O curso Aprendizagem Criativa tem como objetivo atuar na formação pedagógico-criativa de profissionais da educação a partir de conhecimentos, competências e práticas que se ancoram em propostas pedagógicas interdisciplinares, sintonizadas com as demandas do mundo contemporâneo e conectadas com os propósitos educacionais declarados em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular e a BNC de formação continuada. O conceito operador do curso é a ideia de que a criatividade se constitui como atitude símbolo da escola do século 21, tendo como viés de reflexão a investigação sobre o valor da criatividade no campo da educação, enfatizando, portanto, as relações tão potentes entre a prática criativa e a prática educativa.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Promover aprofundamentos teórico-metodológico sobre o estudante do século 21, o conceito de educação integral e currículo no contexto contemporâneo;
Desenvolver competências para a elaboração de propostas pedagógicas que articulem prática criativa e conhecimentos teóricos específicos e obrigatórios do currículo;
Apresentar uma perspectiva de ensino orientada por metodologias ativas de aprendizagem e processos de avaliação formativa;
Promover uma atitude crítico-criativa por parte do professor no sentido do desenvolvimento autoral de sua aula;
Estimular o professor a explorar outros territórios educativos para além da sala de aula, expandindo as oportunidades educativas de seus estudantes;
Discutir as áreas de interface entre campos de conhecimento, estabelecidas a partir das práticas criativas e suas possibilidades de integração de saberes.
Competências a serem desenvolvidas
A seguir, destacam-se quatro Competências Gerais extraídas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).
(1) Compreender e utilizar os conhecimentos historicamente construídos para poder ensinar a realidade com engajamento na aprendizagem do estudante e na sua própria aprendizagem, colaborando para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática e inclusiva
(2) Pesquisar, investigar, refletir, realizar análise crítica, usar a criatividade e buscar soluções tecnológicas para selecionar, organizar e planejar práticas pedagógicas desafiadoras, coerentes e significativas
(5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, como recurso pedagógico e como ferramenta de formação, para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e potencializar as aprendizagens.
(6) Valorizar a formação permanente para o exercício profissional, buscar atualização na sua área e afins, apropriar-se de novos conhecimentos e experiências que lhe possibilitem aperfeiçoamento profissional e eficácia e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
(9) Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza, para promover ambiente colaborativo nos locais de aprendizagem.
Relacionamos a seguir algumas competências específicas destacadas da BNC-Formação continuada de professores da educação básica que entendemos também serem priorizadas neste curso. Tais competências se referem a três dimensões fundamentais pertinentes ao trabalho do professor: conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional.
"Planejar e desenvolver sequências didáticas, recursos e ambientes pedagógicos, de forma a garantir aprendizagem efetiva de todos os alunos";
"Conhecer como planejar o ensino, sabendo como selecionar estratégias, definir objetivos e aplicar avaliações";
"Conhecer sobre os alunos, suas características e como elas afetam o aprendizado, valendo-se de evidências científicas";
"Planejar seu desenvolvimento pessoal e sua formação continuada, servindo-se dos sistemas de apoio ao trabalho docente".
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O egresso do curso "Aprendizagem Criativa" se sentirá mais preparado para atuar na docência e/ou gestão pedagógica em contextos diversos da educação básica, com expertise em metodologias ativas de aprendizagem, avaliação formativa e educação orientada ao desenvolvimento de competências. Poderá ainda colaborar em produções de materiais pedagógicos sintonizados com questões contemporâneas da educação.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: que atuam como professores e/ou gestores na educação básica.
PROGRAMA DO CURSO
Módulo Online (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Aprendizagem como Rede de Conhecimentos
Projetos de vida na Escola
Competências para um Mundo em Transformação
Currículo e a Escola do Século 21
Panorama de Metodologias de Aprendizagem Ativa
Aprendizagem com Base em Projetos
Professor Contemporâneo
Gestão Escolar
Planejamentos: do PPP aos planos de aula
Avaliação Formativa
Laboratório de Projetos
Humanidades
CORPO DOCENTE
Alcielle dos Santos - Doutora
Ana Paula Sefton Ely - Doutora
Eliane Siqueira - Doutora
Paulo Emílio Andrade - Doutor
Renata de Alencar Teixeira - Doutora
Samuel Andrade - Mestre
Shana Aline Perin Sitta - Especialista
Tailze Melo Ferreira - Doutora
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 07/04/2025 Previsão de término: 17/06/2026
Carga Horária
444 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 550,00
18 x R$ 719,00
6 x R$ 2.064,00
À vista R$ 12.162,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
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