O curso visa instrumentalizar profissionais da saúde, da educação, pais, familiares e demais interessados a entender o modo de funcionamento psíquico próprio aos autistas, para que possam ser auxiliados a ampliarem seu laço social, nas diversas esferas de suas vidas. Utiliza-se como base teórica as recentes elaborações da psicanálise contemporânea, extraídas da experiência clínica e dos efeitos positivos obtidos. Nos eixos das conexões, institui o diálogo entre sua concepção psicodinâmica do autismo e as áreas médica, educacional, institucional, das relações familiares, da Terapia Ocupacional, da Fonoaudiologia e das políticas públicas em seus aspectos legais e assistenciais, utilizando-se de relatos de casos da clínica e de instituições escolares, bem como de filmes-documentários e livros-testemunhos, escritos por autistas.
Titulação: Especialista
Suzana Faleiro Barroso
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Instrumentalizar teórica e tecnicamente os profissionais da saúde, da educação e da assistência social para trabalhar com o autista em distintas fases da sua vida - infância, adolescência, adultez - e com seus familiares, visando a sua evolução social, subjetiva, de aprendizagem e profissional. Transmitir a teoria da especificidade da estrutura autística desenvolvida pela psicanálise contemporânea sobre a dinâmica psíquica do autista, seu tipo de angústia, seu modo original de ser na relação com o outro, com a linguagem, com o corpo e com o mundo, estabelecendo as conexões com os diferentes saberes sobre o autismo obtidos pelos achados da ciência atual. Desse modo, preparamos o profissional de diversas áreas para o trabalho multidisciplinar que a assistência ao autista requer.
Competências a serem desenvolvidas
Conhecer o modo de funcionamento psíquico próprio ao autista, com as dificuldades centrais que embasam o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), as habilidades que podem apresentar em decorrência de suas características específicas e as maneiras que encontram para se sentirem protegidos no processo de interação social, de forma a conseguir auxiliá-los em suas necessidades, nos diversos contextos de suas vidas.
Pensar criticamente sobre o aumento de diagnósticos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), no Brasil e no mundo, considerando os diversos fatores nele envolvidos: social, econômico, clínico, científico, cultural e educacional.
Considerar as diversas áreas em que o autista está inserido (políticas públicas, saúde, educação, assistência social, família), suas particularidades e modos de atuação, visando estabelecer, ampliar e sustentar a inclusão do sujeito autista.
Aprender sobre a base teórica da psicanálise contemporânea de orientação lacaniana, identificando sua maneira de conceber o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e de intervir com os sujeitos autistas, constatando os efeitos positivos de sua atuação.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O egresso do curso poderá atuar junto ao autista de maneira individual e coletiva. Será capacitado para participar de equipes multidisciplinares na área clínica, da saúde, da educação básica e universitária. Além disso, estará apto a elaborar e gerir políticas e programas educacionais e sociais para o autista e sua família. E supervisionar a assistência ao autista em diversas áreas da aprendizagem, do convívio familiar e da sua inserção social.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior, tais como: psicólogo, psiquiatra, pediatra, pedagogo, professor, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, acompanhante terapeutico e demais profissionais da área da saúde e da educação.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE - (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
Fundamentos do Autismo: história, epistemologia, clínica
Teoria Psicanalítica: constituição do sujeito
Terapia Ocupacional no Autismo
Clínica Médica do Autismo
Políticas Públicas e Acolhimento Institucional do Autista
Fonoaudiologia: distúrbios da comunicação no autismo
Linguagem, Espaço e Corpo no Autismo
Especificidade da Estrutura Autística
Educação e Aprendizagem do Autista
Clínica do Sujeito Autista
Família e Inserção Social do Autista
Conversação: casuística contemporânea
Prática entre Vários
Humanidades
MÓDULO EAD - (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades). (*):
Disciplina Optativa
CORPO DOCENTE
Suzana Faleiro Barroso - Doutora
Paula Ramos Pimenta - Doutora
Lucia Maria de Lima Melo - Mestre
Ana Paula Gil Macedo - Especialista
Margaret Pires do Couto - Doutora
Juliana Valéria de Abreu - Doutora
Claúdia Barros - Mestre
Cristiane Barreto Nápoli - Mestre
Katia Alvares de Carvalho Monteiro - Doutora
Claudia Oliveira Messias - Especialista
Emmanuely Macedo Santana De-Nardin - Doutora
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Fazer o curso me proporcionou uma articulação teórica enriquecedora graças ao corpo docente capacitado, competente, dedicado e entusiasmado na busca e transmissão do conhecimento. Além disso, conheci pessoas com diferentes formações, o que possibilitou uma troca de experiências. E hoje, percebo que o meu trabalho teve enorme impacto com tudo que aprendi, me sinto mais capacitada para lidar com as questões advindas do autismo e da clínica de uma maneira mais ampla.
