Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Analytics e Business Intelligence

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Analytics e Business Intelligence

Com a explosão no volume de dados e informação, decorrente da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é perceptível o crescimento do mercado de Analytics e Business Intelligence no Brasil e no mundo. Isso tem gerado uma forte demanda por profissionais de TI capazes de entender as estratégias e as necessidades dos mais diversos tipos de negócio e com condições para gerenciar, projetar e desenvolver soluções de suporte ao processo de tomada de decisões nas organizações. O curso de Especialização em Analytics e Business Intelligence foi concebido com o objetivo de preencher uma lacuna na formação dos profissionais que atuam na área de bancos de dados ou em projetos de soluções analíticas. O curso se mantém em constante atualização e busca ampliar a visão desses profissionais sobre os processos de gestão e o desdobramento em termos de estratégias, bem como, ensinar a aplicação do conjunto de métodos, técnicas e ferramentas relacionadas com o mundo da ciência de dados.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui


OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Os alunos serão preparados para atuar em três grandes pilares: Gestão de negócios, Análise de dados e Tecnologia da Informação. Dentre as competências desenvolvidas, podemos destacar:

  • compreensão dos principais modelos de gestão e dos aspectos relacionados à implementação e monitoramento de estratégias corporativas;

  • compreensão da definição e da dinâmica de geração e acompanhamento de indicadores de desempenho; 

  • concepção, planejamento e desenvolvimento de projetos voltados a construção de sistemas de suporte ao processo de tomada de decisão;

  • planejamento, condução e compilação de entrevistas de levantamento de necessidades do cliente quanto a problemas na gestão corporativa;

  • aplicação de métodos e técnicas para a modelagem, implementação e gestão de bancos de dados e ambientes de Data Warehouse.

  • aplicação de métodos e técnicas para a extração e processamento de informação das mais variadas fontes utilizadas pelas organizações.

  • aplicação de técnicas específicas de gerenciamento de projetos de BI, baseados nas melhores práticas do Project Management Institute (PMI) e das metodologias ágeis;

  • avaliação, seleção e uso de plataformas voltadas para a área de Analytics e Business Intelligence.

  • elaboração de instrumentos de Analytics e Business Intelligence voltados para a análise de dados, tais como relatórios e dashboards;

  • aplicação de modelos analíticos avançados para o processamento de dados e identificação de padrões relevantes para a gestão de negócios;

  • projeto de estratégias para a implementação contínua de instrumentos de Analytics e Business Intelligence em ambientes de nuvem por meio de técnicas de DataOps e MLOps.

Áreas de atuação do egresso:

O profissional formado pelo curso poderá atuar em diversas áreas, tais como:

  • Consultoria em Tecnologia de Informação 

  • Gerenciamento de projetos de BI

  • Business Intelligence

  • Business Analytics

  • Ciência de Dados

  • Bancos de Dados

  • Sistemas de Informação

  • Análise e Processamento de Dados


A QUEM SE DESTINA

O curso tem como público-alvo, os profissionais com formação superior:
  • Na área de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas);

  • Que atuam no mercado como DBA - Database Administrator;

  • Que atuam no mercado de TI como consultores de sistemas e prestadores de serviços em projetos de BI e que queiram complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em Sistemas de Informação para melhorar o processo de tomada de decisão.

CONTEÚDO DO CURSO

O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:

  • GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS

  • BUSINESS INTELLIGENCE

  • BUSINESS ANALYTICS

Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir. 

PILAR: GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS

Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.

  • Performance Corporativa

Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)

Planejamento Estratégico

Sistema de Indicadores de Desempenho

Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)

  • Governança de Dados

Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)

Framework DMBoK

Modelos de Maturidade de Dados

  • Gerenciamento Ágil de Projetos

Abordagem PMI e Abordagem Ágil para gerenciamento de projetos

Manifesto Ágil, Scrum e Kanban

PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE

Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.

  • Bancos de Dados e Data Warehouse

Modelagem Dimensional

Data Warehouse vs Data Lakes

Integração e Fluxos de Dados: Processo ETL e ELT

  • Visualização de Dados

Tipos de dados e Técnicas de visualização

Painéis analíticos (Dashboards)

Data Storytelling

  • Data Discovery e Analytics

Ferramentas OLAP

Data Discovery

Self-Service Analytics

PILAR: BUSINESS ANALYTICS

Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados

  • Fundamentos para Data Analytics

Linguagem Python para Ciência de Dados

Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses

  • Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais

Ferramentas de análise, monitorização e benchmark

Algoritmos e soluções

Web crawling

  • Machine Learning

Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado

Técnicas e algoritmos de Machine Learning: regras de associação, classificação, clusterização

Combinação de modelos: Boosting e Ensemble

  • Cultura DataOps e MLOps

Infraestrutura como Código (IaC)

Pipelines de implantação de soluções de Machine Learning


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE CORPORATIVA

  • BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E NÃO RELACIONAIS

  • GESTÃO DE INDICADORES E RESULTADOS

  • MODELAGEM DIMENSIONAL

  • VISUALIZAÇÃO DE DADOS

  • INTEGRAÇÃO E FLUXOS DE DADOS

  • ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES

  • DATA DISCOVERY E ANALYTICS

  • PYTHON PARA CIÊNCIA DE DADOS

  • MACHINE LEARNING

  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

  • GOVERNANÇA DE DADOS

  • RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA WEB E EM REDES SOCIAIS

  • ADVANCED ANALYTICS

  • CULTURA E PRÁTICAS DATAOPS E MLOPS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

DEGUSTAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Clique aqui para assistir aos vídeos demonstrativos de cada uma das disciplinas que serão cursadas. 

CORPO DOCENTE

  • Cristiane Neri Nobre - Doutor

  • Cristiano Rodrigues de Carvalho - Mestre

  • Henrique Batista da Silva - Doutor

  • Hugo Bastos de Paula - Doutor

  • Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista

  • Julienne Borges Fujii - Mestre

  • Patrícia Gomes França - Especialista

  • Renan Santos Mendes - Doutor

  • Ricardo Brito Alves - Mestre

  • Rodrigo Richard Gomes - Doutor

  • Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista

  • Sheila Mara Oliveira Dias - Mestre


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024. As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Gideão Nery Faria -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: As confirmações dos cursos ocorrerão de maneira gradual até o dia 04/03/2024.

    Liberação das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central