Página inicial/Especialização/Aulas Gravadas/Videoaulas

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Duração Curso: Até 18 mesesAté 18 meses
    Área de Atuação*: Tecnologias Digitais

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas

     

    Profissionais que buscam transição de carreira ou que buscam agregar os conhecimentos da informática na transformação dos seus processos de negócio, encontram nesse curso um percurso robusto de mudança e evolução para suas carreiras. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma jornada de aprendizado com foco em profissionais de diversas áreas para dominar técnicas essenciais para iniciar na criação de produtos digitais. O conteúdo engloba desde os fundamentos da computação, até metodologias contemporâneas de engenharia de software e as mais recentes tecnologias Web para Front End e Back End. O propósito é formar especialistas que atuem de forma inovadora no desenvolvimento de softwares e aplicativos, sempre focando na experiência do usuário (UX), em contextos colaborativos que buscam agilidade nos negócios (Business Agility). São utilizadas plataformas consagradas de desenvolvimento, bem como as plataformas low-code e no-code que trazem novas perspectivas, permitindo que profissionais de diferentes áreas criem soluções digitais sem a necessidade de uma extensa formação em programação. 

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    O curso visa capacitar profissionais para atuarem nos mais diversos segmentos de mercado, na construção de sistemas de informação de toda natureza.

    Ao final do curso, o aluno será capaz de:

    • Identificar e documentar os requisitos de software com usuários, Gerentes de Produtos e UX Designers;

    • Atuar em ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software que permitam a edição colaborativa e controlada de código, os testes de soluções e a posterior implantação buscando as melhores práticas da cultura DevOps;

    • Desenvolver aplicações voltadas para negócios de diversas naturezas;

    • Atuar como gestor de projetos de software, bem como participar de equipes multidisciplinares, utilizando os métodos ágeis e alinhado com a cultura DevOps;

    • Planejar e implementar as melhores práticas de SEO/SEM e otimização de sites Web, fornecendo alto desempenho das soluções junto aos mecanismos de busca.

    O especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar nas mais diversas áreas que demandam o desenvolvimento de aplicações e em diversos papéis como: Desenvolvedor Web, Product Owner, Analista de Sistemas, Gerente de Projetos de Software, Designer de interação, entre outros.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    O especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar nas mais diversas áreas que demandam o desenvolvimento de aplicações e em diversos papéis como: Desenvolvedor Web, Product Owner, Analista de Sistemas, Gerente de Projetos de Software, Designer de interação, entre outros.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em áreas diversas (Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras) que buscam conhecer as melhores técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de soluções de softwares e aplicativos para dispositivos móveis e que não tenham experiência com a lógica de programação, algoritmos e estruturas de dados.

    PROGRAMA DO CURSO

    O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
    • Computação e Plataformas Tecnológicas 

    • Engenharia de Software 

    • Gestão e Transformações Digitais

    Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir. 
     
    PILAR: COMPUTAÇÃO E PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS
    • Algoritmos e Estruturas de Dados

    Representação e armazenamento de dados

    Lógica de programação

    Modularização de software

    Programação Orientada a Objetos (POO)

    • Ambientes de Desenvolvimento

    Ambiente Terminal e shell scripts

    Controle de Versão com git e GitHub

    Versionamento Semântico

    • Plataforma Web e Linguagens HTML, CSS e JavaScript 

    Arquitetura de aplicações Web 

    Linguagem HTML e APIs HTML 5

    Linguagem CSS

    Frameworks de Front End (Bootstrap) e Web Design Responsivo

    Linguagem JavaScript, Document Object Model (DOM) e JavaScript Object Notation (JSON)

    Recursos das novas versões do ECMAScript

    • Bancos de Dados e SQL

    Fundamentos de bancos de dados

    Modelagem Relacional e Diagrama Entidade-Relacionamento (ER)

