Ciência de Dados e Big Data


Ciência de Dados e Big Data
Área de conhecimento:
- Tecnologia da Informação
Descrição
O crescimento do mercado para as atividades de business analytics e para as tecnologias de Big Data é real e as previsões são ainda mais promissoras. Isso, por consequência, já direciona para uma demanda efetiva por novos profissionais como o Cientista de Dados que devem ter competências e habilidades para entender bem as estratégias e necessidades do negócio e gerenciar, projetar e desenvolver soluções de análise em grandes volumes de dados.
O curso é direcionado para formar esse profissional. Através de disciplinas teóricas e práticas, os alunos são conduzidos a estudar e experimentar os conceitos, vivenciando a aplicação de técnicas para desenvolvimento de projetos relacionados a Ciência de Dados e Big Data com o intuito de gerar valor para os negócios.
INVESTIMENTO
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela ? pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas ? sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas ? sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas ? sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas ? sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
PESSOA JURÍDICA COMO RESPONSÁVEL PELO PAGAMENTO DAS MENSALIDADES
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br . O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
-
Formar profissionais capazes de analisar o estado da arte de Big Data e Business Analytics com forte embasamento conceitual e prático;
-
Capacitar os participantes na análise dos problemas empresariais e a projetar, desenvolver e gerenciar projetos que demandam técnicas atuais para análise de grandes volumes de dados, de maneira a apoiar a empresa para que ela alavanque sua competitividade;
-
Mostrar a importância dos dados no âmbito da organização, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados à sua governança.
A QUEM SE DESTINA
-
Profissionais de nível superior em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;
-
Profissionais de nível superior que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de bases de dados para apoio a tomada de decisão.
NÚCLEO GESTÃO DE DADOS
A área de processamento e análise de dados é vasta e aplicável em diversos contextos. A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Gestão de Dados, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.

Para acessar a ementa do curso, clique aqui.
CONTEÚDO DO CURSO
1) Introdução à linguagem python
2) Bancos de dados relacionais e não-relacionais
3) Programação para ciência de dados
4) Integração e processamento de fluxo contínuo de dados
5) Introdução à linguagem r
6) Visualização de dados
7) Estatística geral: teoria e aplicações
8) Recuperação da informação na web e redes sociais
9) Modelos estatísticos
10) Implementação de algoritmos de Machine Learning
11) Modelagem e preparação de dados para Machine Learning
12) Machine Learning
13) Processamento paralelo e distribuído de dados
14) Redes neurais e aprendizagem profunda
15) Cultura e práticas Dataops e Mlops
Confira as ementas aqui.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÂO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Recebimento de login e senha e início das aulas:
Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.
Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 1h.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
CORPO DOCENTE
· Rodrigo Richard Gomes (Doutor)
· Henrique Batista da Silva (Mestre)
· Cláudio Lúcio do Val Lopes (Mestre)
· Cristiano Rodrigues de Carvalho (Mestre)
· Pedro Kássio Ribeiro Matos Loureiro (Mestre)
· Hugo Bastos de Paula (Doutor)
· Rodrigo Vitorino Moravia (Especialista)
· Julienne Borges Fujii (Mestre)
· Otaviano Francisco Neves (Doutor)
Coordenadores
- Rodrigo Richard Gomes - Doutor
- Tadeu dos Reis -
Informações Gerais

Requisitos tecnológicos
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
Deixe seu comentário e sua avaliação