Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Aperfeiçoamento, Curta Duração e Disciplinas/EAD/Videoaulas

Como criar uma disciplina engajadora?

Inicio das aulas
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EducaçãoEducação
Duração do Curso: Curta DuraçãoCurta Duração

Como criar uma disciplina engajadora?

Seus alunos não estão participando das suas aulas? Nos encontros síncronos, eles deixam as câmeras desligadas? E na hora das provas, eles preferem esperar pelas respostas dos colegas nos grupos de mensagens a tentar fazer a atividade por conta própria? Se as suas respostas a essas questões forem afirmativas, saiba que você não está sozinho(a). 

A maioria dos alunos da educação superior não está engajada com as disciplinas que estão cursando. De um lado, eles estão superestimulados pelas tecnologias digitais, que lhes roubam boa parte do tempo e da atenção. De outro, esperam uma forma de aprendizagem que nós não somos capazes de lhes oferecer, porque nosso modelo educacional não evoluiu tão rapidamente quanto essas tecnologias e nós aprendemos a dar aula em uma época diferente, com professores tradicionais. 

Talvez você até esteja pensando que pode aumentar o engajamento dos seus alunos adotando essas tecnologias nas suas aulas como, por exemplo, criando atividades gamificadas ou realizando suas aulas no Metaverso. Na verdade, por mais que os seus vendedores tentem nos convencer disso, as tecnologias digitais não são soluções mágicas para a educação superior. Elas podem até ajudar no nosso trabalho, mas não são necessárias para criarmos disciplinas engajadoras. 

O que nós professores da educação superior precisamos fazer é apenas repensar três elementos do nosso planejamento de disciplinas: objetivos de aprendizagem, atividades e avaliação. Precisamos repensar esses elementos considerando que nós professores não somos mais os responsáveis pela transmissão de conhecimentos, mas que somos responsáveis por orientar e acompanhar nossos alunos na sua jornada de aprendizagem, isto é, na sua jornada de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Quer aprender a fazer isso? Então participe deste curso em que, por meio de 6 oficinas síncronas, você aprenderá como planejar os principais elementos de uma disciplina engajadora.  

Ao criar disciplinas engajadoras, você melhorará a sua relação com seus alunos, será reconhecido(a) como um bom(a) professor(a), reduzirá sua frustração com as fraudes nas avaliações, reduzirá seu cansaço com as atividades de ensino e assegurará que seus alunos realmente estarão preparados para o mercado de trabalho. 

Por que esperar? Se inscreva agora no nosso curso "Como criar uma disciplina engajadora". 

 

 

A QUEM SE DESTINA

Professores da educação superior

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Data e horários dos encontros:  Sextas-feiras 28/10, 04/11, 11/11, 18/11, 25/11 e 02/12 , das 10:20 às 12:00

1. MOTIVAÇÃO: Como despertar o interesse pela sua disciplina

2. ESTRUTURA: Como organizar a sua disciplina a partir das atividades

3. OBJETIVOS: Como criar objetivos de aprendizagem significativos

4. AVALIAÇÃO: Como avaliar a aprendizagem usando atividades autênticas

5. INTERAÇÃO: Como criar momentos de aprendizagem centrados na interação com os alunos

6. ACOMPANHAMENTO: Como acompanhar o engajamento dos alunos na sua disciplina

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

Coordenação
  • Marcos André Silveira Kutova -

Área do Conhecimento:

  • Educação
 

Investimento

R$ 285,00 - 3 parcelas de R$ 95,00

 

Início das aulas

28/10/2022

 

Carga Horária

12 horas síncronas

 

Acesso ao Curso

O aluno terá acesso a plataforma próximo a data de início do curso.

 

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central