Com a explosão no
volume de dados e informação, decorrente da evolução das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs), é perceptível o crescimento do mercado de Analytics
e Business Intelligence no Brasil e no mundo. Isso tem gerado uma forte
demanda por profissionais de TI capazes de entender as estratégias e as
necessidades dos mais diversos tipos de negócio e com condições para gerenciar,
projetar e desenvolver soluções de suporte ao processo de tomada de decisões
nas organizações. O curso de Especialização em Analytics e Business
Intelligence foi concebido com o objetivo de preencher uma lacuna na
formação dos profissionais que atuam na área de bancos de dados ou em projetos
de soluções analíticas. O curso se mantém em constante atualização e busca ampliar
a visão desses profissionais sobre os processos de gestão e o desdobramento em
termos de estratégias, bem como, ensinar a aplicação do conjunto de métodos,
técnicas e ferramentas relacionadas com o mundo da ciência de dados.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
Os alunos serão preparados para atuar em três grandes pilares: Gestão de negócios, Análise de dados e Tecnologia da Informação. Dentre as competências desenvolvidas, podemos destacar:
compreensão dos principais modelos de gestão e dos aspectos relacionados à implementação e monitoramento de estratégias corporativas;
compreensão da definição e da dinâmica de geração e acompanhamento de indicadores gerais e Key Performance Indicators (KPIs) nos processos de negócios;
concepção, planejamento e desenvolvimento de projetos voltados a construção de sistemas de suporte ao processo de tomada de decisão;
planejamento, condução e compilação de entrevistas de levantamento de necessidades do cliente quanto a problemas na gestão corporativa;
aplicação de métodos e técnicas para a modelagem, implementação e gestão de bancos de dados e ambientes de Data Warehouse.
aplicação de métodos e técnicas para a extração e processamento de informação das mais variadas fontes utilizadas pelas organizações.
aplicação de técnicas específicas de gerenciamento de projetos de BI, baseados nas melhores práticas do Project Management Institute (PMI);
avaliação, seleção e uso de plataformas voltadas para a área de Business Intelligence e Analytics.
elaboração de instrumentos de Business Intelligence e Analytics voltados para a análise de dados, tais como relatórios e dashboards;
aplicação de modelos analíticos avançados para o processamento de dados e identificação de padrões relevantes para a gestão de negócios.
Áreas de atuação do egresso:
O profissional formado pelo curso poderá atuar em diversas áreas, tais como:
Consultoria em Tecnologia de Informação
Gerenciamento de projetos de BI
Business Intelligence
Business Analytics
Ciência de Dados
Bancos de Dados
Sistemas de Informação
Análise e Processamento de Dados
A QUEM SE DESTINA
O curso tem como público alvo, os profissionais com formação superior:
Na área de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas);
Que atuam no mercado como DBA - Database Administrator;
Que atuam no mercado de TI como consultores de sistemas e prestadores de serviços em projetos de BI e que queiram complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em Sistemas de Informação para melhorar o processo de tomada de decisão.
CONTEÚDO DO CURSO
NÚCLEO GESTÃO DE DADOS
A área de processamento e análise de dados é vasta e aplicável em diversos contextos. A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Gestão de Dados, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.
Conheça os outros cursos do Núcleo de Gestão de Dados:
13) RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA WEB E REDES SOCIAIS
14) MACHINE LEARNING
15) CULTURA E PRÁTICAS DATAOPS E MLOPS
16) HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.
DEGUSTAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Clique aqui para assistir aos vídeos demonstrativos de cada uma das disciplinas que serão cursadas.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Rommel Vieira Carneiro - Mestre
Área do Conhecimento:
Tecnologias Digitais
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.