Página inicial/A Distância/Curta Duração/Educação e Letras

Construindo a curricularização da extensão universitária

Curso de Curta Duração EAD

Descrição

​Este curso tem uma carga horária total de 9 horas. Sendo 5 horas de material gravado (assíncrono), com acesso a partir da primeira aula; e 4 horas/aulas remotas ao vivo, nos dias 3 e 24 de fevereiro de 2021.

Período:

3 de fevereiro de 2021, das 19h às 21h (aula síncrona, com presença das professoras)

24 de fevereiro de 2021, das 19h às 21h (aula síncrona, com presença das professoras)

A partir da primeira aula será disponibilizado 5 horas de material assíncrono, que ficará disponível por 1 ano.

Sobre o Curso:

A resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e apresenta um item importante sobre a previsão institucional e o cumprimento de, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação para as atividades de Extensão. A PUC Minas possui grande experiência e expertise nesse assunto e vem sendo considerada vanguardista no processo de curricularização da Extensão Universitária. Acreditamos que um curso com o objetivo de capacitar gestores e professores de IES sobre curricularização da Extensão Universitária poderá auxiliar a fortalecê-la em todo o País.

Conteúdo Programático:

UNIDADE 1 – O que é Extensão Universitária?

EMENTA: Histórico da Extensão Universitária; conceitos, diretrizes e princípios da Extensão Universitária; Política Nacional de Extensão Universitária.

Bibliografia:

1. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Política Nacional de Extensão Universitária, Manaus, 2012.
2. Moacir Gadotti, Extensão Universitária: Para quê? Disponível em https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extensão_Universitária_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf.
3. Luiz Síveres (Organizador), A Extensão Universitária como um princípio de aprendizagem — Brasília: Liber Livro, 2013.272 p. ISBN: 978-85-7963-089-7.

UNIDADE 2 – Curricularização da Extensão Universitária – considerações e normativas

EMENTA: Por que curricularizar a Extensão Universitária; como implementar a curricularização da Extensão Universitária, Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

Bibliografia:

1. Moacir Gadotti, Extensão Universitária: Para quê? Disponível em https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extensão_Universitária_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf.
2. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, DOU no 243, 19.12.2018, Seção 1, p. 49 e 50.
3. Márcia Colamarco Ferreira Resende, Lucimar Magalhães de Albuquerque, Tatiane dos Reis Moreira, Brenda Kelly Nunes de Oliveira Borges, A Curricularização das Práticas de Extensão na PUC Minas, Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, v. 1 n. 2 (2017).
4. Ev'Ângela Batista Rodrigues de Barros, Lucimar Magalhães de Albuquerque, Márcia Colamarco Ferreira Resende (Organizadoras). Ressignificando a Relação Teoria e Prática [recurso eletrônico]: reflexões sobre as práticas curriculares de Extensão da PUC Minas. Belo Horizonte: PUC Minas, 2019. E-book (320 p.: il.) ISBN: 978-85-8239-098-6.

UNIDADE 3 - Curricularização da Extensão Universitária – avaliação

EMENTA: Avaliação e Extensão; como avaliar a Extensão Universitária; indicadores de avaliação; contribuições da Extensão para a avaliação do curso perante o instrumento do SINAES.

Bibliografia:

1. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, DOU no 243, 19.12.2018, Seção 1, p. 49 e 50.
2. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Organização: Maria das Dores Pimentel Nogueira; textos: Sonia Regina Mendes dos Santos ... [et al.] – Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013.
3. Manoel Maximiniano Junior (Organizador), Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária – Campina Grande – PB: EDUFCG, 2017. 60p. ISBN 078-85-8001-199-9.
4. Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância: reconhecimento renovação de reconhecimento. Brasília-DF outubro/2017.

A quem se destina:

Gestores e professores de instituições de ensino superior.

Duração:

9 horas (5 horas assíncronas e 4 horas síncronas)

Investimento:

R$ 120,00.

Certificação:

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado digital de participação emitido pela PUC Minas/Proex (Pró-reitoria de Extensão).

Acesso ao Curso de Extensão:

O aluno terá acesso ao conteúdo assíncrono do Curso de Extensão durante 1 (um) ano, a contar a partir do seu primeiro acesso.

Área de conhecimento:

• Educação