A proposta do curso é analisar as diversas formas de ativismo digital que se dão por meio da apropriação do espaço digital, especificamente dos sites de redes sociais digitais, que se constituem como um fenômeno de conversação e interação virtual. Seriam esses sites uma esperança para aquelas e aqueles que almejam se expressar de forma ativista? Seria um espaço para engajar indivíduos em prol de uma causa política, social ou ambiental? São questões controversas que dividem opiniões entre os pesquisadores da comunicação.
Na década de 1990, ocorre o início da construção de um pensamento entusiasmado, ancorado em um discurso do progresso e da modernização sobre a internet, com destaque para as facilidades propostas pelas novas tecnologias, como a de livre acesso, a rapidez, a autopromoção e a autonomia, por exemplo. A crença de que a internet democratizaria a informação foi ainda mais difundida a partir do surgimento de algumas ferramentas de comunicação digital que concederam ao usuário a oportunidade de construção de narrativas próprias.
Uma visão mais ponderada entende que a apropriação de tais ferramentas digitais podem modificar comportamentos e hábitos solidificados, contudo não deixam também de haver desigualdades, individualismo e controle excessivo.
Nesse sentido, o curso propõe discutir, sob a ótica dos estudos de redes sociais e da comunicação política, os conceitos de redes sociais digitais, participação política e ativismo digital, a fim de entender o funcionamento midiático das redes sociais, bem como as possibilidades e os desafios desse meio digital para a ação e discussão política. Por fim, o curso pretende analisar, sob o aparato das recentes metodologias de pesquisa em redes sociais digitais, as iniciativas e mobilizações que podem vir a promover ou incentivar a participação política.
A QUEM SE DESTINA
Ativistas, estudantes, profissionais de todas as áreas, organizações não-governamentais e sindicatos, entre outros, que tenham interesse em pensar e agir ativamente no ambiente digital.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Estudo sobre mídias digitais e sobre o conceito de redes sociais.
- Características principais e visões teóricas sobre o uso e apropriação atual dos sites de redes sociais.
- Metodologias de Análise de Redes Sociais (estratégias sensíveis, etnografia de redes sociais e análise do discurso digital). Atividades práticas.
- Estudo sobre participação e ação política, conversações virtuais e iniciativas digitais.
- O que é ativismo digital e quais são as alternativas de ação política em rede.
- Discussão sobre Fake News e o que não é ativismo em rede.
- Estudos de casos: manifestações políticas e sociais nas redes. Discussão em sobre outros casos e apropriações diversas das redes sociais digitais.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
Coordenação
Erika Cristina Dias Nogueira - Doutora
Área do Conhecimento:
Comunicação
Investimento
R$ 350,00
Início das aulas
Após a confirmação do pagamento.
Carga Horária
O curso tem duração de 8h.
Acesso ao Curso
Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.
Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.
Certificação
Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.