Formar, aprofundar e incentivar para a compreensão e conhecimento da comunicação na Igreja Católica, favorecendo a criação e estruturação da Pastoral da Comunicação nas (Arqui)Dioceses, compreendendo as estruturas e novos meios da comunicação no ambiente virtual, realidade esta tão necessária e marcante no contexto atual da Igreja, sobretudo em tempos de pós-pandemia.
1. Proporcionar aos alunos maior conhecimento, vivência e experiência de partilha da comunicação humana e pastoral.
2. Favorecer o crescimento pessoal, também profissional, dos participantes e o seu serviço pastoral nas comunidades eclesiais.
3. Oferecer conhecimento teórico e prático das linguagens, dos instrumentos, dos meios e modelos de comunicação.
4. Estimular a reprodução dos conhecimentos adquiridos durante o curso junto às equipes de Pastoral da Comunicação nas comunidades e paróquias.
5. Oferecer às comunidades (paróquias e dioceses) condições de aprimorar a formação de seus agentes, contribuindo para o eixo “Formação” como pede o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.
A quem se destina
Agentes da Pastoral da Comunicação das (Arqui)Dioceses do Brasil, agentes de pastoral em geral, interessados na relação comunicação/religião, comunicação humana, lideranças, interessados em gestão de mídias sociais digitais.
Duração
Carga horária total: 60 horas
Carga horária em videoaulas:
4h/aula para cada oficina, totalizando cada módulo com 20hs.
Total de módulos: 3
Investimento
R$ 50,00
Certificação
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de participação emitido pela PUC Minas.
Conteúdo Programático
MÓDULO 1:IGREJA E COMUNICAÇÃO
Oficinas:
Tema:
Quem irá conduzir:
Oficina 1
História da Comunicação na Igreja
Pe. Leandro Pinheiro
Oficina 2
Comunicação e Espiritualidade
Marcus Tullius
Oficina 3
Comunicação e Evangelização
Janaína Gonçalves
Oficina 4
Comunicação a Serviço da Pastoral
Janaína Gonçalves
Oficina 5
Diálogo Pastoral Ecumênico
Edward Guimarães
MÓDULO 2:LINGUAGENS E PRÁTICAS
Oficinas:
Tema:
Quem irá conduzir:
Oficina 1
Rádio e Podcast
Clara Costa (LAB. Rádio)
Oficina 2
Produção de Vídeos
Ana Carolina Amaral (e-motion)
Oficina 3
Fotografia
Camilla Moreira
Oficina 4
Lidando com as Redes Sociais
Fabiano Faccini
Oficina 5
Redação para ambientes digitais
Verônica Costa
MÓDULO 3:COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO
Oficinas:
Tema:
Quem irá conduzir:
Oficina 1
Comunicação e Relacionamento
Adelina Martins
Oficina 2
Assessoria de Comunicação
Márcia Marques
Oficina 3
Comunicação e Mobilização
Vinícius Borges
Oficina 4
Comunicação e Engajamento Digital
Igor Cardozo
Oficina 5
Eventos Híbridos e On-line: Planejamento, Organização, Plataformas e Transmissão
Vinícius Rangel
Corpo Docente
Pe. Leandro Pinheiro
Marcus Tullius
Janaína Gonçalves
Edward Guimarães
Clara Costa
Ana Carolina Amaral
Camilla Moreira
Fabiano Faccini
Verônica Costa
Adelina Martins
Márcia Marques
Vinícius Borges
Igor Cardozo
Vinícius Rangel
Coordenador(es):
Janaína Gonçalves -
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.