Página inicial/Especialização/Aulas Gravadas/Videoaulas

    Comunicação e Marketing

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Gestão/Marketing
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)

    Comunicação e Marketing

    O curso de especialização em MBA em Comunicação e Marketing foi idealizado a partir da constatação de que o mercado atual, marcado pela globalização, mobilidade, conectividade, convergência tecnológica, escassez e esgotamento de recursos renováveis, está demandando, cada vez mais, profissionais capazes de integrar os saberes da Comunicação e do Marketing, seja para atuar em corporações de grande e médio porte, seja para gerenciar empresas fornecedoras de projetos e serviços criativos.  Criar e revisar modelos de negócios; formular, transformar e implementar, com êxito, produtos e projetos inovadores; gerir interações com clientes que vêm se tornando cada vez mais críticos, volúveis e interconectados, são apenas alguns dos desafios que se colocam para estes profissionais. Cabe a eles, também, saber aproveitar as oportunidades desse ambiente de ampla midiatização para criar canais de mídia própria para as marcas, fazendo circular conteúdos que carreguem os valores das marcas. Para tanto, deverão ser capazes de aliar estudos e práticas sobre identidade de marca; conteúdo editorial corporativo (branded content) e alinhamento de voz de marca (brand voice) em diferentes espaços de distribuição de conteúdo de marca, em especial no ambiente online (mídias sociais, blogs, portais, sites, app e mobile). Formar estes profissionais, com visão estratégica e competências transdisciplinares, é a tarefa que nos propusemos a realizar. 

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     


    OBJETIVOS

    Competências a serem desenvolvidas:

    O curso se propõe a:    

    • Formar profissionais capazes de compreender o mercado e considerá-lo na criação e acompanhamento de políticas de comunicação, marketing, captação, retenção e fidelização de clientes voltadas para resultados empresariais; 

    •  Desenvolver visão estratégica objetivando orientar a empresa para o mercado, tendo como marca a inovação e a capacidade de mobilização dos stakeholders estratégicos no sentido de alcançá-la;

    •  Promover o pensamento sistêmico; a compreensão das empresas estruturadas em rede e as implicações da convergência tecnológica, inclusive em termos da necessidade de revisão dos modelos de negócios vigentes até o momento e da emergência de novas linguagens e formas de interação, principalmente em ambientes digitais;   

    • Formar líderes transformadores, capazes de elevar a competitividade das organizações, hoje inseridas em um mercado cada vez mais globalizado e com consumidores e sociedade cada vez mais críticos e exigentes;    

    • Capacitar profissionais no sentido de promover o alinhamento das diferentes linguagens usadas pelas marcas nos ambientes digitais e tradicionais, reduzindo o impacto da "fragmentação" na fala resultante da presença em múltiplos espaços midiáticos (pagos, próprios e conquistados);    

    • Desenvolver profissionais que conjuguem estratégias de atratividade e visibilidade a elementos da prática editorial, desenvolvendo competências específicas para a compreensão dos atributos relevância e coerência, no âmbito da construção do discurso das marcas;   

    • Formar profissionais capazes de agir de forma dinâmica e responsiva, dentro de um paradigma dialógico, reconstruindo a imagem da marca a partir das várias interações com as pessoas nos ambientes midiáticos próprios e também nos que não são controlados pelas marcas (capacidades de monitoramento, reflexão e ação de resposta) 

    • Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a adoção de uma postura ativa na busca de soluções efetivas e inovadoras para os desafios que ora se apresentam às organizações .

    Áreas de atuação do egresso:

    Podem atuar como gestores nos setores de planejamento, comunicação, marketing, vendas, gestão da marca e áreas afins de empresas pequenas, médias e grandes, empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

    PÚBLICO-ALVO

    Podem atuar como gestores nos setores de planejamento, comunicação, marketing, vendas, gestão da marca e áreas afins de empresas pequenas, médias e grandes, empresas de mídia, agências de publicidade, escritórios de design, empresas de comunicação e marketing digital, produtoras de audiovisual, consultorias de branding, assessorias de imprensa e relações públicas, produtoras de eventos, assim como empresas de médio e grande porte, que possuem ou desejam implantar departamentos de comunicação e marketing.

    PROGRAMA DO CURSO

    • BRANDING

    • COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: CORPORATE AFFAIRS

    • CONSUMO, CULTURA E DIVERSIDADE

    • COSTUMER CENTRICITY

    • DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

    • DESIGN E BRAND IDENTITY

    • DESIGN THINKING: DESENVOLVIMENTO CRIATIVO

    • INOVAÇÃO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

    • MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING

    • MARKETING DIGITAL: FERRAMENTAS E MÉTRICAS

    • MERCADOS, CONCORRÊNCIA E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

    • METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PROJETO EMPRESARIAL

    • NARRATIVAS AUDIOVISUAIS EM AMBIENTES DIGITAIS

    • TRANSMEDIA, STORYTELLING E BRAND VOICE

    • VAREJO PHYGITAL

    • HUMANIDADES *

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

    Confira as ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Adriana Gonçalves Miranda (Mestre)

    • Alysson Lisboa Neves (Mestre)

    • Ana Carolina Almeida Souza (Mestre)

    • Breno Giordane dos Santos Costa (Doutor)

    • Cristiana de Mello Castro Giroletti (Mestre)

    • Ettore Stefani de Medeiros (Doutor)

    • Fernanda Alves Ramos Cabral (Mestre)

    • Fernanda de Faria Medeiros (Doutora)

    • Luciana Andrade Gomes Bicalho

    • Marcelo de Rezende Pinto (Especialista)

    • Mayara Lucio Farche (Especialista)

    • Sabrina Silvana Mendes da Silva (Especialista)

    • Vitor Bedeti Gomes (Especialista)

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA


    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.


    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.


    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.


    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Alysson Lisboa Neves - Mestre
    • Fernanda Alves Ramos Cabral - Mestre

    Área do Conhecimento

    Comunicação | Gestão
     

    Período de Realização

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central