Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/Aulas Gravadas/Videoaulas

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Modalidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: GestãoGestão
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Comércio Exterior e Negócios Internacionais

 O Curso se destina a capacitar o participante a atuar na gestão de negócios internacionais. Sua proposta é oferecer uma visão completa deste mercado, que inclui: a legislação, as práticas gerenciais de importação e exportação, marketing, processo de negociação internacional e da gestão do câmbio do mercado de derivativos. Esses conhecimentos se fazem necessários ao profissional que deseja uma colocação neste mercado de trabalho cada vez mais promissor, porém mais competitivo. Estruturado de forma a desenvolver conteúdos e habilidades nas áreas de logística e suprimentos, vendas e negociação, merchandising, trade, comércio eletrônico, planejamento e controle estratégico. 

 

 

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Desenvolvimento, planejamento, organização e avaliação dos processos relacionados à exportação e à importação, ao câmbio e ao financiamento internacional, prestando serviço em empresas do segmento de comércio exterior. 

Análise dos novos fluxos de comércio/investimentos internacionais.

Áreas de atuação do egresso:

Empresas Nacionais e/ou Internacionais que visam atuar no mercado globalizado. 

 

 

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior:  

  • Em Administração de Empresas, Negócios Internacionais, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas, Tecnologia em Comércio Exterior e em diversas áreas com interesse na temática do curso. 

  • Que atuem ou desejem atuar na área de comércio exterior, economia, finanças internacionais e câmbio, logística internacional e negócios internacionais. 

  • Profissionais que ocupem posições de gerência, de chefia, de supervisão ou assistentes plenos nas áreas de marketing, produção, logística e finanças em organizações com operações no exterior ou que desejem se engajar nos negócios internacionais.  

 

 

 

CONTEÚDO DO CURSO
  • DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

  • DIREITO DO COMERCIO INTERNACIONAL

  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E COMPETITIVIDADE

  • GESTÃO DE OPERAÇÕES DE EXPORTAÇÃO

  • GESTÃO DE OPERAÇÕES DE IMPORTAÇÃO

  • GESTÃO DE PROCESSOS

  • INOVAÇÃO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

  • INTRODUÇÃO AOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

  • LEGISLAÇÃO ADUANEIRA E TRIBUTARIA DO COMERCIO EXTERIOR DO BRASIL

  • LOGÍSTICA INTERNACIONAL

  • MARKETING INTERNACIONAL

  • NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL

  • REGULAÇÃO E ACORDOS INTERNACIONAIS

  • TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL

  • TRANSPORTES INTERNACIONAIS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.

 

 

 

CORPO DOCENTE
  • Alexandre de Moura Marques (Especialista)

  • Daniela Lacerda Chaves (Mestre)

  • Eberton Ricardo Gomes (Especialista)

  • Eduardo Campos Avendanho (Mestre)

  • Fabiana Paula Moreira do Carmo Furtado (Mestre)

  • Kathleen Garcia Nascimento (Mestre)

  • Michelle Ribeiro Gravito (Especialista)

  • Ricardo Murari Bandeira (Mestre)

 

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

 

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
 

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

 

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Alexandre de Moura Marques - Mestre
  • Fabiana Paula Moreira do Carmo Furtado - Mestre

Área do Conhecimento:

  • Gestão
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

 

Início das aulas

Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br  . 

Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista. 
 
 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

 

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central