Olá,

Ciência de Dados e Big Data

Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas

A Partir de:
R$ 290,00
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Conheça o Curso

Ciência de Dados e Big Data

O crescimento do mercado para as atividades de business analytics e para as tecnologias de Big Data é real e as previsões são ainda mais promissoras. Isso, por consequência, já direciona para uma demanda efetiva por novos profissionais como o Cientista de Dados que devem ter competências e habilidades para entender bem as estratégias e necessidades do negócio e gerenciar, projetar e desenvolver soluções de análise em grandes volumes de dados. 

O curso é direcionado para formar esse profissional. Através de disciplinas teóricas e práticas, os alunos são conduzidos a estudar e experimentar os conceitos, vivenciando a aplicação de técnicas para desenvolvimento de projetos relacionados a Ciência de Dados e Big Data com o intuito de gerar valor para os negócios. 

OBJETIVOS

  • Formar profissionais capazes de analisar o estado da arte de Big Data e Business Analytics com forte embasamento conceitual e prático;

  • Capacitar os participantes na análise dos problemas empresariais e a projetar, desenvolver e gerenciar projetos que demandam técnicas atuais para análise de grandes volumes de dados, de maneira a apoiar a empresa para que ela alavanque sua competitividade;

  • Mostrar a importância dos dados no âmbito da organização, bem como elaborar e executar o processo de garantia de qualidade dos mesmos e desenvolver os conceitos relacionados à sua governança.

    A QUEM SE DESTINA

    • Profissionais de nível superior em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

    • Profissionais de nível superior que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de bases de dados para apoio a tomada de decisão.

    CONTEÚDO DO CURSO

    NÚCLEO GESTÃO DE DADOS

    A área de processamento e análise de dados é vasta e aplicável em diversos contextos. A PUC Minas oferece uma gama de cursos voltados a perfis diferenciados de profissionais e demandas do mercado. Este curso faz parte do Núcleo de Gestão de Dados, que faz convergência entre diversas disciplinas. Cada aluno tem uma necessidade específica e o objetivo é atender a todos.

    Conheça os outros cursos do Núcleo de Gestão de Dados: 



    CONTEÚDO DO CURSO

    1) Introdução à linguagem python

    2) Bancos de dados relacionais e não-relacionais

    3) Programação para ciência de dados

    4) Integração e processamento de fluxo contínuo de dados

    5) Introdução à linguagem r

    6) Visualização de dados

    7) Estatística geral: teoria e aplicações

    8) Recuperação da informação na web e redes sociais

    9) Modelos estatísticos

    10) Implementação de algoritmos de Machine Learning

    11) Modelagem e preparação de dados para Machine Learning

    12) Machine Learning

    13) Processamento paralelo e distribuído de dados

    14) Redes neurais e aprendizagem profunda

    15) Cultura e práticas Dataops e Mlops

    16) Humanidades*

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

    Confira as ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Rodrigo Richard Gomes (Doutor)

    • Henrique Batista da Silva (Mestre)

    • Cláudio Lúcio do Val Lopes (Mestre)

    • Cristiano Rodrigues de Carvalho (Mestre)

    • Pedro Kássio Ribeiro Matos Loureiro (Mestre)

    • Hugo Bastos de Paula (Doutor)

    • Julienne Borges Fujii (Mestre)

    • Otaviano Francisco Neves (Doutor)

    • Jéssica Assunção

    • Cristiane Neri Nobre

    • Danilo Costa Marim Segura

    • Luis Enrique Zárate Galvez

    • Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio

    • Jean Carlos Alves

    METODOLOGIA

    Ambiente de aprendizagem-3.png

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

    Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

    Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

    O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

    A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
    • Documento oficial de identificação (frente e verso)

    ATENÇÃO:

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
    3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

    Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

    ACESSO AO CURSO

    Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

    Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Webcam compatível com seu sistema operacional
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

    Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

    DIPLOMA ESTRANGEIRO

    Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

    ESTÁGIO

    Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

    *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

    Coordenação
    • Rodrigo Richard Gomes - Doutor
    • Tadeu dos Reis Faria -

    Área do Conhecimento:

  • Tecnologia da Informação
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

     

    Início das aulas

    - Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

    - Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 24h.

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     
     

    Duração

    Os cursos possuem carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

    No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Comentários

      Deixa seu comentário e sua avaliação

      Deixe seu comentário e sua avaliação







      - Máximo de 512 caracteres.

      Clique para Avaliar


      • Avaliação:
      Enviar
      Faça seu login e comente.

      Cursos Visitados

      Instituições da Arquidiocese de
      Belo Horizonte