Branding
A especialização em Branding foi idealizada tendo por base o atual cenário econômico em que as organizações estão inseridas. Marcado por uma realidade em que ativos intangíveis ganham cada vez mais relevância e precisam ser mensurados e comunicados ao mercado e à comunidade financeira, torna-se fundamental que os profissionais de empresas de todos os portes e setores sejam capazes de gerenciar esses recursos, integrando, para isso, os saberes do Marketing e da Comunicação.
Pensar estrategicamente questões internas e externas à organização, alinhando cultura organizacional, visão, meta, identidade e imagem é o que se espera do profissional que se propõe a construir e gerenciar marcas e reputações corporativas. Para tanto, ele deve ser capaz de compreender tendências de mercado, construindo propostas de valor inovadoras, e conhecer os seus consumidores, relacionando-se com eles por meio do entendimento de suas expectativas, desenvolvendo experiências positivas que criarão percepções capazes de criar e manter marcas e reputações fortes.
Com postura empreendedora, inovadora e criativa, típicas de um líder capaz de gerar engajamento e colaboração, este profissional precisa compreender e inserir-se no cenário contemporâneo do Marketing e da Comunicação, gerando e produzindo conteúdo interativo para diversas mídias e plataformas que reproduzam a voz da marca, bem como estratégias de conversão e vendas em ambientes digitais e off-line. Entender a criação e o design como vertente estratégica e fundamental do relacionamento entre a marca e seus consumidores é outra habilidade que este profissional precisa desenvolver. Finalmente, monitorar e apresentar resultados a consumidores, investidores, empregados, líderes de opinião e o mercado em geral é requisito fundamental deste profissional responsável pela construção e manutenção de marcas e reputações corporativas. Formar este profissional, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com formação superior nas áreas de Comunicação Social; Design; Produção Audiovisual; Belas Artes; Arquitetura; Letras; Engenharia de Software, dentre outras áreas afins.
Profissionais com formação superior nas áreas de Administração, Marketing; Vendas; gerentes de produtos e projetos, executivos, empresários, investidores; consultores e outros profissionais que atuam ou que pretendam atuar na área de gestão de marcas e da identidade corporativa.
CONTEÚDO DO CURSO
ARQUITETURA E EXTENSÃO DE MARCA
BRANDING
COOLHUNTING: PESQUISA E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS
COSTUMER CENTRICITY
DESIGN E BRAND IDENTITY
DESIGN THINKING: DESENVOLVIMENTO CRIATIVO
DIREITO E PROPRIEDADE IMATERIAL
GESTÃO DO PORTFÓLIO DE PRODUTOS E MARCAS
NEUROBRANDING
REPUTAÇÃO CORPORATIVA E GESTÃO DE CRISE
SEMIÓTICA, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
SHOPPER E JORNADA DE CONSUMO
SOUND BRANDING
TRANSMEDIA, STORYTELLING E BRAND VOICE
VISUAL MERCHANDISING E DESIGN DE LOJA
HUMANIDADES *
CORPO DOCENTE
Alysson Lisboa Neves
Diego Belo
Elisângela Menezes
Ettore Steffani de Medeiros
Fernanda Alves Ramos Cabral
Fernanda Carolina dos Santos Faria Chaves
Gabriel Franco Netto Bittencourt
Tiago Belote
Wesley Diniz
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- RG ou CNH (frente e verso)
- Diploma da graduação (frente e verso)
Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.
O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.
- Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
- A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
- O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
- A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
- Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.
Migração de cursos:
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Cursos em andamento/confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
- Alysson Lisboa Neves - Mestre
- Carlos Calic -
- Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre
Área do Conhecimento:
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Liberação das aulas dos cursos já confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
Liberação das aulas dos cursos novos que serão confirmados até 26/08: Aulas terão início em 09/09
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Duração
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
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Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
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