Este curso tem um papel estratégico na formação profissional de quem almeja uma carreira como arquiteto de software. Ele foi idealizado de modo a prover habilidades e competências para formação avançada dos profissionais que atuam na concepção, construção e implantação de softwares que usam aspectos de arquitetura de software em ambientes distribuídos. Ele justifica-se pela crescente adoção de tecnologias e padrões baseados na Internet, pela demanda por aplicações em dispositivos móveis, bem como pela necessidade de armazenamento, processamento e integração de grandes volumes de informação que têm incentivado a proliferação de aplicações desenvolvidas em arquiteturas distribuídas.
Destacam-se nesse contexto a cultura DevOps e ampliação de serviços em cloud computing. Este curso vai ajudar você a entender a necessidade de soluções inovadoras de software com arquiteturas consistentes e a desenvolver soluções arquiteturais observando os requisitos e padrões arquiteturais necessários à construção de software nas diversas perspectivas tecnológicas.
OBJETIVOS
Capacitar o participante para propor soluções em arquitetura de software distribuído aptas a maximizar o valor do software fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente.
Mostrar a importância da arquitetura de software distribuído no contexto corporativo bem como no contexto do processo de desenvolvimento de software;
Fornecer uma ampla visão sobre os conceitos relacionados à arquitetura de software e dos processos de engenharia de software que orientam a definição da arquitetura;
Proporcionar conhecimentos e competências aos participantes em técnicas, ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento de requisitos arquiteturais necessários à construção de software e para modelar e documentar arquiteturas de software;
Capacitar o participante para propor soluções para integrar softwares distribuídos do ponto de vista de banco de dados, gerenciamento de processos de negócio (BPM), EAI e SOA;
Fornecer elementos básicos sobre tecnologias para computação móvel, computação em nuvem, banco de dados na web, NET, NODE.js e JEE e explicitar componentes básicos para uma arquitetura de software distribuído que usa tais tecnologias;
Capacitar o participante para redefinir arquiteturas de softwares legados ou integrá-los à aplicativos modernos considerando novas tecnologias;
Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados à arquitetura de software distribuído e verificar seus impactos em novos projetos.
A QUEM SE DESTINA
- Profissionais com formação superior em cursos da área de tecnologia da Informação, como: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software;
- Que atuam no mercado como gerentes, coordenadores ou consultores na área de tecnologia da informação, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e desenvolvedores web.
- Arquitetos de software que já atuam em projetos de TI e queiram ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em arquitetura de software.
CONTEÚDO DO CURSO
NÚCLEO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES
A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.
Conheça os outros cursos do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções:
Module: Agility & Approaches to Architectural Design
• Gerenciamento Ágil de Projetos
- Visão PMBoK
- Scrum
- Kanban
- Métricas para times ágeis
• Análise, Projeto e Avaliação de Arquitetura de Software
- Design thinking
- Melhores práticas de análise e desenho
- Técnicas e notações para desenho e documentação
- Metodologia ATAM
- DDD e TDD
Module: Front End & Back End Architecture
• Arquitetura de Front end
- Micro frontends
- Single Page Applications (SPA)
- Responsividade. Progressive Web Apps (PWA)
- Serverless Computing
- Aplicações server-side rendering (SSR)
- Web Assembly
- Frameworks para construção de front end
• Arquitetura de Back end
- Mecanismos arquiteturais de backend: distribuição de camadas, persistência, segurança, performance, escalabilidade, disponibilidade e interoperabilidade
- Estilos arquiteturais: Cliente-servidor, Monolítico, Multi Camadas, Model-view-Controller (MVC), MVVM, SOA, microsserviços, nanoserviços, orientado por eventos, publish-subscribe, plugins, DSL. P2P. Pipes and filters
- Abordagens arquiteturais: WebSocket API, Microsserviços, Function as a Service (FaaS), Serverless Computing
- Tecnologias e frameworks para construção de back end: principais stack e comparativo entre elas
• APIs e Web Services
- Gestão do ciclo de vida das APIs. Mecanismos de segurança: autenticação, autorização e vulnerabilidades
- Camadas, componentes, infraestrutura e ferramentas para arquitetura de Machine Learning
- Projeto e construção de pipeline para build e deployment
- Armazenamento e gestão de métricas, artefatos e encodings
- Kubeflow. Apache Airflow, Apache Beam
Criação, treinamento e implantação de modelos: AWS, GCP e Azure
• Humanidades *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Antônio Ricardo Leocádio
Fábio Leandro Rodrigues Cordeiro
Henrique Batista da Silva
Ilo Amy Saldanha Rivero
Isabella de Araujo Fonseca Campos
Jean Carlos Alves
Leandro Moreira Garcia
Marco Aurélio de Souza Mendes
Marcos Arrais e Silva
Rafael Avelar Pacheco
Samuel Martins
Will Ricardo dos Santos Machado
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Tadeu dos Reis Faria -
Luiz Alberto Ferreira Gomes - Mestre
Área do Conhecimento:
Tecnologia da Informação
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.