Analytics e Business Intelligence
Com a explosão no volume de dados e informação, decorrente da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é perceptível o crescimento do mercado de Analytics e Business Intelligence no Brasil e no mundo. Isso tem gerado uma forte demanda por profissionais de TI capazes de entender as estratégias e as necessidades dos mais diversos tipos de negócio e com condições para gerenciar, projetar e desenvolver soluções de suporte ao processo de tomada de decisões nas organizações. O curso de Especialização em Analytics e Business Intelligence foi concebido com o objetivo de preencher uma lacuna na formação dos profissionais que atuam na área de bancos de dados ou em projetos de soluções analíticas. O curso se mantém em constante atualização e busca ampliar a visão desses profissionais sobre os processos de gestão e o desdobramento em termos de estratégias, bem como, ensinar a aplicação do conjunto de métodos, técnicas e ferramentas relacionadas com o mundo da ciência de dados.
Saiba mais sobre a Pós-Graduação da PUC Minas aqui.
Os alunos serão preparados para atuar em três grandes pilares: Gestão de negócios, Análise de dados e Tecnologia da Informação. Dentre as competências desenvolvidas, podemos destacar:
compreensão dos principais modelos de gestão e dos aspectos relacionados à implementação e monitoramento de estratégias corporativas;
compreensão da definição e da dinâmica de geração e acompanhamento de indicadores de desempenho;
concepção, planejamento e desenvolvimento de projetos voltados a construção de sistemas de suporte ao processo de tomada de decisão;
planejamento, condução e compilação de entrevistas de levantamento de necessidades do cliente quanto a problemas na gestão corporativa;
aplicação de métodos e técnicas para a modelagem, implementação e gestão de bancos de dados e ambientes de Data Warehouse.
aplicação de métodos e técnicas para a extração e processamento de informação das mais variadas fontes utilizadas pelas organizações.
aplicação de técnicas específicas de gerenciamento de projetos de BI, baseados nas melhores práticas do Project Management Institute (PMI) e das metodologias ágeis;
avaliação, seleção e uso de plataformas voltadas para a área de Analytics e Business Intelligence.
elaboração de instrumentos de Analytics e Business Intelligence voltados para a análise de dados, tais como relatórios e dashboards;
aplicação de modelos analíticos avançados para o processamento de dados e identificação de padrões relevantes para a gestão de negócios;
projeto de estratégias para a implementação contínua de instrumentos de Analytics e Business Intelligence em ambientes de nuvem por meio de técnicas de DataOps e MLOps.
Áreas de atuação do egresso:
O profissional formado pelo curso poderá atuar em diversas áreas, tais como:
Consultoria em Tecnologia de Informação
Gerenciamento de projetos de BI
Business Intelligence
Business Analytics
Ciência de Dados
Bancos de Dados
Sistemas de Informação
Análise e Processamento de Dados
Na área de Tecnologia da Informação (Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Sistemas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas);
Que atuam no mercado como DBA - Database Administrator;
Que atuam no mercado de TI como consultores de sistemas e prestadores de serviços em projetos de BI e que queiram complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em Sistemas de Informação para melhorar o processo de tomada de decisão.
O curso está estruturado a partir dos seguintes pilares:
GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS
BUSINESS INTELLIGENCE
BUSINESS ANALYTICS
Os tópicos abordados em cada um dos pilares do curso são detalhados a seguir.
PILAR: GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS
Modelos de gestão das organizações e sua conexão com a análise de dados.
- Performance Corporativa
Modelagem de Negócios com Business Model Canvas (BMC)
Planejamento Estratégico
Sistema de Indicadores de Desempenho
Abordagens de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR)
- Governança de Dados
Leis de Proteção de Dados: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e General Data Protection Regulation (GDPR)
Framework DMBoK
Modelos de Maturidade de Dados
- Gerenciamento Ágil de Projetos
Abordagem PMI e Abordagem Ágil para gerenciamento de projetos
Manifesto Ágil, Scrum e Kanban
PILAR: BUSINESS INTELLIGENCE
Técnicas e tecnologias para a geração de relatórios e painéis de controle a partir dos dados consolidados de diversos sistemas fonte.
- Bancos de Dados e Data Warehouse
Modelagem Dimensional
Data Warehouse vs Data Lakes
Integração e Fluxos de Dados: Processo ETL e ELT
- Visualização de Dados
Tipos de dados e Técnicas de visualização
Painéis analíticos (Dashboards)
Data Storytelling
- Data Discovery e Analytics
Ferramentas OLAP
Data Discovery
Self-Service Analytics
PILAR: BUSINESS ANALYTICS
Recursos avançados que proporcionam a visão de futuro a partir dos dados
- Fundamentos para Data Analytics
Linguagem Python para Ciência de Dados
Estatística Geral: Estatística Descritiva, Distribuições de Probabilidades, Inferência e testes de hipóteses
- Recuperação da Informação na Web e Redes Sociais
Ferramentas de análise, monitorização e benchmark
Algoritmos e soluções
Web crawling
- Machine Learning
Tipos de aprendizado: supervisionado vs não supervisionado
Técnicas e algoritmos de Machine Learning: regras de associação, classificação, clusterização
Combinação de modelos: Boosting e Ensemble
- Cultura DataOps e MLOps
Infraestrutura como Código (IaC)
Pipelines de implantação de soluções de Machine Learning
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ADVANCED ANALYTICS
BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E NÃO RELACIONAIS
CULTURA E PRÁTICAS DATAOPS E MLOPS
DATA DISCOVERY E ANALYTICS
ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES
GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
GESTÃO DE INDICADORES E RESULTADOS
GOVERNANÇA DE DADOS
INTEGRAÇÃO E FLUXOS DE DADOS
INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE CORPORATIVA
MACHINE LEARNING
MODELAGEM DIMENSIONAL
PYTHON PARA CIÊNCIA DE DADOS
RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA WEB E EM REDES SOCIAIS
VISUALIZAÇÃO DE DADOS
HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as ementas AQUI.
DEGUSTAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Clique aqui para assistir aos vídeos demonstrativos de cada uma das disciplinas que serão cursadas.
Cristiane Neri Nobre - Doutor
Cristiano Rodrigues de Carvalho - Mestre
Henrique Batista da Silva - Doutor
Hugo Bastos de Paula - Doutor
Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista
Julienne Borges Fujii - Mestre
Patrícia Gomes França - Especialista
Renan Santos Mendes - Doutor
Ricardo Brito Alves - Mestre
Rodrigo Richard Gomes - Doutor
Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista
Sheila Mara Oliveira Dias - Mestre
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Rommel Vieira Carneiro - Mestre
- Gideão Nery Faria -
Área do Conhecimento:
- Tecnologias Digitais
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br .
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central