Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Gestão do Agronegócio

Inicio das aulas
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Gestão do Agronegócio

Agrobusiness, empreendedorismo rural, agronegócio 4.0, mundo agro? expressões como essas têm se tornado cada vez mais populares e difundidas no mercado, demonstrando o quanto o agronegócio tem se despontado para além da lógica familiar, historicamente tratada pela informalidade em nosso país.

Assim, diante de um dos setores que mais cresce no Brasil, a pós-graduação em Gestão do Agronegócio pretende capacitar e profissionalizar a empresa rural, levando conhecimento para o domínio de práticas inovadoras e sustentáveis, com foco desde o planejamento e elaboração de projetos, à habilidades de negociação, liderança e empreendedorismo. 

Dominar as especificidades e tendências do agronegócio para aplicar nos seus diversos campos de atuação, aumentando assim a competitividade das empresas do setor, se torna o propósito desta pós-graduação.

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas

  • Promoção da eficiência produtiva e sustentável da empresa rural por meio da aplicação de técnicas de gestão, comercialização e de incorporação de novas tecnologias;

  • Promoção de melhorias logísticas das empresas rurais

  • Planejamento de estratégias voltadas à gestão da cadeia produtiva

  • Gerenciamento de empresas rurais

  • Elaboração e execução de projetos rurais

  • Liderança a partir da proposta ESG

  • Compreensão das possibilidades e importância de sucessão em propriedades rurais

  • Capacitação e liderança de profissionais do campo

  • Análise da gestão de riscos em propriedades rurais

  • Análise dos custos de produção

  • Análise de investimentos no agronegócio

  • Negociação de produtos no mercado externo e interno

  • Promoção à empreendimentos em uma perspectiva do agronegócio 4.0

  • Compreensão e enquadramento às normativas sanitárias e ambientais

  • Atendimento às exigências das certificações nacionais e internacionais na busca por novos mercados

  • Promoção à integração entre produtores e indústria

  • Promoção à perspectiva cooperativista

  • Compreensão sobre formas eficientes de convergir as boas práticas do campo, com a profissionalização da gestão de um negócio.

Áreas de atuação do egresso:

O profissional formado pelo curso poderá atuar em diversas áreas, tais como:

  • Gestão e acompanhamento de propriedades rurais nas diversas cadeias do agronegócio

  • Gestão e acompanhamento das etapas produtivas nas agroindústrias

  • Consultoria em gestão do agronegócio

  • Capacitação e treinamento de equipes e profissionais técnicos da área

  • Negociação do agronegócio no mercado local, nacional e internacional

  • Promoção da inovação no campo

  • Análise e processamento de dados

  • Gestão de custos no campo

 

 

 

 

A QUEM SE DESTINA

Produtores rurais: profissionais graduados em agronomia, veterinária, zootecnia; administradores que desejam atuar com o agronegócio; bem como funcionários e proprietários de empresas da cadeia produtiva, das indústrias de insumos, máquinas, cooperativas, agroindústria, comércio e distribuição.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO
  1. CADEIAS PRODUTIVAS E INDUSTRIAIS DO AGRONEGÓCIO

  2. PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA RURAL

  3. GESTÃO DE PESSOAS

  4. GESTÃO FINANCEIRA NO AGRONEGÓCIO

  5. ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING APLICADO AO AGRONEGÓCIO

  6. CADEIAS DE SUPRIMENTO E LOGÍSTICA

  7. INTERNACIONALIZAÇÃO E NEGOCIAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

  8. INTEGRAÇÃO E COOPERATIVISMO/ASSOCIATIVISMO NO AGRONEGÓCIO

  9. GOVERNANÇA DO AGRONEGÓCIO

  10. GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL NO AGRONEGÓCIO

  11. CONTROLE DE QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES NO CAMPO

  12. TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E AGRICULTURA 4.0

  13. GESTÃO DE RISCOS NO AGRONEGÓCIO

  14. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CADEIAS DE VALOR NO AGRONEGÓCIO

  15. DIREITO EMPRESARIAL E GESTÃO DE CONTRATOS

  16. HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

 

 

CORPO DOCENTE
  • Caio César Coimbra (Mestre)

  • Camila Xavier Costa (Mestre)

  • Cátia Borges Ferreira (Doutora)

  • Cíntia Borges Ferreira Leal (Mestre)

  • Fernando Santos Eduardo (Doutor)

  • Henrique Maia Veloso (Doutor)

  • Késia Aparecida Teixeira da Silva (Mestre)

  • Luis Renato Junqueira (Doutor)

  • Pedro Henrique Miranda Veloso (Especialista)

  • Wallisson Lara Fonseca (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)
  • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Cátia Borges Ferreira - Doutora
  • Cíntia Borges Ferreira Leal - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Gestão
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

Início das aulas

- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.

* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

 
 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central