Ciência de Dados Aplicada à Saúde
Cada vez mais as empresas reconhecem a importância de conhecer formas eficientes e econômicas de aproveitar grandes quantidades de dados de saúde para gerar insights e promover ganhos tanto de qualidade quanto financeiro na prestação de serviços. Nesse sentido, este curso apresenta aos alunos conceitos e técnicas de analytics e tem um papel estratégico na formação profissional de quem almeja uma carreira que tenha algum vínculo com a área de saúde. Ele é fundamentado para estabelecer as bases de uma jornada de dados de saúde e para fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para trabalhar na área como analista de dados. Ele traz uma visão geral da gestão em saúde, as tendências na área e as possibilidades de inovação na gestão dos serviços com o uso de dados. Faz abordagem sobre os conceitos, os tipos e padrões de dados relacionados à saúde e forma de descrevê-los como modelos que organizam conceitos e facilitam a computação. Apresenta, também, toda a complexidade de trabalhar no processamento dos diferentes tipos de dados para ajudar nas decisões. Apresenta, na unidade mais extensa do curso, os conceitos e técnicas para a análise desses dados, envolvendo, por exemplo, visualização de informação, estatística e aprendizagem de máquina. O curso transcorre de forma prática envolvendo o uso de várias ferramentas analíticas, apresentação de cases, palestras e propostas de soluções para desafios apresentados por empresas parceiras do curso. Através do desenvolvimento de habilidades analíticas, técnicas, de resolução de problemas e profissionais, o aluno poderá realizar um trabalho que impacte e promova a qualidade na prestação de serviços de saúde.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
- Capacitar os alunos a utilizar técnicas de análise de dados, incluindo machine learning e deep learning, para resolver problemas na área da saúde;
- Formar profissionais capazes de implementar e gerenciar processos de governança de dados em ambientes de saúde, considerando aspectos éticos e regulatórios;
- Fornecer técnicas de preparação de dados e feature engineering para melhoramento e integração de conjuntos de dados de saúde;
- Habilitar os estudantes a processar e analisar diversos tipos de dados de saúde, incluindo imagens biomédicas e registros de saúde eletrônicos;
- Desenvolver habilidades em programação e uso de ferramentas específicas para ciência de dados, com foco em aplicações na área da saúde;
- Proporcionar uma compreensão dos métodos epidemiológicos e sua aplicação na análise de dados de saúde pública;
- Capacitar os alunos a aplicar técnicas de processamento de linguagem natural em registros de saúde;
- Promover uma compreensão crítica dos aspectos éticos, legais e humanísticos envolvidos na aplicação da ciência de dados na área da saúde;
- Capacitar os estudantes a projetar e implementar soluções de análise de dados que atendam às necessidades específicas do setor de saúde.
- Identificar e compreender as diversas perspectivas da Ciência de Dados na área da saúde;
- Compreender questões conceituais, padrões e práticas relacionadas ao tratamento de dados de saúde, bem como elaborar e executar os processos de governança e gestão de dados para garantir a qualidade dos mesmos;
- Compreender e aplicar técnicas, ferramentas e tecnologias relacionadas às soluções de Ciência de Dados e ao processo decisório na gestão em saúde;
- Projetar, desenvolver e gerenciar soluções inovadoras de ciência de dados na área de saúde;
- Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados a tratamento de dados e verificar seus impactos em projetos de analytics.
Áreas de atuação do egresso:
O especialista em Ciência de dados aplicada à saúde poderá atuar na área de saúde como Analista de dados (Data Analyst) e, também, nas mais diversas áreas que demandam conhecimentos de ciência de dados e em diversos papéis como: cientista de dados, engenheiro de IA, Gerente de projetos de Análise de dados entre outros. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI e em Healthcare.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O especialista em Ciência de Dados Aplicada à Saúde poderá atuar na área de saúde como Analista de Dados e, também, nas mais diversas áreas que demandam conhecimentos de ciência de dados e em diversos papéis como: cientista de dados, engenheiro de IA, Gerente de Projetos de Análise de Dados entre outros. Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI e em Healthcare.
PÚBLICO-ALVO
- Que atuam na área de gestão da saúde ou áreas afins;
- Que já atuam em projetos relacionados a análise e gestão de dados e que queiram complementar e aperfeiçoar seus conhecimentos na área de gestão de dados aplicados na área de saúde;
- Que atuam no mercado em projetos relacionados a inovação transformação digital.
