Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Ciência de Dados e Big Data

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2023 Confirmada
Confira o vídeo do curso
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Modalidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Ciência de Dados e Big Data

O crescimento do mercado para as atividades de business analytics e para as tecnologias de Big Data é real e as previsões são ainda mais promissoras. Isso, por consequência, já direciona para uma demanda efetiva por novos profissionais como o Cientista de Dados que devem ter competências e habilidades para entender bem as estratégias e necessidades do negócio e gerenciar, projetar e desenvolver soluções de análise em grandes volumes de dados. O curso é direcionado para formar esse profissional. Através de disciplinas teóricas e práticas, os alunos são conduzidos a estudar e experimentar os conceitos, vivenciando a aplicação de técnicas para desenvolvimento de projetos relacionados a Ciência de Dados e Big Data com o intuito de gerar valor para os negócios.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

  • Propor soluções em arquitetura de software para tratamento e gestão de Big Data aptas a maximizar o valor dos dados da organização fazendo, também, com que ele gere valor para o negócio do cliente;

  • Conhecer técnicas, ferramentas e tecnologias para o desenvolvimento de projetos de Ciência de Dados e Big Data;

  • Projetar soluções de análise de dados para apoiar as decisões nas organizações;

  • Identificar e discutir conceitos emergentes relacionados à Ciência de Dados e Big Data e verificar seus impactos em novos projetos.

O curso contribui para o profissional no seu trabalho diário mostrando como conduzir o entendimento do problema e como planejar e projetar a construção de uma solução para análise ou gestão de dados.

Áreas de atuação do egresso:

  • Gestor de dados: o profissional de gestão de dados irá trabalhar em projetos relacionados ao gerenciamento de dados e a infraestrutura que o suporta.

  • Engenheiro de Dados: A infraestrutura de dados precisa ser projetada e implementada. O engenheiro de dados deve definir e implantar uma arquitetura que contemple a organização dos dados e as ferramentas para possibilitar a gestão dos dados e a realização de projetos de análise de dados.

  • Data Analyst ou Cientista de Dados: Irão desenvolver projetos relacionados à análise e apresentação de dados. Isso inclui relatórios, painéis ou aplicações relacionadas a business intelligence. Além disso, eles elaboram e usam as ferramentas preditivas para análise de dados e geração de conhecimento.

  • Além disso, ele poderá atuar nos mais diversos tipos de projetos inovadores em TI.

  • Esse profissional é atualmente um dos mais valorizados no mercado de TI e tem excelente empregabilidade. As mídias especializadas têm tratado as profissões relacionadas a Big data e Ciência de Dados como as mais promissoras para os próximos anos.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior:

  • Na área de Tecnologia da Informação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação);

  • Que atuam em Inteligência de Negócios e TI, gerentes de TI, coordenadores de projetos, analistas de negócios, analistas de redes sociais e mídias e outros profissionais com interesse em tecnologias para análise de bases de dados para apoio a tomada de decisão.

CONTEÚDO DO CURSO

  • INTRODUÇÃO À LINGUAGEM PYTHON

  • BANCOS DE DADOS RELACIONAIS E NÃO RELACIONAIS

  • PROGRAMAÇÃO PARA CIÊNCIA DE DADOS

  • INTEGRAÇÃO E PROCESSAMENTO DE FLUXOS CONTÍNUO DE DADOS

  • INTRODUÇÃO À LINGUAGEM R

  • VISUALIZAÇÃO DE DADOS

  • ESTATÍSTICA GERAL - TEORIA E APLICAÇÕES

  • RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA WEB E EM REDES SOCIAIS

  • MODELOS ESTATÍSTICOS

  • MODELAGEM E PREPARAÇÃO DE DADOS PARA APRENDIZADO DE MÁQUINA

  • MACHINE LEARNING

  • PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL

  • PROCESSAMENTO PARALELO E DISTRIBUÍDO DE DADOS

  • REDES NEURAIS E DEEP LEARNING

  • CULTURA E PRÁTICAS DATAOPS E MLOPS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Bárbara Silveira Fraga - Mestre

  • Cláudio Lúcio do Val Lopes - Mestre

  • Cristiane Neri Nobre - Doutor

  • Cristiano Rodrigues de Carvalho - Mestre

  • Henrique Batista da Silva - Doutor

  • Hugo Bastos de Paula - Doutor

  • Julienne Borges Fujii - Mestre

  • Jéssica da Assunçao Almeida de Lima - Mestre

  • Luis Enrique Zárate Gálvez - Doutor

  • Pedro Kássio Ribeiro Matos Loureiro - Mestre

  • Renan Santos Mendes - Doutor

  • Rodrigo Richard Gomes - Doutor

  • Zenilton Kleber Gonçalves do Patrocínio - Doutor

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

Os cursos serão confirmados em 04/03/2024. O envio das orientações de acesso ao curso serão enviadas, para o e-mail informado no momento da inscrição, a partir do dia 08/03/2024.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rodrigo Richard Gomes - Doutor

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Confirmação dos cursos: 04/03/2024.

    Inicío das aulas dos cursos confirmados: 11/03/2024.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

    As inscrições para a Oferta 2024 terão inicio em 01/12/2023, com previsão de inicio das aulas em março/2024.

    Ressaltamos que até que ocorra a confirmação do curso e eventual processamento de matrículas, não é possível vincularmos o responsável financeiro aos boletos dos candidatos inscritos. Desse modo, reiteramos que este procedimento somente será possível a partir de abril/2024.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central