Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Gestão

    Patrimônio e Gestão em Turismo Religioso

    Inicio das aulas
    Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
    Carregando...
    Características:

    Patrimônio e Gestão em Turismo Religioso

     

    Área de conhecimento:

    • Turismo

    Descrição

    Oferta do curso suspensa.

     

     

     

    A Igreja Católica, notadamente em mensagens de seu Pontifício Conselho Vaticano, vem destacando, desde o XXI Concílio Ecumênico e em muitos de seus importantes documentos, a importância do entendimento e da valorização da diversidade cultural como forma de promover paz e bem entre os povos. É exatamente sob este aspecto que merece destaque o papel do Turismo Religioso não apenas como fonte e instrumento da ação evangelizadora, mas também como oportunidade para o exercício de ações que tornem possível a tolerância fértil, o diálogo vivo e o entendimento produtivo entre os diferentes povos.

    É a partir de tais aspectos que a PUC Minas Virtual propõe o Curso em PATRIMÔNIO E GESTÃO EM TURISMO RELIGIOSO, no formato EAD. A ideia é oportunizar a produção do conhecimento em uma das atividades que mais movimenta o mundo contemporâneo. Tendo em vista que a demanda desencadeada pelo Turismo Religioso acontece sempre a partir de múltiplos focos, o cultural, o econômico e o da religiosidade, o que o Curso busca é incorporar a estas amplas perspectivas o aspecto Pastoral que é parte essencial da Igreja no Brasil.

    INVESTIMENTO

    20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

    POLÍTICA DE DESCONTO

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    OBJETIVOS

     

    Ao final do curso, o aluno será capaz de elaborar e gerenciar roteiros, administrar agências e transportadoras e planejar ações turísticas, sempre no que diz respeito a práticas religiosas. Compreender e planejar peregrinações e romarias a locais sagrados, festas e espetáculos religiosos, congressos e encontros ligados à evangelização. Perceber o Patrimônio Religioso como atrativo para o desenvolvimento local e sustentável do Turismo.

    Formação gerencial e tecnológica para a área do Turismo, buscando a atuação profissional em agências de viagem, operadoras, transportadoras, agências de ecoturismo, empresas de recreação, lazer e eventos, sempre a partir de especificidades características da religiosidade. Neste sentido, o curso desenvolverá no egresso competências gerenciais próprias do Turismo, aqui repensadas a partir de uma abordagem pastoral que coloca o aluno em contato com práticas de gestão e planejamento do turismo religioso em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

    A QUEM SE DESTINA

     

     

    Profissionais com formação superior em Turismo, turismólogos, agentes e guias de Turismo, administradores, jornalistas, comunidades e grupos ligados a instituições religiosas e demais profissionais das diversas áreas do conhecimento que desejam conhecer e atuar na produção de projetos que relacionem fé, cultura, patrimônio, desenvolvimento econômico e Turismo Religioso.

    CONTEÚDO DO CURSO

     

     

    1 - Turismo Religioso: Ecologia, Legislação e Sustentabilidade

    2 - Patrimônio Religioso Nacional e Turismo

    3 - Introdução a História da Arquitetura Religiosa e Artes Sacras

    4 - Santuários e Romarias: Geografia do Turismo Religioso

    5 - Políticas Públicas Voltadas para a Prática do Turismo Religioso

    6 - Organizações Religiosas: Peregrinos, Devotos e Andarilhos

    7 - Gestão de Eventos Religiosos

    8 - Tecnologias de Informação e Turismo Religioso

    9 - Gastronomia e Hospitalidade aplicadas ao Turismo Religioso

    10 - Gestão de Marketing e Comunicação Aplicada ao Turismo Religioso

    11 - Projetos Turísticos Religiosos

    12 - Plano de Negócios Aplicado ao Turismo Religioso

    Confira as ementas aqui.

     

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

    Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

    Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

    O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

    A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    - Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

    - Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

    INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

     

     

     

    Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

    Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

    Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

    - Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

    - Documento oficial de identificação (frente e verso)

    ATENÇÃO:

     

     

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

     

    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

     

    3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

    4. Oferta  do curso suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30 dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

    Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

    OBSERVAÇÃO

    Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
     
    CORPO DOCENTE

     

     

    - Bernadete Bittencourt Rodrigues (Mestre)

    - Dener Antônio Chaves (Mestre)

    - Padre Nivaldo Magela de Almeida Rodrigues (Mestre)

    - Aurino José Góis (Doutor)

    - Lúcia Helena Ciccarini Nunes (Mestre)

    - Camilo de Lélis Oliveira Santos Ribeiro (Mestre)

    - Edmundo de Novaes Gomes (Doutor)

    - Josimar da Silva Azevedo (Doutor)

    - Rosilene Conceição Rocha Martins (Mestre)

    Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

    Coordenadores

    • Aurino José Goes -
    • Edmundo de Novaes Gomes -

    Informações Gerais

     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

     
     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ou R$ 5.800,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

     

    Metodologia

     

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

     

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui.

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

     

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central