PROGRAMA DO CURSO
COMPETÊNCIAS DISCIPLINARES
Módulo 1: Fundamentos em Ciência de Dados e Estatística
Estatística Geral - Teoria e Aplicações
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Programar em Python, utilizando suas estruturas de controle e dados para manipulação e análise eficazes;
Aplicar bibliotecas de Python para manipulação, visualização de dados e vetorização de matrizes;
Desenvolver soluções de análise de dados, aproveitando as funcionalidades avançadas de Python para ciência de dados.
Técnicas de Amostragem e Modelos de Regressão
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Aplicar diferentes técnicas e tipos de amostragem em projetos de pesquisa;
Desenvolver modelos de regressão linear simples e múltipla para análise preditiva;
Utilizar modelos lineares generalizados para análise de dados;
Executar análises de diagnóstico e validação de modelos de regressão.
Séries Temporais
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Analisar e modelar séries temporais estacionárias e não estacionárias;
Modelar e prever séries temporais utilizando modelos ARMA, ARIMA, e SARIMA;
Ajustar modelos de séries temporais não estacionárias por meio de transformações adequadas;
Avaliar estacionariedade em séries temporais;
Aplicar métodos de decomposição de séries temporais;
Utilizar modelos de tendência determinística e estocástica;
Aplicar métodos de médias móveis e alisamento exponencial;
Modelar séries temporais estacionárias e não estacionárias.
Módulo 2: Programação e Manipulação de Dados
Python para Ciência de Dados
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Programar em Python, utilizando suas estruturas de controle e dados para manipulação e análise eficazes;
Aplicar bibliotecas de Python para manipulação, visualização de dados e vetorização de matrizes;
Desenvolver soluções de análise de dados, aproveitando as funcionalidades avançadas de Python para ciência de dados.
Preparação e Integração de Dados
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Realizar processos de limpeza, transformação e enriquecimento de dados;
Executar processos ETL/ELT e integrar dados em ambientes de Data Lake;
Utilizar ferramentas específicas para projetar e desenvolver aplicações de preparação e integração de dados;
Implementar pipelines de ETL e ELT;
Projetar e desenvolver soluções de integração de dados.
Data Discovery e Analytics
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Realizar analisar exploratória de dados;
Conhecer os diferentes tipos de dados (estruturados, semiestruturados, não estruturados);
Identificar e coletar dados relevantes de diversas fontes;
Aplicar técnicas de visualização de dados para comunicar insights de forma clara e concisa;
Utilizar ferramentas de Data Discovery e Self-Service Analytics para realizar análises exploratórias de dados de forma autônoma;
Usar modelos de machine learning para aplicar em análise preditiva e prescritiva.
Módulo 3: Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial
Machine Learning Aplicada à Saúde
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender o processo de aprendizagem de máquina no contexto da saúde;
Realizar feature engineering para dados de saúde;
Aplicar técnicas de aprendizado supervisionado e não-supervisionado;
Implementar e combinar modelos de machine learning para análises robustas;
Avaliar e interpretar métricas de desempenho de modelos.
Redes Neurais e Deep Learning Aplicada à Saúde
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Entender os fundamentos de redes neurais artificiais;
Compreender arquiteturas de aprendizagem profunda;
Aplicar redes convolucionais e deep learning em problemas de saúde;
Analisar desafios éticos da aprendizagem profunda na saúde;
Implementar soluções de deep learning para diagnósticos e análises em saúde.
Módulo 4: Aplicações Específicas em Saúde
Processamento e Análise de Imagens Biomédicas
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender modalidades e características de imagens biomédicas;
Aplicar técnicas de processamento de imagens biomédicas;
Implementar modelos de machine learning para classificação e segmentação de imagens;
Realizar análise e reconstrução de imagens 3D;
Avaliar e aplicar modelos de fusão de dados e análise multimodal em projetos práticos;
Avaliar métricas de análise de imagens biomédicas;
Desenvolver projetos práticos em análise de imagens biomédicas.
Processamento de Linguagem Natural em Registros de Saúde
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender as técnicas de pré-processamento de texto em dados clínicos;
Realizar pré-processamento de texto em registros de saúde;
Aplicar técnicas de representação vetorial de texto;
Implementar reconhecimento de entidades e relações médicas;
Realizar análise de sentimento em contexto clínico;
Desenvolver aplicações práticas de PLN em saúde.
Ciência de Dados em Epidemiologia
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender fundamentos do método epidemiológico;
Analisar bases de dados públicas em saúde;
Calcular e interpretar indicadores epidemiológicos;
Avaliar validade e confiabilidade de testes diagnósticos;
Realizar estimativas de sobrevivência e prognóstico;
Delinear estudos epidemiológicos;
Estimar riscos e medidas de associação.
