Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

Computação em Nuvem

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Confira o vídeo do curso
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Computação em Nuvem

O cenário atual exige que as empresas tenham acesso contínuo às suas aplicações, levando à demanda de investimento em soluções de alta disponibilidade. Esse investimento inicial vem acompanhado de despesas anuais de suporte e periódicas de renovação do hardware e do software necessários para suportar o ambiente. Além disso, para a realização desse trabalho é necessário o investimento em recursos humanos, treinamento e etc. Diante desse cenário, muitas empresas acabam por não implementar os requisitos mínimos esperados e isso faz com que o risco de operação da empresa seja aumentado.

Esse cenário é somente um dos argumentos explorados pelos provedores de computação em nuvem para convencer as empresas a migrarem suas aplicações para os seus ambientes, onde parte dessas preocupações não são mais responsabilidade da equipe da empresa e sim, da equipe do provedor de serviços. Aliado à isso, a possibilidade de minimização do investimento inicial e as características inerentes à computação em nuvem como por exemplo, o pagamento pelo que for usado (pay-per-use), fazem com que tal alternativa seja analisada pelas empresas.

O Curso Computação em Nuvem: Projeto, Administração e Operação fornecem, aos alunos, os principais fundamentos para que possam analisar, projetar e implementar soluções de computação em nuvem, migrar soluções on-premises (locais) para infraestrutura híbrida ou 100% cloud. Também fornece toda a base para que o aluno possa trabalhar com os aspectos de segurança, manutenção e administração de arquiteturas de nuvem.

Os aspectos como escalabilidade, novas funcionalidades e integração com Arquiteturas SaaS, PaaS e IaaS são abordadas em profundidade, bem como cultura DevOps, criação de ambientes de desenvolvimento, Internet das Coisas e tópicos avançados em Computação em Nuvem, como arquiteturas Serverless e Edge.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

Projetar, Administrar e Operar sistemas computacionais em nuvem e híbridos. Analisar e alterar a escalabilidade das redes em nuvem e edge. Implementar e monitorar requisitos de segurança em nuvem. Atuar em conjunto com profissionais de desenvolvimento de software provendo a infraestrutura em nuvem necessária.

Áreas de atuação do egresso:

- Arquiteto de Computação em Nuvem

- Analista de Confiabilidade de Sistemas (SRE)

- Administrador e suporte de Infraestrutura em Nuvem

- Consultor de Computação em Nuvem

- Gestor de Serviços em Nuvem

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior na área de informática que desejam conhecer os conceitos e opções de utilização de computação em nuvem para as organizações que estejam investigando essa opção. Gestores de TI, administradores de servidores, profissionais de infraestrutura de redes e data center, arquitetos de soluções em tecnologia da informação também podem tirar proveito desse curso para suportar planos de negócio de migração de aplicações para provedores de computação em nuvem.

CONTEÚDO DO CURSO

  • ADMINISTRAÇÃO DE CAMADA DE SERVIDORES

  • ADMINISTRAÇÃO DE PLATAFORMA COMO SERVIÇO - PAAS

  • ARQUITETURA DE INFRAESTRUTURA E COMPUTAÇÃO EM NUVEM

  • ARQUITETURA DE SOLUÇÕES EM NUVEM

  • COMPUTAÇÃO EM NUVEM AVANÇADA

  • CULTURA E PRÁTICAS DEVSECOPS

  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS

  • GESTÃO DE CONECTIVIDADE EM NUVEM

  • GESTÃO DE SEGURANÇA APLICADA EM NUVEM

  • GESTÃO DE SERVIÇOS EM TI

  • INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES EM NUVEM

  • IOT: INFRAESTRUTURA, SEGURANÇA E MONITORAMENTO

  • MONITORAMENTO E OPERAÇÃO DE AMBIENTES EM NUVEM

  • PLATAFORMA DE SOFTWARE COMO SERVIÇO - SAAS

  • TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS

  • HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementas AQUI.

CORPO DOCENTE

  • Andre Luis de Castro Magalhães - Especialista

  • Augusto Nogueira Zadra - Mestre

  • Fabrício Pires Vasconcelos - Mestre

  • Ilo Amy Saldanha Rivero - Mestre

  • Isabella de Araujo Fonseca Campos - Especialista

  • Tiago Henrique Belotte - Mestre


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Ilo Amy Saldanha Rivero - Mestre
  • Rafael Kelles Vieira Lage -
  • Marco Antônio da Silva Barbosa -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central