Comunicação Estratégica nas Organizações
Características
Comunicação Estratégica nas Organizações
Área de conhecimento:
- Comunicação
Descrição
Oferta do curso suspensa.
O curso a distância de Pós-graduação lato sensu Comunicação Estratégica nas Organizações vai ao encontro da permanente exigência de que o profissional do campo da comunicação organizacional atualize seus conhecimentos, qualificando-se para os desafios que se reinventam cotidianamente. Nesse sentido, o curso compõe de uma equilibrada oferta de disciplinas e atividades que, por um lado, busca ampliar e aprofundar conhecimentos que beneficiarão o pós-graduando em termos de melhores condições de compreensão e enfrentamento dos desafios e complexidades do mundo contemporâneo. Por outro lado, o aluno ver-se-á diante da possibilidade de problematizar e refletir sobre suas práticas profissionais ao partilhar com colegas de turma exercícios, simulações e trocas de experiências em torno de diagnósticos, enfrentamentos de crises, planejamentos em comunicação e estratégias de relacionamento com os diversos públicos com os quais atua em seu trabalho.
Assim, sem perder de vista as novas demandas do mercado de trabalho e do frenético dinamismo das práticas do campo da comunicação organizacional, o curso Comunicação Estratégica nas Organizações institui-se sobre três eixos: teórico-conceitual, profissionalizante e de estratégias de gestão.
O objetivo do curso, por meio dos três eixos, é oportunizar uma articulação que enseja oportunizar ao aluno um percurso fundamentado numa qualificada e atualizada bibliografia; a articulação de conceitos e noções que substanciam os estudos contemporâneos da comunicação organizacional e a possibilidade de constituir práticas reflexivas sobre sua vida profissional.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.
OBJETIVOS
- Oferecer aos participantes conhecimentos acerca das novas demandas do mercado de trabalho e do frenético dinamismo das práticas do campo da comunicação organizacional;
- Possibilitar a atualização do profissional do campo da comunicação organizacional e sua qualificação diante dos desafios da área;
- Proporcionar arcabouço teórico-conceitual, profissionalizante e de estratégias de gestão para o aluno problematizar e refletir sobre as práticas profissionais no que diz respeito a diagnósticos, enfrentamentos de crises, planejamentos em comunicação e estratégias de relacionamento com os diversos públicos com os quais atua em seu trabalho.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a profissionais com formação superior na área de Comunicação (Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda) ou em áreas afins, que atuam ou desejam atuar no setor de comunicação organizacional.
CONTEÚDO DO CURSO
1 - Dispositivos Interacionais no Contexto das Organizações
2 - Interações: Perspectivas Teórico-Metodológicas
3 - Discurso e Sentido nas Organizações: Enquadramentos
4 - Imagem e Reputação na Gestão Organizacional
5 - Cultura Digital e Redes Sociais nas Organizações
6 - Comunicação Interna
7 - Novos Paradigmas do Ambiente Jornalístico
8 - Relacionamento Estratégico com Públicos de Interesse
9 - Formação da Opinião Pública
10 - Planejamento em Comunicação no Contexto das Organizações
11 - Gestão de Marca, Expressividade e Sensorialidade
12 - Processos Integrados em Comunicação
Confira as ementas aqui.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Oferta do curso suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30 dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
OBSERVAÇÃO
- Adelina Martins de La Fuente (Mestre)
- Aléssia Franco Gonçalves (Mestre)
- Bruna Raquel de Oliveira Santos Vida (Mestre)
- Caio Cesar Giannini Oliveira (Doutor)
- Ellen Joyce Marques Barros (Mestre)
- Erika Lacerda Bueno (Mestre)
- Ivone de Lourdes Oliveira (Doutora)
- Júlio César Machado Pinto (Doutor)
- Mozahir Salomão Bruck (Doutor)
- Rennan Vilar Guimaraes Castro Antunes (Mestre)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
- Mozahir Salomão Bruck -
Informações Gerais

Requisitos tecnológicos
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
Deixe seu comentário e sua avaliação