Olá,

A economia de Francisco e Clara

Modalidade: Curso de Curta Duração EAD
Período: Inscrições Abertas
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

A Economia de Francisco e Clara

• Antropologia
  • Economia
  • Sociologia
  • Teologia

Acesso ao material do curso:

* Pagamento via cartão de crédito ou débito on-line: em no máximo 1h.

* Pagamento via boleto bancário: em até 48h após a confirmação do pagamento.

Sobre o curso

O curso pretende estimular práticas colaborativas e solidárias para a formulação de espaços que vivam alternativas econômicas baseadas na Economia de Francisco e Clara. É promovido pela Casa Comum – Escola Cristã de Formação Política do Nesp (Núcleo de Estudos Sociopolíticos) em parceria com o Grupo de Reflexão e Trabalho da Economia de Francisco e Clara da PUC Minas e da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

A Economia de Francisco e Clara se insere num movimento Global de discussão dos novos parâmetros econômicos e sociais para a construção de uma sociedade ecologicamente sustentável, socialmente justa e economicamente viável. Essa discussão promove um amplo olhar sobre as diversas transformações vividas pela Economia globalmente.

Permite compreender de forma global, abrangente e sistêmica a metodologia da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e das vilas temáticas propostas no evento The Economy of Francesco, somadas às reflexões nascidas no chão brasileiro (tanto os movimentos populares como os saberes acadêmicos);

Compreende a aplicação na atuação pessoal e coletiva os conceitos e práticas de justiça socioeconômica que apontam para uma transição socioecológica e da economia pós capitalista;

Desenvolve projetos comunitários e solidários de economias possíveis ou novas economias.

Capacita a organização acadêmica, comunitária ou pastoral em torno da Economia de Francisco e Clara.

Ao final do curso, o aluno será capaz de

I - Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política;

II - Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

II - Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;

III - Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;

IV - Articular o saber especificamente teológico com os saberes das outras Ciências, de forma interdisciplinar;

V - Atuar de forma colaborativa e solidária na formulação de espaços que vivam alternativas econômicas

VI - Capacidade de mobilizar os princípios da Doutrina Social da Igreja na formulação de espaços que vivam alternativas econômicas.

Conteúdo programático do curso

Unidade 1 – O que está acontecendo com a nossa Casa Comum?

• A paisagem Econômica do século XX e XXI – desafios e possibilidades
  • A realidade brasileira e os desafios socioeconômicos;
  • Capitalismo, crise e ciclos econômicos;
  • As contribuições da Encíclica Laudato Si';
  • As contribuições da Encíclica Fratelli Tutti;

Unidade 2 – Realmar a Economia

• O Chamado do Papa Francisco ao The Economy Of Francesco;
  • Pandemia e as possibilidade do novo período: Green Newl Deal, Teoria Monetária Moderna e o Bem Viver;
  • Economias possíveis no Brasil: A Economia Solidária, Economia Circular, Economia Agroecológica;

Unidade 3 – Novas Arquiteturas sociais e econômicas

• Democratização das Finanças Públicas (Orçamento Participativo Renda Básica de Cidadania);
  • Economia de Vizinhança e gestão de projetos comunitários;
  • Finanças Solidárias

Unidade 4 – Realmando a Economia: Projetos e ações da Economia de Francisco e Clara

• Apresentação das Vilas de Assis;
  • Apresentação das Casas de Francisco e Clara;
  • Economia de Francisco e Clara e a educação popular e ecológica

Unidade 5 – Construindo a Economia de Francisco e Clara em nosso chão.

• Apresentação dos trabalhos
  • Desenvolvimento de uma educação socioeconômica
  • O movimento social da Economia Solidária, dos Bancos Comunitários e a da Agroecologia.

Síncronas: 10 horas

10/11 das 19h às 21h – Unidade 1

17/11 das 19h às 21h – Unidade 2

24/11 das 19h às 21h – Unidade 3

01/12 das 19h às 21h – Unidade 4

15/12 das 19h às 21h – Unidade 5

Assíncronas: 20 horas (leituras e 4 atividades de fórum com acompanhamento do professor)

Certificação

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de participação emitido pela PUC Minas.

Acesso ao curso

O curso será liberado a partir do dia 03/11. O aluno terá acesso ao conteúdo durante 1 (um) ano, a  contar a partir do seu primeiro acesso.

Corpo docente

Mini currículo

Eduardo Brasileiro, mestrando em Sociologia PPGCS na PUC Minas, é bacharel em Sociologia e Política pela fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui pós-graduação em Práticas de Autogestão em Economia Solidária pela UAES-UNIFESP. Educador Social na Zona Leste de São Paulo, onde atuou com formação de jovens e adultos (CEDESP – BOMPAR) e contribui na formação das Comunidades Eclesiais de Bases da Igreja Católica. Participou do Curso 'Educadores para a Cultura do Encontro' promovido pela Fundação Scholas Ocurrentes em Roma, em 2018. Integra a Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e a Coordenação Executiva da 6ª Semana Social Brasileira (6SSB) a CNBB.

Coordenador(es):

• Eduardo Brasileiro