    Linguagem SQL

    • Plataformas de Back End

    A Web e o protocolo HTTP

    Plataforma Node.JS: NPM, arquitetura JavaScript (Event Loop, Callback queue), programação assíncrona, framework Express, acesso a bancos de dados

    Segurança em aplicações Web: Abordagens via HTTP, Open Authorization (OAuth), JSON Web Token (JWT)

    Gerenciadores de Pacotes e Bundlers: NPM, Webpack, Vite

    • Frameworks de Front End Web e Mobile

    Biblioteca React: JSX e Virtual DOM

    Server Side Rendering (SSR) com Next.js

    Aplicações Híbridas com Reac Native

    • APIs e Web Services

    Abordagens arquiteturais: RESTful, GraphQL, gRPC, WebSockets, WebHooks

    API Lifecycle Management

    Documentação de APIs: OpenAPI Specification, Swagger, WSDL, GraphQL Schema Description Language (SDL)

    PILAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE
    • Design da Experiência do Usuário (UX)

    User Experience (UX)

    Design Thinking

    Usabilidade e Acessibilidade

    Desenho de Interface, Interação e Navegação

    Técnicas de prototipação 

    • Requisitos Ágeis e Projeto de Aplicações

    Engenharia de Requisitos

    Processo Ágil

    Modelagem de Software

    • Análise e Desenho de Processos

    Fundamentos da gestão orientada a processos

    Mapeamento, modelagem e análise de processos

    Responsabilidades e papéis

    Tecnologias para gestão e automatização de processos

    • Qualidade de Software e Testes

    Pirâmide de testes 

    Test Driven Development (TDD)

    Behavior Driven Development (BDD)

    • Cultura e Práticas DevOps

    Integração e Entrega Contínua (CI/CD)

    Infraestrutura como Código (IaC)

    Ferramentas integradas: Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift

    PILAR: GESTÃO E TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
    • Gerenciamento ágil de projetos de software

    Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

    Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

    Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

    • Automação de processos e RPA

    Fundamentos, escopo e técnicas de automação de processos

    Robotic Process Automation (RPA): User interface (UI), manipulação de variáveis, controles de fluxo, manipulação de arquivos, integrações, Process Definition Document (PDD) e Solution Design Document (SDD) 

    Plataformas para desenvolvimento Low-Code, No-Code e automação de processo e RPA 

    • Estratégias para Marketing Digital

    Marketing de Busca e métricas para resultados digitais

    Search Engine Optimization (SEO)

    Ferramental de Web Analytics

     
    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
     
    • ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS

    • ANÁLISE E DESENHO DE PROCESSOS

    • APIS E WEB SERVICES

    • AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E RPA

    • BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E LINGUAGEM SQL

    • CULTURA E PRÁTICAS DEVOPS

    • DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

    • ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL

    • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

    • PADRÕES WEB - HTML, CSS

    • PADRÕES WEB - JAVASCRIPT

    • PLATAFORMAS BACK END - NODE.JS

    • PLATAFORMAS FRONT END - REACT

    • QUALIDADE DE SOFTWARE E TESTES

    • REQUISITOS ÁGEIS E ARQUITETURA DE SOFTWARE

    • HUMANIDADES *

     

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

    Confira as ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • André Araújo dos Santos Carneiro - Especialista

    • Cesar Augusto Antonio Lima Camargo - Especialista

    • Fernando Hadad Zaidan - Mestre

    • Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista

    • Janice Rocha Carvalho Carneiro - Especialista

    • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

    • Luiz Alberto Ferreira Gomes - Doutor

    • Marco Aurélio de Souza Mendes - Mestre

    • Marcos André Silveira Kutova - Doutor

    • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

    • Samuel Martins da Silva - Especialista

    • Tales Augusto de Vieira Santos - Especialista

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.

     

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

     

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

     

    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

     

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

     

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
     
    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
    • Janice Rocha Carvalho Carneiro -

    Área do Conhecimento

    Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    ??O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

     

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central