Automação de Processos Rpa e Hiperautomação
Automação de Processos RPA e Hiperautomação
O mundo digital exige das organizações uma disrupção em relação à forma de pensar e agir para atender às expectativas dos clientes. A adoção planejada de soluções Hiperatomação tem auxiliado as empresas para alcançar resultados mensuráveis e robustos à medida que desenvolvem, disponibilizam e aprimoram novos produtos de software. Este curso tem por objetivo qualificar profissionais com habilidades necessárias para aplicação de práticas modernas nas principais tecnologias de hiperautomação, que são: automação de processos robóticos (RPA), fluxo de trabalho inteligente, aprendizado de máquina, Análise de Imagem e Visão Computacional e Processamento de Linguagem Natural (PLN). O conteúdo contempla a automação de processos com Python e com ferramentas líderes do mercado. Aborda também, além de uma visão geral da gestão e da engenharia de processos, plataformas Low Code e tecnologias relacionadas à infraestrutura, como: API e DevOps. As tecnologias usadas na jornada de aprendizagem são as mais usadas pelo mercado. O curso transcorre de forma prática para que o aluno esteja apto a aplicar os conhecimentos adquiridos no sentido de favorecer que os processos de automação sejam mais inteligentes e sustentáveis.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O Curso de Especialização em Arquitetura de Dados visa:
Desenvolver profissionais para liderar e implementar iniciativas de hiperautomação em organizações;
Fornecer uma compreensão abrangente dos fundamentos técnicos e práticos da hiperautomação, incluindo RPA, IA, machine learning, processamento de linguagem natural e visão computacional;
Capacitar os alunos a projetar, desenvolver e implementar soluções de automação, utilizando tanto ferramentas de RPA quanto linguagens de programação como Python;
Preparar os estudantes para analisar, redesenhar e otimizar processos de negócios, visando a implementação de soluções de hiperautomação;
Proporcionar conhecimentos em tecnologias complementares essenciais, como bancos de dados, APIs, DevOps e plataformas low-code, para uma abordagem holística da hiperautomação;
Integrar machine learning, processamento de linguagem natural e visão computacional em processos de automação;
Desenvolver competências em IA generativa aplicada ao desenvolvimento de software;
Desenvolver habilidades práticas através de projetos que usam RPA, plataformas low-code e Python para automação;
Proporcionar experiências práticas através de projetos e estudos de caso.
Competências adquiridas no curso:
Ao final do curso, o aluno será capaz de:
Entender os conceitos fundamentais de RPA e Hiperautomação e sua proposta de valor no contexto corporativo e para os clientes;
Aplicar os conceitos e usar tecnologias em atividades de hiperautomação para gerar valor para o negócio;
Conhecer e ter competências em técnicas, ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento de soluções de Hiperautomação;
Identificar processos automatizáveis e estruturar e implementar projetos de RPA;
Desenvolver e implementar robôs de software para automatizar processos de negócio;
Formular e criar soluções de aprendizado de máquina para automação inteligente em RPA;
Definir e analisar métricas para verificar os benefícios de uma automação.
Áreas de atuação do egresso
O especialista em Especialista em Automação de Processos: RPA e Hiperautomação poderá atuar como Analista de RPA, Desenvolvedor RPA, Analista/designer de processos Arquiteto de soluções RPA, Analista de Hiperautomação e nas mais diversas áreas que demandam atividades de automação de processo. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior nas diversas áreas:
Que tenham interesse em aprender sobre a Hiperautomação e RPA e seus fundamentos;
Que já atuam com gestão e otimização de processos de negócios e queiram ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos em RPA;
Que desejam atualizar-se e manter-se relevantes para suas empresas;
Que estão buscando novas oportunidades profissionais ou buscando recolocação no mercado com um diferencial competitivo;
Programadores, gestores de projeto, profissionais de operações, analistas de negócios e outros profissionais com interesse em desenvolver uma carreira na área de automação de processos;
Que estejam interessados em novas abordagens de TI e inovação organizacional.
PROGRAMA DO CURSO
COMPETÊNCIAS DISCIPLINARES
Módulo 1: Fundamentos de Automação e Processos
Fundamentos de Hiperautomação
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os conceitos de automação de processos e hiperautomação;
- Ter conhecimento das capacidades, componentes, e aplicações de RPA;
- Compreender as diferenças entre High-Code, Low-Code e No-Code;
- Identificar e avaliar oportunidades de automação;
- Desenhar, testar, implementar e manter soluções automatizadas;
- Ter familiaridade com os conceitos de RPA, como screen scraping, manipulação de dados e com ambientes de desenvolvimento RPA.
