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    Apac: Teoria, Método e Disposições Legais

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
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    Características:

    APAC: teoria, método e disposições legais

     

    A pós-graduação sobre o Método APAC oferece uma abordagem interdisciplinar e aprofundada desse sistema alternativo de execução penal. O curso explora seus fundamentos teóricos, éticos e jurídicos, além de sua aplicação prática em diferentes contextos. Busca desenvolver habilidades para a gestão e avaliação de unidades APAC, promovendo uma análise crítica sobre sua eficácia e desafios.

    O programa é voltado para profissionais do sistema judiciário, como operadores do direito, promotores e juízes, além de outros interessados, capacitando-os para uma atuação mais informada e eficaz na disseminação do Método. Também incentiva a pesquisa acadêmica na área, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o aperfeiçoamento das práticas relacionadas ao Método APAC e às alternativas ao sistema prisional convencional.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

     

    APACteoriametodoedisposicoeslegaisEAD.jpgÉ imperioso dizer que o curso de pós-graduação do Método APAC tem em seu arcabouço disciplinas que visam fornecer conhecimentos e habilidades para profissionais que queiram atuar no sistema de justiça criminal.

    Ao longo do curso serão desenvolvidos conhecimentos em diversas áreas como: fundamentos legais, a APAC como política pública e seu histórico; elementos fundamentais como valorização humana, trabalho, espiritualidade e assistência à saúde; gestão de crise em Direitos Humanos, violência, criminalidade e segurança; planejamento financeiro do terceiro setor, arte, cultura, educação e comunicação no processo de ressocialização.

    Ademais, serão desenvolvidas habilidades técnicas, práticas, pensamento sistémico, crítico e analítico, gestão de crises, organização, disciplina, autonomia e proatividade.

    Competências a serem desenvolvidas:

    Os alunos irão adquirir e aperfeiçoar competências essenciais para sua atuação nas áreas de justiça criminal e reintegração social. Essas competências são fundamentais tanto para atender às demandas do mercado de trabalho quanto para garantir uma atuação ética e eficaz no sistema de justiça e nas políticas públicas. A seguir, as principais competências que os alunos desenvolverão:

    Capacidade de advocacy e defesa de políticas públicas: Fomentar a APAC como política pública eficaz de cumprimento de pena, auxiliar no fortalecimento e na expansão da metodologia;

    Liderar equipes multidisciplinares para implementar novas APACs;

    Planejar ações que estimulem estratégias que promovam a reintegração de pessoas privadas de liberdade;

    Aplicar princípios éticos e de responsabilidade social no desenvolvimento de políticas públicas e programas de ressocialização, com foco na dignidade humana.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Os alunos que concluírem este curso poderão atuar em diferentes setores e contextos profissionais relacionados ao sistema prisional, reintegração social e humanização das penas privativas de liberdade.

    Com base nas competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso considerando as demandas características do mercado de trabalho, os alunos poderão atuar na administração de unidades que implementam o Método APAC, ser voluntário nas diversas unidades espalhadas pelo Brasil, prestar serviços psicológicos, jurídico e de assistência social; auxiliar na promoção de Direitos Humanos, fortalecer bases de educação, capacitação profissional, saúde e bem-estar na unidades; auxiliar no desenvolvimento de programas para pessoas presas e egressas do sistema prisional, contribuir para a baixa na taxa de reincidência, auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

    PÚBLICO-ALVO

    Juízes, promotores e demais servidores dos sistemas jurisdicionais, professores e bacharéis em qualquer área do conhecimento, líderes comunitários, políticos ou religiosos com formação universitária interessados em conhecer e difundir o Método APAC.

    PROGRAMA DO CURSO

    APAC: Como Política Pública

    APAC: Histórico e Método

    Arte, Cultura, Espiritualidade e Ressocialização

    As Instituições Totais, Raça, Gênero e Desigualdades Sociais nos Sistemas Prisionais

    Atenção à saúde no sistema Prisional

    Direitos Sociais dos Recuperandos

    Educação e Comunicação

    Ética e Complexidade Humana

    Ferramentas de Gestão e Planejamento Financeiro Aplicados ao Terceiro Setor

    Metodologia da Pesquisa Científica

    Teoria da Pena e Execução Penal

    Teoria de Grupos, Grupos Reflexivos e Dinâmicas de Grupo

    Trabalho Prisional e Direitos Fundamentais

    Valorização Humana no Método APAC

    Violência, Criminalidade, Segurança Pública e Gestão de Crise em Direitos Humanos

    Confira a ementa AQUI

    CORPO DOCENTE

    • Aline Nahass 

    • Amauri Carlos Ferreira 

    • Carlos Henrique de Souza da Silva

    • Dimas Antônio de Souza

    • Felipe Ramos Lobo

    • Flávio Eduardo Tófani de Moraes

    • João Alves de Souza Junior

    • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira

    • Júlio César Batista Santana 

    • Luan Santos Guimarães 

    • Luiz Flávio Sapori

    • Marcelo Gomes Moutinho

    • Mariana Vieira de Souza 

    • Marilene Gomes Durães

    • Rafael Chiari

    • Rinaldo Guimarães

    • Sandra Maria de Freitas

    • Tatiana Flávia Faria de Souza 

    • Valdeci Antônio Ferreira 

    • Wellington Alves

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

     

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a realização da matricula. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

     

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     

     
    Coordenação
    • Dimas Antônio de Souza - Doutor
    • Lívia Nunes Gouvêa - Especialista

    Área do Conhecimento

    Direito
     

    Período de Realização

     

    Este é um curso da oferta do segundo semestre de 2025, sua confirmação será a partir de 25 de agosto com a liberação das aulas em 8 de setembro. 
     

    Carga Horária

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.

     

    Investimento

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser

    • Tenha atendimento personalizado

    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.

    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico

       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

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