O Curso de especialização em História do Brasil Contemporâneo foi criado para profissionais com formação superior nas áreas de História, Ciências Sociais, Ciência Política, Filosofia, Educação, Comunicação Social, Direito, Economia e todos aqueles profissionais, portadores de um diploma superior, e interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o Brasil contemporâneo. Sua concepção parte das teorias, abordagens e conceitos atuais sobre o tema. Considera relevantes os aspectos históricos e culturais do Regime Militar Brasileiro; as relações de trabalho, dominação e cordialidade no Brasil republicano; as questões jurídicas e políticas que envolveram a promulgação da Constituição de 1988, o relatório da Comissão Nacional da Verdade, os processos de impeachment presidenciais e as questões da alteridade e democracia. Com isso pretende oferecer subsídios para o desenvolvimento de investigações e pesquisas com vista a melhor compreensão do Brasil-64 e suas heranças culturais.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
Analisar a política e sociedade brasileiras no período de 1964 a 2020, através de uma abordagem crítica e temática, destacando questões consideradas relevantes para a compreensão da democracia brasileira;
Construir um debate sobre as principais questões políticas, sociais e culturais da nossa história;
Analisar as heranças culturais que influenciam a maneira peculiar do brasileiro lidar com o público e o privado;
Produzir trabalhos acadêmicos que visam uma reinterpretação histórica e política do período ditatorial e de redemocratização brasileira;
Produzir, criticar e transmitir conhecimentos sobre a História do Brasil contemporâneo;
Dominar os recursos metodológicos que orientam o trabalho de investigação e a análise das relações sócio-históricas;
Discutir as novas tendências políticas e sociais no Brasil do século XXI.
Áreas de atuação do egresso:
Ensino público e particular, pesquisa acadêmica, analista político e social de meios de comunicação, administração pública e privada, gestão de documentos e arquivos, consultoria de produções históricas e culturais, produção de materiais didáticos, historiador coorporativo, órgãos de cultura e museus, curadoria educativa.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais com formação superior nas áreas de História, Ciências Sociais, Ciência Política, Filosofia, Educação, Comunicação Social, Direito, Economia e todos aqueles profissionais, portadores de um diploma superior, interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o Brasil contemporâneo.
CONTEÚDO DO CURSO
O BRASIL PRÉ-1964: A CRISE DO NACIONAL DESENVOLVIMENTISMO
O REGIME MILITAR BRASILEIRO: HISTÓRIA E MEMÓRIA
O REGIME MILITAR BRASILEIRO: AUTORITARISMO E REDEMOCRATIZAÇÃO
CINEMA, CULTURA E ARTE NO PÓS-64
A LUTA ARMADA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS
SINDICALISMOS E TRABALHISMO: A QUESTÃO AGRÁRIA E SOCIAL
AUTORITARISMOS E TRANSIÇÕES POLÍTICAS NO CONE SUL: O PAPEL DO BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E OS DIREITOS SOCIAIS
ANOS 90: CULTURA E DOMINAÇÃO
A CORRUPÇÃO NO BRASIL: 1964-2020
TENDÊNCIAS POLÍTICAS CONTEMPORÂNEAS
AS HERANÇAS DA DITADURA
METODOLOGIA DA PESQUISA HISTÓRICA
A PESQUISA HISTÓRICA NA CONTEMPORANEIDADE: TEMAS, FONTES E ARQUIVOS
A PESQUISA HISTÓRICA NA CONTEMPORANEIDADE: HISTÓRIA ORAL E PESQUISA VIRTUAL
HUMANIDADES*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Anna Flávia Arruda Lanna Barreto -
Área do Conhecimento:
Educação
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.