Análise e Desenho de Processos
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Entendimento do papel da automatização no contexto do desenho de processos;
- Compreender os conceitos e gestão orientada a processos;
- Mapear e modelar processos de negócios utilizando diversas notações;
- Analisar e redesenhar processos;
- Conhecer técnicas de análise e desenho de processos;
- Entender o papel da automatização no contexto do desenho de processos;
- Analisar e identificar necessidades para redefinição de processos;
- Documentar processos através de PDD (Process Design Document);
- Conhecer tecnologias para gestão e automação de processos.
Módulo 2: Tecnologias de Automação
Desenvolvimento e Projeto de Solução RPA I
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Usar ferramentas de RPA para construir automações;
- Construir automações complexas;
- Capacidade de integrar RPA com outras ferramentas e aplicações;
- Decompor automações em módulos, integrá-las com outras ferramentas, e implementar soluções ;
- Realizar debugging, testing, e monitoramento de processos automatizados.
Desenvolvimento e Projeto de Solução RPA II
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Usar ferramentas de RPA para construir automações;
- Construir automações complexas;
- Capacidade de integrar RPA com outras ferramentas e aplicações;
- Decompor automações em módulos, integrá-las com outras ferramentas, e implementar soluções;
- Realizar debugging, testing, e monitoramento de processos automatizados.
Desenvolvimento de Soluções RPA com Python
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer Python para automação e desenvolvimento de soluções RPA;
- Usar bibliotecas Python para automação;
- Deenvolver soluções RPA usando Python;
- Manipular dados, usar APIs e automatizar interfaces gráficas;
- Conhecer automação de testes e desenvolvimento de aplicações;
- Criar aplicações práticas de automação.
Plataformas Low Code: Fundamentos e Práticas
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os conceitos fundamentais de desenvolvimento low code;
- Diferenciar entre abordagens low code, no code e desenvolvimento tradicional;
- Compreender os componentes e a estrutura de uma aplicação low-code;
- Avaliar e selecionar plataformas low code adequadas para projetos específicos;
- Aplicar metodologias de desenvolvimento em soluções low code;
- Implementar um projeto prático utilizando uma plataforma low code.
Módulo 3: Integração e Dados
APIs e Web Services
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os fundamentos e arquiteturas de APIs (SOAP, REST, GraphQL, etc.);
- Projetar, documentar e testar APIs, assegurando segurança e boas práticas;
- Implementar diferentes abordagens arquiteturais de APIs;
- Utilizar protocolos como REST e SOAP para criar e consumir APIs;
- Documentar APIs de forma clara e completa;
- Aplicar práticas de segurança no desenvolvimento de APIs;
- Gerenciar o ciclo de vida completo de API.
Bancos de Dados Relacionais e Linguagem SQL
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Ter compreensão dos fundamentos de bancos de dados relacionais;
- Fazer modelagem de dados usando Diagramas ER;
- Usar linguagem SQL, incluindo DML e DDL;
- Criar, manipular e gerenciar bancos de dados relacionais.
Automação do Fluxo de Dados
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender técnicas de preparação e enriquecimento de dados;
- Analisar Feature Engineering;
- Conhecer processos de integração de dados;
- Projetar e implementar fluxos de dados automatizados;
- Compreender as diferenças entre RPA, ETL, ELT e Data Lake;
- Projetar e desenvolver automações para fluxo de dados comparando com RPA, ETL, ELT, e Data Lakes.
Módulo 4: Inteligência Avançada e Machine Learning
Machine Learning: fundamentos e Aplicações em Hiperautomação
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os fundamentos do processo de aprendizagem de máquina, incluindo os tipos de aprendizado;
- Aplicar técnicas e algoritmos de aprendizado supervisionado e não-supervisionado;
- Realizar feature engineering e preparação de dados para modelos de ML;
- Utilizar ferramentas e bibliotecas populares de machine learning;
- Integrar soluções de ML em processos de hiperautomação;
- Avaliar e otimizar modelos de ML usando métricas apropriadas;
- Analisar estudos de caso e desenvolver projetos práticos de ML em hiperautomação.
