Encerramento das inscrições em
::

Administração Pública

Inicio das aulas
Pós Graduação EAD - Oferta 2023
Saber mais sobre o curso
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: DireitoDireito
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Administração Pública

Ofertado por uma das mais respeitadas universidades do Brasil, o curso de Especialização em Administração Pública tem uma abordagem atualizada, atendendo a demanda por profissionais com uma visão holística das ações administrativas e políticas governamentais. Instrumentaliza gestores públicos capazes de contribuir para alcance de objetivos de órgãos públicos da administração direta e indireta vinculados aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organizações internacionais.

Um curso formatado para pessoas com qualquer formação superior, que se interessam pelo aprimoramento na carreira de Especialista em Administração Pública.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização em Administração Pública, o foco está no desenvolvimento de competências relacionadas ao diagnóstico, planejamento e execução e análise de atividades administrativas em organizações públicas e do terceiro setor. Destacam-se:

a) Saber utilizar ferramentas atualizadas para o desempenho de atribuições profissionais como administrador;

b) Desenvolver uma visão global e abrangente das organizações, públicas e privadas, com consciência das implicações sociais e ambientais das decisões econômicas, políticas e culturais dos profissionais do mundo contemporâneo;

c) Saber elaborar propostas e soluções inovadoras para tomada de decisões estratégicas em organizações diversas, na própria sociedade e no meio ambiente.

d) Empregar métodos variados de análise quantitativa e qualitativa aplicados aos problemas da gestão, atuando com responsabilidade como agente de mudança nas organizações e na sociedade em geral;

e) Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de apreender as questões políticas e administrativas, estar aberto às mudanças e ter consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.

Áreas de atuação do egresso:

Órgãos públicos da Administração Direta e Indireta vinculados aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), organizações não governamentais, fundações privadas e empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, empresas privadas que interagem com o poder público e organizações internacionais.

A QUEM SE DESTINA

O público-alvo do curso é composto por pessoas com qualquer formação superior, que se interessam pelo aprimoramento na carreira de Especialista em Administração Pública.

CONTEÚDO DO CURSO

  1. GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

  2. CIDADANIA, GESTÃO URBANA E MUNICIPAL

  3. GESTÃO MACROECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  4. ORÇAMENTO E CONTABILIDADE PÚBLICA

  5. GESTÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO

  6. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE TECNOLOGIA

  7. ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO E FINANÇAS PÚBLICAS

  8. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

  9. COMPLIANCE E ÉTICA

  10.  PLANEJAMENTO E CONTROLE ESTRATÉGICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  11.  DIREITO ADMINISTRATIVO

  12.  MÉTODOS QUANTITATIVOS

  13.  MARKETING, EMPREENDEDORISMO PÚBLICO E INOVAÇÃO

  14.  ANALYTICS & BUSINESS INTELLIGENCE

  15.  DIREITO CONSTITUCIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

  16.  HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas aqui.

CORPO DOCENTE

  • Carolina Costa Resende - Doutor

  • Adriano de Souza Ventura - Mestre

  • Lucas José Villas Boas Givisiez - Mestre

  • Lucy Fátima de Assis Freitas - Mestre

  • Leonardo Ayres Cordeiro- Mestre

  • Leandro Moreira Garcia - Mestre

  • Leonardo Rischele Felisbino - Especialista

  • Luciana Fagundes da Silveira - Mestre

  • Cristiane Trani - Mestre

  • José Guilherme Chaves - Doutor

  • Rommel Vieira de Carneiro - Mestre

  • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)
  • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Leonardo Ayres Cordeiro - Mestre
  • Cristiane Trani - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Direito
  • Gestão
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

    Os profissionais registrados e em situação regular junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais têm 15% de desconto (Parceiros na Educação) na mensalidade durante todo o curso. Clique aqui e saiba mais informações.

     


     

    Início das aulas

    - Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.

    * Confirmação dos cursos até 03/03/2023.

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central