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    Alfabetização e Letramento

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Duração Curso: Até 18 mesesAté 18 meses
    Área de Atuação*: Educação

    Alfabetização e Letramento

     

    Explore o mundo da alfabetização e letramento através do nosso abrangente Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da PUC Minas Virtual. Desenvolvido para profissionais apaixonados pela educação, este curso oferece uma jornada de aprimoramento educacional, capacitando os participantes a se tornarem especialistas em estratégias inovadoras de ensino da leitura e escrita.

    Com uma abordagem interdisciplinar e sensível à diversidade, o curso abrange desde as teorias fundamentais até as práticas pedagógicas inovadoras, preparando você para enfrentar os desafios contemporâneos do ensino. Nossos excelentes professores, materiais de ensino de alta qualidade garantem uma aprendizagem significativa e aplicável, seja você um professor em busca de métodos atualizados, um coordenador pedagógico em busca de liderança eficaz ou um formador de professores que deseja impactar positivamente a educação.

    Com ênfase na inclusão, tecnologia e reflexão pedagógica, nosso curso proporciona as ferramentas necessárias para transformar a prática de ensino e a promoção da alfabetização em sua comunidade educacional. Prepare-se para moldar o futuro da educação enquanto aprimora suas habilidades, inscrevendo-se agora no Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento da PUC Minas Virtual.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    Competências a serem desenvolvidas: 

    • Conhecer Teorias e Conceitos Relevantes para a área: Equilíbrio na aplicação de teorias e conceitos pertinentes à educação e letramento, integrando-os de maneira prática no planejamento e execução dos processos de ensino, alicerçando-se numa abordagem pedagógica sólida, intencional e lúdica.

    • Implementar Práticas Pedagógicas Inovadoras e Adaptativas: Desenvolvimento e aplicação de estratégias pedagógicas inovadoras capazes de engajar os alunos, com a habilidade de ajustá-las conforme as particularidades individuais e coletivas, resultando em um processo de aprendizado adaptativo e pleno de significação.

    • Promover a Leitura e Escrita de Forma Eficaz: Proposição de atividades que criem o hábito da oralidade e escrita no dia a dia, estimulem a compreensão e produção de textos, elegendo métodos que efetivamente aprimorem as habilidades linguísticas básicas, quais sejam,  Ler; Escutar;  Escrever; Falar, contribuindo para uma comunicação mais competente.

    • Trabalhar com Diversidade Cultural e Linguística: Habilidade em adaptar materiais didáticos, estratégias de ensino e interações em sala de aula para atender às diversas origens culturais e linguísticas dos alunos, estabelecendo um ambiente inclusivo e propício à aprendizagem.

    • Planejar e Implementar Estratégias de Ensino Eficazes: Elaboração de planos de aula abrangentes que incorporem uma variedade de abordagens pedagógicas eficazes, com a competência de implementar essas estratégias para promover um aprendizado significativo e a progressão dos alunos.

    Áreas de atuação do egresso: 

    • Os egressos do Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento estarão preparados para atuar em diversas áreas dentro do campo da educação e letramento. Algumas das áreas de atuação incluem:

    • Docência em Ensino Fundamental I e II: Os egressos podem atuar como professores alfabetizadores e de língua portuguesa em escolas de ensino fundamental, aplicando abordagens inovadoras e sensíveis à diversidade para promover a alfabetização e letramento.

    • Coordenação Pedagógica: Os egressos podem assumir posições de coordenação pedagógica, auxiliando outros educadores na implementação de práticas eficazes de alfabetização e letramento, além de desenvolver programas de formação continuada.

    • Educação Inclusiva: Os egressos podem se especializar em educação inclusiva, trabalhando com alunos com necessidades especiais, desenvolvendo abordagens personalizadas para a alfabetização e letramento.

    • Formação de Professores: Podem atuar como formadores de professores, capacitando outros educadores com as mais recentes estratégias de ensino da leitura e escrita.

    • Assessoria Pedagógica: Egressos podem oferecer consultoria e assessoria a escolas e instituições educacionais para melhorar seus programas de alfabetização e letramento.

