Tecnologias Educacionais de Aprendizagem em EAD
Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD
Este curso foi elaborado visando preparar profissionais para atuar com recursos tecnológicos educacionais. Com essa formação graduados em diferentes áreas do conhecimento serão capazes de planejar e implantar projetos educacionais inovadores, seja em curso online ou presencial, em espaços formais e não formais de educação, tais como: ambientes corporativos, escolas de ensino básico e superior, escolas públicas e privadas, ONGs, startups entre outros. Desta forma, indivíduos poderão empreender na área educacional e ampliar suas possibilidades de atuação, agregando competências alinhadas às demandas reais da sociedade. Ele é voltado para profissionais autônomos, ou com vínculos empregatícios, que já trabalham ou ambicionem trabalhar em espaços formais e informais de educação. O currículo foi elaborado com disciplinas para garantir segurança na avaliação, escolha e aplicação de ferramentas inovadoras na concepção e incremento de modelos educacionais. O time de professores é constituído por doutores e mestres com conhecimento teórico e muita experiência prática.
Competências a serem desenvolvidas:
Reconhecer os usos pedagógicos das tecnologias de informação e comunicação.
Utilizar criatividade para geração de inovação nos processos de aprendizagem.
Identificar recursos e ferramentas, através de experimentação, para ´potencializar aprendizagem.
Utilizar atitude crítico-reflexiva, comportamento ético e criterioso para uso da tecnologia na educação.
Elaborar e implantar projetos educacionais inovadores voltados para curso online ou presencial
Áreas de atuação do egresso
O profissional com essa formação poderá atuar em atividades relacionadas às soluções educacionais, em espaços como: ambientes corporativos, startups, escolas de ensino básico e superior, instituições educacionais públicas e privadas, ONGs, entre outros; agregando competências alinhadas às demandas da comunidade em que vive.
Profissionais autônomos, ou com vínculos empregatícios, formados em curso superior de diferentes áreas do conhecimento, que já atuam ou queiram atuar com gestão e mediação da aprendizagem em espaços formais e informais de educação.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CULTURA DIGITAL, CIBERESPAÇO E EDUCAÇÃO
SUJEITOS, SABERES E PRÁTICA PEDAGÓGICA
TEORIAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM
METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA
GERENCIAMENTO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO NA EAD
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ACESSIBILIDADE
EDUCAÇÃO ADAPTATIVA E ENSINO PERSONALIZADO
PROCESSOS EDUCATIVOS IMERSIVOS
LABORATÓRIO DE TÉCNICAS INOVADORAS E CRIATIVAS EDUCACIONAIS
PROCESSOS EDUCATIVOS EM EAD E MUNDO TRABALHO
COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR E INOVAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS PARA EDUCAÇÃO
MARKETING APLICADO À EDUCAÇÃO
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira a ementa AQUI.
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares - Doutor
Carla Simone Bittencourt Netto de Souza - Doutor
Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo - Mestre
Carlos Eduardo Ferrão de Azevedo - Mestre
Cristiano Lopes Carvalhaes - Mestre
Daniela Pedroso Campos - Mestre
Eliane de Freitas Monken - Mestre
Igor Amim Ataídes - Mestre
José Chequer Neto - Mestre
Judite Villas Boas Santiago - Mestre
Karol Oliveira de Amorim Silva - Mestre
Manu Bezerra - Mestre
Mariana Cavaca Alves do Valle - Mestre
Raquel Mendes Pinto Chequer - Mestre
Stella Maris Campos Silva - Mestre
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Webcam compatível com seu sistema operacional
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Raquel Mendes Pinto Chequer -
Área do Conhecimento:
- Educação
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.
Veja o modelo AQUI.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central