Módulo 5: Governança, Economia e Ética
Governança de Dados
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Analisar e contextualizar a importância da governança de dados no ambiente corporativo;
Analisar criticamente situações e problemas;
Desenvolver e implementar frameworks de governança de dados alinhados aos objetivos organizacionais;
Criar e aplicar políticas, padrões e procedimentos específicos de governança de dados;
Garantir a qualidade, segurança e confiabilidade dos dados;
Realizar avaliações de conformidade (compliance) e de risco (risk assessment) em relação à governança de dados;
Integrar conceitos de governança de dados com as exigências legais de proteção de dados;
Adaptar e inovar em práticas de governança de dados considerando a ética, agilidade e gerência de mudanças;
Comunicar-se de forma eficaz, trabalhar em equipe e adaptar-se a novas situações e desafios de GD.
Gestão e Compliance em Saúde
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender o sistema de saúde brasileiro e seus principais atores;
Entender conceitos de saúde digital e novas tecnologias;
Aplicar ciência de dados e analytics em saúde;
Liderar equipes multidisciplinares em análise de dados de saúde;
Implementar práticas de compliance e proteção de dados na saúde;
Analisar tendências emergentes na área da saúde.
Ciência de Dados na Regulação e Auditoria em Saúde
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Aplicar ferramentas de ciência de dados na auditoria em saúde;
Aplicar machine learning para detecção de fraudes e análise de compliance;
Analisar e autorizar procedimentos médicos usando advanced analytics e GenAI;
Construir indicadores clínicos e de gestão em saúde;
Analisar estudos de caso em regulação e auditoria em saúde.
Economia da Saúde e Avaliação Econômica
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Compreender conceitos básicos de economia da saúde;
Analisar modelos de financiamento e gastos em saúde;
Aplicar modelos de avaliação econômica em saúde;
Desenvolver modelos para simular intervenções e estimar custos/efeitos;
Utilizar métodos estatísticos, econométricos e de machine learning em análise de dados em saúde;
Tomar decisões baseadas em evidências econômicas e análise de dados;
Analisar políticas de saúde e alocação de recursos;
Desenvolver projetos práticos em economia da saúde.
Humanidades
Ao final da disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
Refletir sobre o papel da ética e da espiritualidade no contexto científico e tecnológico;
Avaliar os impactos sociais e humanistas do uso de dados e tecnologia;
Desenvolver uma ética profissional sólida em ambientes de trabalho colaborativos e tecnológicos.
CONTEÚDO DO CURSO
Estatística geral - teoria e aplicações
Data Discovery e Analytics
Governança de Dados
Python para Ciência de Dados
Preparação e Integração de Dados
Técnicas de Amostragem e Modelos de Regressão
Séries Temporais
Machine Learning Aplicada à Saúde
Redes Neurais e Deep Learning Aplicada à Saúde
Processamento e Análise de Imagens Biomédicas
Processamento de Linguagem Natural em Registros de Saúde
Ciência de Dados em Epidemiologia
Gestão e Compliance em Saúde
Ciência de Dados na Regulação e Auditoria em Saúde
Economia da Saúde e Avaliação Econômica
Humanidades*
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Confira as ementas AQUI.
CORPO DOCENTE
Anaile Mendes Rabelo - Mestre
Cristiano Rodrigues de Carvalho - Mestre
Cynthia Bicalho Maluf Araújo - Especialista
Gabriel Oliveira Assunção - Mestre
Geraldo José Coelho Ribeiro - Doutor
Henrique Batista da Silva - Mestre
Julienne Borges Fujii - Mestre
Leandro Figueira Lessa - Mestre
Ricardo Brito Alves - Mestre
Rodrigo Vitorino Moravia - Mestre
Sandra Cistina Martins de Mesquita - Mestre
Thaís Bebiana de Almeida Lima - Especialista
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
METODOLOGIA
Para ver a metodologia completa, clique AQUI.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;
- Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA
O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais;
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;
- adesão ao termo de matrícula.
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
IMPORTANTE
Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.
Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Migração de cursos:
Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
- 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Já ter colado grau.
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
- Geraldo José Coelho Ribeiro - Mestre
- Tadeu dos Reis Faria - Mestre
Área do Conhecimento
Tecnologias DigitaisPeríodo de Realização
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Carga Horária
Em breveInvestimento
24 x R$ 260,00
20 x R$ 312,00
15 x R$ 416,00
10 x R$ 624,00
5 x R$ 1248,00
1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00
Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).
Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
Trabalho de conclusão de curso
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.
Veja o modelo AQUI.
Benefícios
- Estude onde e quando quiser
- Tenha atendimento personalizado
- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
- Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Diploma Estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
Estágio
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.
Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
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