Cláudia Márcia Soares
O curso me permitiu expandir o tema do autismo e suas conexões para além do que eu havia imaginado. Cada unidade permitiu uma profunda reflexão sobre as particularidades do trabalho com os sujeitos autistas e com todos os que o cercam (família, escola, outros profissionais da saúde). Conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos professores reforçou e expandiu o arcabouço teórico, aumentou minha percepção sobre o manejo dos casos, apurou minha sensibilidade para uma observação bem mais atenta às sutilezas e às invenções desses pacientes e me deu ferramentas para melhor respeita-los em suas particularidades.
Flávio Lopes Ferreira
Foi uma experiência gratificante por ter sido atendido nas expectativas quanto à teoria, mas também por ter conhecido pessoas tão engajadas com o tema. A coordenadora esteve presente nas disciplinas e acompanhou de perto, colhendo as percepções dos alunos quanto ao andamento do curso. Tudo mudou na minha rotina de trabalho: com os conhecimentos adquiridos na pós-graduação, tenho mais segurança para orientar a família com este tipo de demanda.
Edivaldo Procópio da Silva
A abordagem psicanalítica enxerga o autista enquanto sujeito e isso muda a posição que este sujeito ocupa em sua própria vida e nas instituições. Consequentemente também mudou a minha forma de atuar enquanto profissional. A equipe é composta por professores renomados e que transmitem um desejo decidido em suas atuações profissionais
Thaís Tigre Martins Rocha
Fazer o curso de pós foi um passo importante para o meu crescimento profissional e consigo perceber isso a partir do momento que a realidade da clínica se apresenta no dia a dia de um consultório. Escolhi a PUC Minas pois já conhecia o profissionalismo dos docentes que vão muito além do simples ensinar. Hoje já colho os frutos dos conhecimentos obtidos durante o curso, além de fazer parte de uma grande rede de outros profissionais qualificados, igualmente comprometidos com o trabalho. Sou muito grato.
Wanderley Emídio
Realizar o curso foi de extrema importância para as articulações de minha prática. Compreender o autista enquanto um sujeito em suas particularidades, com os olhares de diversos campos (família, prática entre vários, políticas, saúde etc) orientou muito mais o meu manejo de pacientes e familiares, bem como me fez refletir sobre a importância da nossa escuta na condução de casos em que é necessário dar espaço às próprias invenções dos sujeitos para que eles estejam, à sua maneira, no campo social. A coordenação do curso, sempre presente e cuidadosa, ofereceu muita segurança para que nos sentíssemos pertencentes a esse curso tão rico. ?
Gabriela Soares Fontana
Área do Conhecimento
Psicologia | Saúde
Período de Realização
Início: 09/05/2025 Previsão de término: 20/06/2026
Carga Horária
444 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 08h às 13h20. As aulas acontecem em três finais de semana por mês. Eventualmente, das 08h às 16h, no sábado.
Investimento
24 x R$ 482,00
18 x R$ 630,00
6 x R$ 1.809,00
À vista R$ 10.658,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
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