Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Building Information Modeling - Bim Manager

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EngenhariasEngenharias
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) - BIM Manager

O BIM (Building Information Modeling) está causando uma verdadeira revolução na indústria da construção civil no mundo. O Brasil entrou nesta nova era através da denominada ?Estratégia BIM Br?, regulamentada pelo governo federal, que objetiva a promoção de um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país. As regulamentações estão sendo definidas de forma que nos estados da federação só poderão participar de licitações de obras públicas projetos desenvolvidos em BIM seguindo diretrizes e normas previamente definidas. 

Aplicar BIM para desenvolvimento, operação, execução de obras públicas e/ou privadas significa redução de custo, sustentabilidade, agilidade, interoperabilidade e colaboração em projetos e operações na construção. De modo a preparar os profissionais para o futuro, a PUC Minas oferta seu curso de Especialização à Distância em ?Building Information Modeling - BIM MANAGER? para capacitação de profissionais do setor de AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) no uso de métodos, técnicas e ferramentas computacionais para implantação de dimensões BIM, preparando-os para uma carreira de sucesso. 

As disciplinas abordam o BIM sob aspectos gerenciais: liderança, modelagem paramétrica, gestão de processos, gestão de projetos, compliance, colaboração e integração, planejamento e controle de obras, custos, orçamentos, gestão das instalações, segurança, análise de riscos, ferramentas Lean BIM, certificação e tendências no mundo BIM. O curso visa formar o profissional Gestor BIM competente e com visão holística para atuar estrategicamente na coordenação de processos; implantação, coordenação e execução de projetos normatizados e ser capaz de desenvolver a maturidade BIM nas organizações.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

- Aplicar seus conhecimentos de Building Information Modeling ao setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) de acordo com as Estratégias BIM Br;

- Identificar as dimensões BIM mais utilizadas no mercado da AECO;

- Selecionar estrategicamente as ferramentas de modelagem BIM utilizando a compliance de projetos e liderança digital;

- Mapear processos, integrar e gerir projetos BIM colaborativos;

- Utilizar ferramentas de tomada de decisões para planejamento e controle de obras;

- Utilizar ferramentas BIM para gestão de custos e orçamentos, de instalações e de segurança;

- Gerir projetos com a filosofia Lean BIM para aumento da produtividade e melhoria contínua; e

- Coordenar a implantação, normalização, auditoria e certificação do empreendimento em BIM.

Áreas de atuação do egresso:

O egresso poderá atuar como Gestor BIM (BIM Manager) em escritórios de projetos, construtoras, indústria da construção civil, consultorias, educação, órgãos públicos e privados, treinamento e demais setores da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO).

A QUEM SE DESTINA

Arquitetos; Engenheiros Civis; Engenheiros de Produção; Engenheiros Ambientais; Engenheiros Geotécnicos; Engenheiros de Segurança; Gestores; Tecnólogos em Edificações e Logística, e demais áreas correlatas do setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). 

CONTEÚDO DO CURSO

NÚCLEO BIM

O BIM (Building Information Modeling) possui diversas aplicações de interesse no setor da AECO. A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado.  Os cursos têm disciplinas comuns que podem ser validadas nas diversas formações em BIM.

Conheça os outros cursos do Núcleo de BIM: 

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) - PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL   

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) - PROJETOS DE INFRAESTRUTURA

BUILDING INFORMATION MODELING (BIM) APLICADO A GEOTECNIA AMBIENTAL

CONTEÚDO DO CURSO

  • BIM 3D I - MODELAGEM PARAMÉTRICA

  • BIM 4D - PLANEJAMENTO DE OBRAS

  • BIM 5D - CUSTOS E ORÇAMENTOS

  • BIM 7D - GESTÃO DE FACILITIES

  • BIM 8D - GESTÃO DE RISCOS E CONTROLE DE OBRAS

  • BIM 9D - BIM LEAN

  • COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE PROJETOS BIM

  • COMPLIANCE EM PROJETOS

  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS, MODELAGEM E ANÁLISE DA INFORMAÇÃO BIM  

  • GESTÃO DE PROCESSOS BIM

  • GESTÃO DE PROJETOS BIM

  • GESTÃO E LIDERANÇA 4.0

  • INTRODUÇÃO À BUILDING INFORMATION MODELING

  • NORMALIZAÇÃO, AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO BIM

  • TÓPICOS ESPECIAIS EM BIM

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Alessandro Baghin (Mestre)

  • Carolina dos Santos Nunan (Doutora)

  • Cláudia Maria de Freitas (Mestre)   

  • Denise Aurora Neves Flores (Mestre)

  • Elke Berenice Kölln (Mestre)

  • Everaldo Bonaldo (Doutor)

  • Felipe de Souza Abreu (Doutor)

  • Francisco Sales Nunes Jr.  (Mestre)

  • Maria Aparecida Fernandes Almeida (Doutor)

  • Maria Luisa Ribeiro Antunes (Mestre)

  • Wadson Miguel Siqueira Júnior (Especialista)


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Everaldo Bonaldo - Doutor
  • Maria Aparecida Fernandes Almeida - Doutora

Área do Conhecimento:

  • Engenharia
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central