Iniciativas de inovação, transformação digital e projetos disruptivos em TI apresentam alguns vários desafios e o design da arquitetura de soluções pode ser grande diferencial para o sucesso do seu produto ou projeto. Isso faz com que as empresas demandem cada vez mais por arquitetos de soluções para desempenhar um papel direcionador no ciclo de desenvolvimento de softwares inovadores. Este curso foi concebido para estabelecer as bases de uma jornada de construção de soluções digitais e para fornecer conhecimentos competências e habilidades necessárias para trabalhar em projetos como arquiteto de soluções. Seu foco é resolução de problemas com atividades práticas e cases reais. Serão discutidas as diversas abordagens de arquitetura de solução levando o aluno a entender os Soft skills necessários ao arquiteto de solução e a aprender a articular produtos e projetos de TI nas mais diversas perspectivas tecnológicas com as estratégias da empresa. A necessidade de gerar mais valor para os clientes e para o negócio mostra relevância do curso e ajuda a justificá-lo.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- Mostrar a importância da arquitetura de soluções no contexto corporativo bem como no contexto do processo de desenvolvimento de software;
- Definir conceitos relacionados à arquitetura de soluções e dos processos que orientam a definição da arquitetura e verificar seus impactos em novos projetos;
- Identificar requisitos arquiteturais necessários à construção de soluções e para modelar e documentar arquiteturas de soluções;
- Propor soluções aptas a maximizar o valor do software fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente;
- Identificar e discutir elementos básicos sobre tecnologias como: computação móvel, computação em nuvem, plataformas de Big data, DevOps, API, microserviço, Blockchain e explicitar componentes básicos para uma arquitetura de solução que usa tais tecnologias;
- Atuar forma empreendedora na criação de novos negócios, utilizando os conceitos e as técnicas aprendidos no curso.
Áreas de atuação do egresso:
O especialista em Arquitetura de Soluções poderá atuar como Arquiteto de Software nas mais diversas áreas que demandam o desenvolvimento de soluções de TI e em diversos papéis como: Arquiteto de Software, Gerente de Projetos de Software, DevOps, entre outros Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com formação superior:
- Em Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;
- Que atuam no mercado como gestores ou consultores na área de tecnologia da informação, arquitetos de negócios, arquitetos de soluções, arquitetos de infraestrutura, arquitetos de informação, arquitetos de software;
- Com experiência em Arquitetura de Soluções e/ou Arquitetura Corporativa que queiram ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos;
- Em busca de novas habilidades, soft skills e networking em Arquitetura de Soluções.
CONTEÚDO DO CURSO
NÚCLEO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES
A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.
Conheça os outros cursos do Núcleo de Desenvolvimento de Soluções:
- Aspectos envolvidos na transformação digital: organizacional, humano, financeiro, de marketing. Customer Experience.
- Tipos de inovação
- Pipeline de inovação
- TRIZ
- OKR - Objectives and Key Results
- Business Canvas
- Technology roadmap (TRM)
• Estratégias para Projetos de Arquitetura de Solução
- Pilares e domínios de arquitetura de soluções
- Lei de Conway
- Épicos, Funcionalidades e Histórias de usuário
- Estratégias tecnológicas para experimentação e evolução de soluções
- Tipos de Arquitetura: Mínima Viável (MVA); alvo; referência; evolutiva
- DDD, EDD, FDD e UDD
• Gerenciamento Ágil de Projetos
- Visão PMBoK
- Scrum
- Kanban
- Métricas para times ágeis
Module: Business Architecture & Digital Products
• Gestão Produtos Digitais
- Produtos e Serviços
- Design Thinking
- Cocriação com clientes
- ciclo de vida
- Ferramentas de apoio na gestão
- Mindset produto x projeto
• Arquitetura Corporativa
- Dimensões da Arquitetura
- Gerenciamento do ciclo de vida da AC
- TOGAF, DoDAF, DoD, FEAF, Zachman e EABOK
- Modelagem da AC
- Linguagem ArchiMate
Module: Data Architecture & Compliance
• Camadas e Serviços de Consumo de Dados
- Produtores e consumidores de dados
- Pipeline de dados
- Dados de domínio como produto
- Dados de domínio orientados pelo consumidor e por domínio compartilhado
- Pipelines distribuídos como implementação interna do domínio
- Data service
• Arquitetura para Gerenciamento de Dados
- Bancos de Dados Relacionais e não relacionais
- Hadoop: HDFS, YARN, Map Reduce
- Spark, ElasticSearch
- Frameworks sobre Hadoop: PIG, Hive, Impala e outras soluções
- Estratégias para definição de projetos de arquitetura de dados
Module: Application Architecture
• Arquitetura de Front end
- Micro frontends
- Single Page Applications (SPA)
- Responsividade. Progressive Web Apps (PWA)
- Serverless Computing
- Aplicações server-side rendering (SSR)
- Web Assembly
- Frameworks para construção de front end
• Arquitetura de Back end
- Mecanismos arquiteturais de backend: distribuição de camadas, persistência, segurança, performance, escalabilidade, disponibilidade e interoperabilidade
- Estilos arquiteturais: Cliente-servidor, Monolítico, Multi Camadas, Model-view-Controller (MVC), MVVM, SOA, microsserviços, nanoserviços, orientado por eventos, publish-subscribe, plugins, DSL. P2P. Pipes and filters
- Abordagens arquiteturais: WebSocket API, Microsserviços, Function as a Service (FaaS), Serverless Computing
- Tecnologias e frameworks para construção de back end: principais stack e comparativo entre elas
• APIs e Web Services
- Gestão do ciclo de vida das APIs. Mecanismos de segurança: autenticação, autorização e vulnerabilidades
- Provisionamento, configuração, operação e monitoramento
- Workflow para administração de infraestrutura
- Ansible, Puppet, Chef, Terraform
- Azure Resource Manager
- AWS CloudFormation
• Humanidades *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as disciplinas e com suas respectivas ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Antônio Ricardo Leocádio
Eduardo Batista Oliveira Santos
Fernando Zaidan
George Leal Jamil
Henrique Batista da Silva
Humberto Torres Marques Neto
Ilo Amy Saldanha Rivero
Isabella de Araujo Fonseca Campos
Marco Aurélio de Souza Mendes
Rafael Avelar Pacheco
Rafael Kelles Vieria Lage
Rogério Baldini das Neves
Rommel Vieira Carneiro
Samuel Martins
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Tadeu dos Reis Faria -
Área do Conhecimento:
Tecnologia da Informação
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.