Olá,

Modalidade: Curso de Curta Duração
Período: Entrada diária e contínua
Produto indisponível!
PUC Minas Virtual. Faça agora sua inscrição!

Valor referente a matrícula no curso

ver todas as formas de pagamento

Como ler e entender qualquer tipo de texto

• Ciências Humanas

Início das inscrições: 24 de setembro de 2018

Acesso ao material do curso:

* Pagamento via cartão de crédito ou débito on-line: em no máximo 1h.

* Pagamento via boleto bancário: em até 48h após a confirmação do pagamento.

SOBRE O CURSO

Este curso oferece aos participantes os conhecimentos necessários para ler e entender textos dos mais variados tipos: didáticos, científicos, poéticos, romances, entre outros.

É senso comum que nós, brasileiros, lemos pouco. E o pouco que lemos é mal compreendido. O resultado são milhares de pessoas que não conseguem sequer descrever o que acabaram de ler.

Nesse curso, são ensinadas técnicas simples e de fácil assimilação para a leitura eficaz de qualquer tipo de texto. Os participantes aprenderão como fazer leituras elementares, inspecionais e analíticas. Também aprenderão as técnicas necessárias para o tipo mais avançado de leitura, exigido em todos os cursos superiores: a leitura sintópica.

Por meio de uma abordagem muito prática e centrada nas maiores dificuldades que os brasileiros têm com a leitura, esse curso certamente contribuirá muito para que seus participantes dominem a arte de ler – e entender – qualquer texto.

AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE

- Conceituar leitura ativa e sua relação com o aprendizado;

- Identificar os níveis de leitura: elementar, inspecional, analítica e sintópica;

- Conduzir uma leitura analítica com eficiência e eficácia;

- Entender a leitura sintópica e suas aplicações;

- Conduzir uma leitura sintópica de alto nível.

Pessoas interessadas em desenvolver competências e habilidades de leitura de forma a atingir um nível acima da média de conhecimento e compreensão de textos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

– As dimensões da leitura

A leitura como aprendizado ativo; Níveis de leitura: elementar, inspecional, analítico e sintópico; A leitura como hábito.

– A leitura analítica

Classificação de textos; Identificação dos argumentos do autor; Como criticar um texto.

– A leitura sintópica

Os cinco passos da leitura sintópica; Como e quando usar a leitura sintópica; A leitura sintópica como avanço do conhecimento e da compreensão.

– Como ler – e entender – textos diversos

Textos de ficção; Biografias e outros textos de não ficção; Textos didáticos; Textos científicos.

DURAÇÃO

O curso tem duração de 5h30.

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de participação emitido pela PUC Minas.​​​​​

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

CORPO DOCENTE

Humberto Elias Garcia Lopes

Coordenadores

• Humberto Elias Garcia Lopes -

Fale com o coordenador:

Clique aqui e envie uma mensagem.