Construção e operação de fossas sépticas: relevância e aspectos práticos

Curta Duração EAD
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: Engenharias e ArquiteturaEngenharias e Arquitetura
Duração do Curso: 12 Meses de acesso (Curta Duração)12 Meses de acesso (Curta Duração)

Construção e operação de fossas sépticas: relevância e aspectos práticos

O curso de extensão tem o objetivo de proporcionar ao aluno o conhecimento dos principais fundamentos relacionados à construção e operação de fossas sépticas, notadamente os aspectos práticos e relevância da alternativa. Ao final do curso de extensão, os discentes serão capazes de entender melhor a geração de esgotos, quantitativa e qualitativamente, bem como dimensionar e instalar uma fossa séptica considerando os pressupostos técnicos adequados.

O público-alvo é aquele que deseja ser capaz de dimensionar, instalar e operar adequadamente uma fossa séptica, que é uma solução individual adequada para o saneamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conteúdo Programático:

1- Esgotos: estudo quantitativo e qualitativo

2- Alternativas adequadas para esgotamento sanitário: soluções individuais e comunitárias

3- A fossa séptica: aspectos teóricos e práticos

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

• Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

• Raquel Sampaio Jacob -

Área do Conhecimento:

Início das aulas

22/08/2022

Acesso ao Curso

O aluno terá acesso a plataforma próximo a data de início do curso.

Certificação

Ao final do Curso de Extensão, o aluno receberá um certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas/Proex (Pró-Reitoria de Extensão).