Processamento de Linguagem Natural em Hiperautomação
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os conceitos básicos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e uaa importância para automação de processos;
- Aplicar técnicas de pré-processamento de texto (tokenização, stemming, lematização, remoção de stopwords);
- Implementar e utilizar modelos de linguagem (N-gramas, TF-IDF, Word Embeddings);
- Desenvolver aplicações práticas de PLN em contextos de hiperautomação;
- Utilizar ferramentas e plataformas de PLN para automação de processos;
- Integrar soluções de PLN com outras tecnologias de hiperautomação;
- Analisar estudos de caso e desenvolver projetos práticos de PLN em hiperautomação.
Visão Computacional para Hiperautomação
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os princípios básicos e tipos de visão computacional;
- Realizar manipulação e processamento de imagens digitais;
- Conhecer os algoritmos e técnicas para detecção de objetos em imagens e vídeos;
- Desenvolver e treinar Redes Neurais Convolucionais (CNN) para tarefas de visão computacional;
- Aplicar técnicas de classificação de imagens usando CNNs;
- Utilizar ferramentas e bibliotecas especializadas em visão computacional;
- Integrar soluções de visão computacional em processos de hiperautomação;
- Analisar estudos de caso e desenvolver projetos práticos de visão computacional em hiperautomação.
Módulo 5: Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes
Gestão de Projetos de Hiperautomação
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os de modelos de governança em Hiperautomação;
- Definir arquiteturas de tecnologia para Hiperautomação;
- Estruturar e gerenciar um Centro de Excelência em Automação;
- Gerir portfólios de automação e priorização de projetos;
- Conhecer e utilizar os principais KPIs de hiperautomação e seu impacto nos negócios.
Cultura e Práticas DevOps
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a cultura DevOps e seus benefícios;
- Implementar CI/CD e infraestrutura como código utilizando ferramentas como Docker e Kubernetes;
- Projetar pipelines de build e deployment seguros e eficazes;
- Promover uma cultura de DevOps colaborativa e centrada na automação de testes e processos;
- Integrar práticas de DevOps em projetos de desenvolvimento Low Code.
IA Generativa em Desenvolvimento de Software
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar técnicas de IA Generativa para automatizar tarefas de desenvolvimento de software;
- Avaliar o impacto da IA Generativa na produtividade e qualidade do software;
- utilizar e integrar ferramentas de IA Generativa no processo de desenvolvimento de software;
- Comunicar os benefícios e desafios da IA Generativa para stakeholders;
- Utilizar IAs Generativas para melhorar a experiência do usuário (UX) em interações com software;
- Gerenciar e configurar soluções de AI-as-a-Service, AI-as-a-Commodity e AI Gateways.
Humanidades
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
- Refletir sobre o papel da ética e da espiritualidade no contexto científico e tecnológico.
- Avaliar os impactos sociais e humanistas do uso de dados e tecnologia.
- Desenvolver uma ética profissional sólida em ambientes de trabalho colaborativos e tecnológicos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Bancos de Dados Relacionais e Linguagem SQL
APIs e Web Services
Cultura e Práticas DevOps
Fundamentos de Hiperautomação
Análise e Desenho de Processos
Gestão de Projetos de Hiperautomação
Desenvolvimento e Projeto de Solução RPA I
Desenvolvimento e Projeto de Solução RPA II
Desenvolvimento de Soluções RPA com Python
Plataformas Low Code: Fundamentos e Práticas
Automação do Fluxo de Dados
Machine Learning: fundamentos e Aplicações em Hiperautomação
Processamento de Linguagem Natural em Hiperautomação
Visão Computacional para Hiperautomação
IA Generativa em Desenvolvimento de Software
Humanidades*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).
Confira as ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Cesar Augusto Antonio Lima Camargo Filho - Especialista
Cristiano Rodrigues de Carvalho - Mestre
Evandro Antonio Almeida Correia - Especialista
Gabriel Oliveira Assunção - Mestre
Henrique Batista da Silva - Mestre
Janice Rocha Carvalho Carneiro - Mestre
Leandro Figueira Lessa - Mestre
Ralph Maduro - Mestre
Ricardo Brito Alves - Mestre
Rodrigo Vitorino Moravia - Mestre
Rommel Vieira Carneiro - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;
- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais;
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;
- adesão ao termo de matrícula.
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
IMPORTANTE
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
- Tadeu dos Reis Faria - Mestre
- Evandro Antonio Almeida Correia - Especialista
Área do Conhecimento
Tecnologias DigitaisPeríodo de Realização
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breveInvestimento
24 x R$ 260,00
20 x R$ 312,00
15 x R$ 416,00
10 x R$ 624,00
5 x R$ 1248,00
1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00
Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central