    • Editoras Educacionais: Eles podem contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos e recursos de ensino voltados para a alfabetização e letramento.

    • Projetos de Intervenção e Desenvolvimento Educacional: Os egressos podem liderar projetos educacionais que visam melhorar a alfabetização e letramento em comunidades, escolas ou sistemas educacionais.

    • Desenvolvimento de Políticas Educacionais: Podem atuar em órgãos governamentais ou organizações não governamentais envolvidas no desenvolvimento e implementação de políticas de alfabetização e letramento.

    • Pesquisa Educacional: Eles podem se envolver em pesquisas acadêmicas relacionadas à alfabetização e letramento, contribuindo para a compreensão e avanço desses campos.

    • Atividades de Extensão e Comunidade: Egressos podem se engajar em atividades de extensão e trabalho comunitário, oferecendo programas de alfabetização e letramento para diferentes grupos, como adultos, idosos ou grupos marginalizados.

    • Tecnologias Educacionais: Com sua formação em letramento digital, os egressos podem explorar oportunidades em ambientes educacionais que buscam integrar tecnologias digitais no ensino da leitura e escrita.

    • Atividades Culturais e de Promoção da Leitura: Eles podem se envolver em iniciativas culturais, como bibliotecas, clubes de leitura ou projetos de promoção da leitura, contribuindo para a difusão da literatura e do letramento.

    PÚBLICO-ALVO

    O Curso de Especialização em Alfabetização e Letramento é direcionado a profissionais da área de Educação, como professores do Ensino Fundamental I e II, coordenadores pedagógicos, especialistas em educação inclusiva, formadores de professores e outros envolvidos na promoção da leitura e escrita competentes. Também é destinado a gestores educacionais, profissionais de editoras educacionais, pesquisadores, especialistas em tecnologia educacional e aqueles que desejam trabalhar em projetos sociais de alfabetização e letramento. O curso oferece uma oportunidade de aprimoramento profissional para atender às diversas demandas da educação contemporânea, preparando os participantes para enfrentar desafios complexos relacionados ao ensino e desenvolvimento da alfabetização.

    PROGRAMA DO CURSO

    • A ESCRITA E O LETRAMENTO COMO PRÁTICAS SOCIAIS 

    • ALFABETIZAR E LETRAR EM CENÁRIOS MULTICULTURAIS 

    • ARRANJOS ESPACIAIS: COMO CRIAR AMBIENTES MAIS ESTIMULANTES PARA O APRENDER.

    • CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAIS 

    • CONHECIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DA ESCRITA 

    • DIÁRIOS DE AULA E AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DOCENTE 

    • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO 

    • FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 

    • IMPLICAÇÕES DA ORALIDADE NA DINÂMICA DE ALFABETIZAR E LETRAR 

    • LETRAMENTO DIGITAL: IMPACTOS, DESTREZAS, MULTIMODALIDADES, NOMENCLATURA.

    • LETRAMENTO: DO ANALÓGICO AO DIGITAL, SUPORTES DE ESCRITA E LEITURA.

    • METODOLOGIAS ATIVAS E COLABORATIVAS 

    • O QUE O PROFESSOR ALFABETIZADOR PRECISA SABER 

    • SEMINÁRIO INTEGRADOR

    • TECNOLOGIAS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    • HUMANIDADES *

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

    Confira as ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Adriana Rivoire Menelli de Oliveira (Doutora)

    • Ana Paula Campos Cavalcanti Soares (Doutora)

    • Carla Simone Bittencourt Netto de Souza (Doutora)

    • Eliane Maria Freitas Monken  (Mestre)

    • Eva Regina Carrazoni Chagas (Doutora)

    • Gleides Ander Nonato (Mestre)

    • Judith Vilas Boas Santiago (Mestre)

    • Karol Oliveira Amorim (Doutora)

    • Mírian Lúcia Brandão Mendes (Doutora)

    • Raquel Mendes Pinto Chequer (Mestre)

    • Vanessa Manfredini

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.

     

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

     

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

     

    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

     

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

     

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
     
    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Maria Inês Côrte Vitoria -

    Área do Conhecimento

    Educação
     

    Período de Realização

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

     

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

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