Página inicial/Especialização/Online ao Vivo

    Audiodescrição

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...

    Entre em contato para saber o valor da mensalidade.

    Características:
    Área: Educação
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
    Local de Oferta: OnlineOnline
     
    A audiodescrição (AD) é um recurso de acessibilidade comunicacional a bens sociais, culturais, didáticos e informativos de modo geral, que inclui uma narração adicional a fim de traduzir em palavras os elementos visuais que constam em imagens estáticas, dinâmicas e eventos ao vivo. Trata-se de um direito garantido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), n° 13.146/2015, no Art. 67, no qual está estabelecido que "Os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir", entre outros recursos de acessibilidade, o uso da AD para Pessoas com Deficiência Visual (PcDV). Portanto, a Especialização em Audiodescrição, além de ampliar as pesquisas científicas na área, contribuirá para a formação de profissionais audiodescritores aptos à acessibilização qualificada de produções visuais.
    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

     

     

    • Formar especialistas em audiodescrição para atuar como roteiristas, consultores, narradores, em diversos contextos, para acessibilização de produtos.
    • Compreender as especificidades nas interações das pessoas cegas e com baixa visão, para atingir um grau de excelência na recepção da informação.
    • Refletir sobre os conhecimentos requeridos para cada tipo de audiodescrição.
    • Desenvolver a competência tradutória dos audiodescritores, egressos do curso, quanto aos aspectos linguísticos relacionados à adequação das escolhas lexicais, semânticas e estruturais na elaboração dos roteiros de AD.
    • Refletir, cientificamente, sobre os parâmetros vigentes da audiodescrição.
     
    Competências a serem desenvolvidas
    O profissional Audiodescritor a ser formado pelo Curso estará apto a realizar roteiros de ADs, narração e prestar consultoria em diferentes contextos culturais, educacionais, profissionais, digitais entre outros, tornando esses produtos acessíveis às pessoas cegas e pessoas com baixa visão. Alunos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) poderão atuar como Consultores nas equipes responsáveis pela produção da AD, participando do processo de avaliação técnica da qualidade, eficácia, pertinência e funcionalidade do produto audiodescrito.

     

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    O mercado de trabalho está em franca ascensão, com a crescente demanda de acessibilização de conteúdos audiovisuais em redes de televisão, plataformas de streaming, teatros e eventos ao vivo, produtoras cinematográficas, organizações desportivas, instituições educacionais na produção de materiais didáticos e capacitação profissional entre outros contextos.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em diferentes áreas, licenciados, bacharéis ou tecnólogos interessados em atuar na área da tradução audiovisual acessível, modalidade audiodescrição.

    PROGRAMA DO CURSO

     

    MÓDULO ONLINE - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
     
    • Fundamentos da Deficiência Visual
    • Aspectos Teóricos e Práticos da Audiodescrição
    • Audiodescrição de Teatro e Eventos ao Vivo
    • Estudos Lexicais e Estrutura Textual nos Roteiros de Audiodescrição
    • Consultoria em Audiodescrição
    • Audiodescrição em Produções Televisivas
    • Audiodescrição em Produções Cinematográficas
    • Audiodescrição em Museus e Exposições de Arte
    • Mercado de Trabalho para Audiodescritores
    • Audiodescrição na Educação
    • Narração na Audiodescrição
    • Seminários Temáticos
    • Humanidades

     

    CORPO DOCENTE

    • Paula Branco Morais - Mestre
    • Isabel Pitta Ribeiro Machado - Mestre
    • Letícia Schwartz - Mestre
    • Daniel de Albuquerque e Arraes - Doutor
    • Dolores Daniela Affonso - Mestre
    • Flávia Oliveira Machado - Mestre
    • Larissa Magalhães Costa - Doutora
    • Janaína Vieira Taillade Abud - Doutor
    • Ana Julia Perrotti Garcia - Doutora
    • Milena Schneid Eich - Doutora
    • Andréia Paiva de Araújo Ferreira - Especialista
    • Denise Queiroz Novaes - Doutora
    • Rodrigo Coppe Caldeira - Doutor

     

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 07/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Denise Queiroz Novaes - Doutora

    Área do Conhecimento

    Educação
     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Término: 17/06/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.

     

    Investimento

    24 x R$ 525,00

    18 x R$ 686,00

    6 x R$ 1.971,00

    À vista R$ 11.609,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central