Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Profissionais que buscam transição de carreira ou que buscam agregar os conhecimentos da informática na transformação dos seus processos de negócio, encontram nesse curso um percurso robusto de mudança e evolução para suas carreiras. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma jornada de aprendizado com foco em profissionais de diversas áreas para dominar técnicas essenciais para iniciar na criação de produtos digitais. O conteúdo engloba desde os fundamentos da computação, até metodologias contemporâneas de engenharia de software e as mais recentes tecnologias Web para Front End e Back End. O propósito é formar especialistas que atuem de forma inovadora no desenvolvimento de softwares e aplicativos, sempre focando na experiência do usuário (UX), em contextos colaborativos que buscam agilidade nos negócios (Business Agility). São utilizadas plataformas consagradas de desenvolvimento, bem como as plataformas low-code e no-code que trazem novas perspectivas, permitindo que profissionais de diferentes áreas criem soluções digitais sem a necessidade de uma extensa formação em programação. 

OBJETIVOS

O curso visa capacitar profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos de mercado, na construção de sistemas de informação de toda natureza.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • Identificar e documentar os requisitos de software com usuários, Gerentes de Produtos e UX Designers;

  • Atuar em ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software que permitam a edição colaborativa e controlada de código, os testes de soluções e a posterior implantação buscando as melhores práticas da cultura DevOps;

  • Desenvolver aplicações voltadas para negócios de diversas naturezas;

  • Atuar como gestor de projetos de software, bem como participar de equipes multidisciplinares, utilizando os métodos ágeis e alinhado com a cultura DevOps;

  • Planejar e implementar as melhores práticas de SEO/SEM e otimização de sites Web, fornecendo alto desempenho das soluções junto aos mecanismos de busca.

O especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar nas mais diversas áreas que demandam o desenvolvimento de aplicações e em diversos papéis como: Desenvolvedor Web, Product Owner, Analista de Sistemas, Gerente de Projetos de Software, Designer de interação, entre outros.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em áreas diversas (Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras) que buscam conhecer as melhores técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de soluções de softwares e aplicativos para dispositivos móveis e que não tenham experiência com a lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados.

CONTEÚDO DO CURSO

O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
  • Computação e Plataformas Tecnológicas 

  • Engenharia de Software 

  • Gestão e Transformações Digitais

Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir. 
PILAR: COMPUTAÇÃO E PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS
  • Algoritmos e Estruturas de Dados

Representação e armazenamento de dados

Lógica de programação

Modularização de software

Programação Orientada a Objetos (POO)

  • Ambientes de Desenvolvimento

Ambiente Terminal e shell scripts

Controle de Versão com git e GitHub

Versionamento Semântico

  • Plataforma Web e Linguagens HTML, CSS e JavaScript 

Arquitetura de aplicações Web 

Linguagem HTML e APIs HTML 5

Linguagem CSS

Frameworks de Front End (Bootstrap) e Web Design Responsivo

Linguagem JavaScript, Document Object Model (DOM) e JavaScript Object Notation (JSON)

Recursos das novas versões do ECMAScript

  • Bancos de Dados e SQL

Fundamentos de bancos de dados

Modelagem Relacional e Diagrama Entidade-Relacionamento (ER)

Linguagem SQL

  • Plataformas de Back End

A Web e o protocolo HTTP

Plataforma Node.JS: NPM, arquitetura JavaScript (Event Loop, Callback queue), programação assíncrona, framework Express, acesso a bancos de dados

Segurança em aplicações Web: Abordagens via HTTP, Open Authorization (OAuth), JSON Web Token (JWT)

Gerenciadores de Pacotes e Bundlers: NPM, Webpack, Vite

  • Frameworks de Front End Web e Mobile

Biblioteca React: JSX e Virtual DOM

Server Side Rendering (SSR) com Next.js

Aplicações Híbridas com Reac Native

  • APIs e Web Services

Abordagens arquiteturais: RESTful, GraphQL, gRPC, WebSockets, WebHooks

API Lifecycle Management

Documentação de APIs: OpenAPI Specification, Swagger, WSDL, GraphQL Schema Description Language (SDL)

PILAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE
  • Design da Experiência do Usuário (UX)

User Experience (UX)

Design Thinking

Usabilidade e Acessibilidade

Desenho de Interface, Interação e Navegação

Técnicas de prototipação 

  • Requisitos Ágeis e Projeto de Aplicações

Engenharia de Requisitos

Processo Ágil

Modelagem de Software

  • Análise e Desenho de Processos

Fundamentos da gestão orientada a processos

Mapeamento, modelagem e análise de processos

Responsabilidades e papéis

Tecnologias para gestão e automatização de processos

  • Qualidade de Software e Testes

Pirâmide de testes 

Test Driven Development (TDD)

Behavior Driven Development (BDD)

  • Cultura e Práticas DevOps

Integração e Entrega Contínua (CI/CD)

Infraestrutura como Código (IaC)

Ferramentas integradas: Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift

PILAR: GESTÃO E TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
  • Gerenciamento ágil de projetos de software

Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

  • Automação de processos e RPA

Fundamentos, escopo e técnicas de automação de processos

Robotic Process Automation (RPA): User interface (UI), manipulação de variáveis, controles de fluxo, manipulação de arquivos, integrações, Process Definition Document (PDD) e Solution Design Document (SDD) 

Plataformas para desenvolvimento Low-Code, No-Code e automação de processo e RPA 

  • Estratégias para Marketing Digital

Marketing de Busca e métricas para resultados digitais

Search Engine Optimization (SEO)

Ferramental de Web Analytics

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

PADRÕES WEB - HTML, CSS

DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

PADRÕES WEB - JAVASCRIPT

BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL

PLATAFORMAS BACK END - NODE.JS

APIS E WEB SERVICES

PLATAFORMAS FRONT END - REACT

CULTURA E PRÁTICAS DEVOPS

REQUISITOS ÁGEIS E ARQUITETURA DE SOFTWARE

ANÁLISE E DESENHO DE PROCESSOS

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E RPA

QUALIDADE DE SOFTWARE E TESTES

GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • André Araújo dos Santos Carneiro - Especialista

  • Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista

  • Janice Rocha Carvalho Carneiro - Especialista

  • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

  • Luiz Alberto Ferreira Gomes - Doutor

  • Marco Aurélio de Souza Mendes - Mestre

  • Marcos André Silveira Kutova - Doutor

  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

  • Samuel Martins da Silva - Especialista

  • Tales Augusto de Vieira Santos - Especialista

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024. As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024.

    Liberação das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central