas Aéreas: atendimento e suporte ao passageiro, logística de carga aérea, gestão da malha aérea, gestão de estoques aeronáuticos, compra e estocagem de peças de reposição para aeronaves. Obs. Para trabalhar como Despachante Operacional de Voo (DOV) o egresso precisará fazer o curso destinado para tal área e homologado pela ANAC.
Empresas de gestão Aeroportuária: atendimento e suporte ao passageiro, gestão da manutenção aeroportuária, poderá compor equipes responsáveis pela gestão da segurança aeroportuária, gestão das áreas comuns e gestão do pátio de manobras, gestão da carga aérea.
Consultorias: consultoria para homologação de aeródromos e heliportos, consultoria para elaboração do plano de manutenção e preservação ambiental no entorno de aeródromos, consultoria para melhoria de processos logísticos do fluxo de passageiros, aeronaves e da carga aérea em aeródromos
Profissionais de qualquer área, que tenham concluído sua graduação e que possuam interesse em trabalhar na gestão de aeroportos, em empresas aéreas ou que até mesmo desejem atuar no campo da consultoria.
INTRODUÇÃO À INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA
ESTRATÉGIA, GOVERNANÇA E COMPLIANCE
MINDSET DIGITAL
GESTÃO APLICADA A PROJETOS
LEGISLAÇÃO AEROPORTUÁRIA
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA
CERTIFICAÇÃO DE AEROPORTOS
MANAGEMENT 3.0
FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO
SAFETY E SECURITY EM AEROPORTOS
GESTÃO DE INFRAESTRUTURA: AERONAVES
GESTÃO DE INFRAESTRUTURA: PASSAGEIRO
GESTÃO DE INFRAESTRUTURA: CARGAS AÉREA
GESTÃO DE RISCO EM AEROPORTOS
AEROPORTOS INDUSTRIAIS E AEROTRÓPOLES
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as ementas AQUI.
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Webcam compatível com seu sistema operacional
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Mário Augusto de Araújo Luzzi Júnior -
- Luís Henrique Santos - Doutor
Área do Conhecimento:
- Gestão
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.
Veja o modelo AQUI.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central