Profissionais que buscam transição de carreira ou que buscam agregar os conhecimentos da informática na transformação dos seus processos de negócio, encontram nesse curso um percurso robusto de mudança e evolução para suas carreiras. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma jornada de aprendizado com foco em profissionais de diversas áreas para dominar técnicas essenciais para iniciar na criação de produtos digitais. O conteúdo engloba desde os fundamentos da computação, até metodologias contemporâneas de engenharia de software e as mais recentes tecnologias Web para Front End e Back End. O propósito é formar especialistas que atuem de forma inovadora no desenvolvimento de softwares e aplicativos, sempre focando na experiência do usuário (UX), em contextos colaborativos que buscam agilidade nos negócios (Business Agility). São utilizadas plataformas consagradas de desenvolvimento, bem como as plataformas low-code e no-code que trazem novas perspectivas, permitindo que profissionais de diferentes áreas criem soluções digitais sem a necessidade de uma extensa formação em programação.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O curso visa capacitar profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos de mercado, na construção de sistemas de informação de toda natureza.
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Identificar e documentar os requisitos de software com usuários, Gerentes de Produtos e UX Designers;
Atuar em ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software que permitam a edição colaborativa e controlada de código, os testes de soluções e a posterior implantação buscando as melhores práticas da cultura DevOps;
Desenvolver aplicações voltadas para negócios de diversas naturezas;
Atuar como gestor de projetos de software, bem como participar de equipes multidisciplinares, utilizando os métodos ágeis e alinhado com a cultura DevOps;
Planejar e implementar as melhores práticas de SEO/SEM e otimização de sites Web, fornecendo alto desempenho das soluções junto aos mecanismos de busca.
O especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar nas mais diversas áreas que demandam o desenvolvimento de aplicações e em diversos papéis como: Desenvolvedor Web, Product Owner, Analista de Sistemas, Gerente de Projetos de Software, Designer de interação, entre outros.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em áreas diversas (Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras) que buscam conhecer as melhores técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de soluções de softwares e aplicativos para dispositivos móveis e que não tenham experiência com a lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados.
PROGRAMA DO CURSO
O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
Computação e Plataformas Tecnológicas
Engenharia de Software
Gestão e Transformações Digitais
Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir.
PILAR: COMPUTAÇÃO E PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS
Algoritmos e Estruturas de Dados
Representação e armazenamento de dados
Lógica de programação
Modularização de software
Programação Orientada a Objetos (POO)
Ambientes de Desenvolvimento
Ambiente Terminal e shell scripts
Controle de Versão com git e GitHub
Versionamento Semântico
Plataforma Web e Linguagens HTML, CSS e JavaScript
Arquitetura de aplicações Web
Linguagem HTML e APIs HTML 5
Linguagem CSS
Frameworks de Front End (Bootstrap) e Web Design Responsivo
Linguagem JavaScript, Document Object Model (DOM) e JavaScript Object Notation (JSON)
Recursos das novas versões do ECMAScript
Bancos de Dados e SQL
Fundamentos de bancos de dados
Modelagem Relacional e Diagrama Entidade-Relacionamento (ER)
Linguagem SQL
Plataformas de Back End
A Web e o protocolo HTTP
Plataforma Node.JS: NPM, arquitetura JavaScript (Event Loop, Callback queue), programação assíncrona, framework Express, acesso a bancos de dados
Segurança em aplicações Web: Abordagens via HTTP, Open Authorization (OAuth), JSON Web Token (JWT)
Gerenciadores de Pacotes e Bundlers: NPM, Webpack, Vite
Documentação de APIs: OpenAPI Specification, Swagger, WSDL, GraphQL Schema Description Language (SDL)
PILAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Design da Experiência do Usuário (UX)
User Experience (UX)
Design Thinking
Usabilidade e Acessibilidade
Desenho de Interface, Interação e Navegação
Técnicas de prototipação
Requisitos Ágeis e Projeto de Aplicações
Engenharia de Requisitos
Processo Ágil
Modelagem de Software
Análise e Desenho de Processos
Fundamentos da gestão orientada a processos
Mapeamento, modelagem e análise de processos
Responsabilidades e papéis
Tecnologias para gestão e automatização de processos
Qualidade de Software e Testes
Pirâmide de testes
Test Driven Development (TDD)
Behavior Driven Development (BDD)
Cultura e Práticas DevOps
Integração e Entrega Contínua (CI/CD)
Infraestrutura como Código (IaC)
Ferramentas integradas: Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift
PILAR: GESTÃO E TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
Gerenciamento ágil de projetos de software
Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil
Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)
Frameworks ágeis: Scrum e Kanban
Automação de processos e RPA
Fundamentos, escopo e técnicas de automação de processos
Robotic Process Automation (RPA): User interface (UI), manipulação de variáveis, controles de fluxo, manipulação de arquivos, integrações, Process Definition Document (PDD) e Solution Design Document (SDD)
Plataformas para desenvolvimento Low-Code, No-Code e automação de processo e RPA
Estratégias para Marketing Digital
Marketing de Busca e métricas para resultados digitais
Search Engine Optimization (SEO)
Ferramental de Web Analytics
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS
ANÁLISE E DESENHO DE PROCESSOS
APIS E WEB SERVICES
AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E RPA
BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL
CULTURA E PRÁTICAS DEVOPS
DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL
GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
PADRÕES WEB - HTML, CSS
PADRÕES WEB - JAVASCRIPT
PLATAFORMAS BACK END - NODE.JS
PLATAFORMAS FRONT END - REACT
QUALIDADE DE SOFTWARE E TESTES
REQUISITOS ÁGEIS E ARQUITETURA DE SOFTWARE
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
RG ou CNH (frente e verso)
Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços (clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
??O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breve
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
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