Página inicial/Especialização/Online ao Vivo

    Consumer Insights e Marketing Research

    Pós Online ao vivo - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

    Carregando...
    Características:
    Área: Gestão/Marketing
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
     

    A área de consumer insights e marketing research tem crescido significativamente e se apresenta como um campo de atuação profissional em franca expansão. Aos profissionais da área são exigidos conhecimentos e competências transversais a diferentes campos do conhecimento, tais como administração, marketing, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e metodologias ágeis de detecção e resolução de problemas. A proposta do curso envolve a formação e atualização de profissionais que tenham repertório para mapear e compreender os fenômenos de consumo, bem como estabelecer a conexão entre as exigências e expectativas dos consumidores e as práticas gerenciais das organizações que almejam se orientar para o mercado. Além de um corpo docente que reúne profissionais de destaque com sólida formação acadêmica, o curso foi projetado para favorecer a aplicação prática e a formação de profissionais aptos para atuar no mercado. Esteja apto(a) a analisar mercados e levantar insights estratégicos para a sua empresa. Consumer Insights e Marketing Research é no IEC/PUC-Minas!

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    Desenvolver e aperfeiçoar as competências de pesquisa de mercado e levantamento de dados sobre os comportamentos, as expectativas e as exigências dos consumidores, de modo a orientar as organizações centradas no cliente, desenvolver diferenciais competitivos estratégicos, processos de inovação assertivos e relacionamentos duradouros com seus clientes.

     

    Competências a serem desenvolvidas

    • No campo da pesquisa de mercado os alunos irão desenvolver as seguintes competências:

    • Planejamento de projetos de pesquisa complexos e determinação dos métodos e técnicas mais adequados para cada situação;

    • Elaboração de instrumentos de pesquisa tais como questionários e roteiros de entrevistas;

    • Análise de dados e elaboração de relatórios descritivos, analíticos e propositivos com sugestões estratégicas.

    • No campo do comportamento dos consumidores os alunos irão desenvolver as seguintes competências:

    • Determinação do perfil de público-alvo e das buyer personas com maior probabilidade de aceitação de empresas, marcas e produtos;

    • Compreensão do processo de decisão de compra e dos elementos que influenciam as escolhas dos consumidores finais e organizacionais;

    • Mapeamento das crenças, atitudes e intenções dos consumidores, bem como dos seus hábitos de mídia, busca e processamento de informações.

    • Já no que se refere às organizações, o curso auxiliará os alunos a desenvolverem competências de:

    • Análise de mercado e planejamento estratégico;

    • Gerenciamento de programas de inovação;

    • Avaliação de determinação de modelos de negócios para startups e novos empreendimentos;

    • Desenvolvimento de programas de inteligência estratégica, relacionamento e monitoramento do sucesso dos clientes.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    Ao final desta especialização os alunos estarão aptos para atuar nas áreas de Consumer Insights e de Pesquisa de Mercado. Além disto o curso é indicado para profissionais que exercem cargos táticos ou estratégicos nas áreas de marketing. O curso promove conhecimentos que auxiliarão os egressos a desenvolverem suas carreiras nas áreas de branding, UX research, inovação, análise de tendências, planejamento de marketing e inteligência estratégica. O curso permite a aquisição de conhecimentos relevantes para profissionais que atuam com startups, economia criativa, modelos de negócios disruptivos seja no papel de empreendedor, mentor ou consultor. Além disto, profissionais que atuam em agência de comunicação estarão mais bem capacitados para atuar nas áreas de pesquisa e planejamento. O curso também se destina aos profissionais que atuam com estratégias comerciais e nas áreas de vendas, relacionamento e sucesso do cliente.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em: Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia ou Ciências Sociais, ou que atuam nas diversas áreas que se relacionam com a gestão estratégica e a inteligência de negócios em empresas privadas e organizações públicas e do terceiro setor.

    PROGRAMA DO CURSO

    MÓDULO ONLINE? (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso). (*):

    • Sistema de Informação de Marketing e Inteligência Estratégica de Mercado

    • Pesquisa de Mercado: abordagem quantitativa

    • Pesquisa de Mercado: abordagem qualitativa

    • Fundamentos de Marketing e Segmentação de Mercado

    • Modelagem de Negócios e Estratégias Empresariais

    • Jornada do Consumidor e Processo de Decisão de Compra

    • Gestão da Inovação

    • Métricas de Marketing

    • UX Design e UX Research

    • Etnografia e Pesquisa de Tendências

    • Design Thinking e Metodologias Ágeis

    • Psicologia e Sociologia do Consumo

    • Marketing Digital, Consumo On-line e Social Listening

    • Estudo de Caso: análises de comportamentos de consumo

    • Tópicos Especiais em Pesquisa de Mercado

    • Análise de Dados Quantitativos: estatística aplicada

    • Análise de Dados Qualitativos: análises de conteúdo, discurso e semiótica

    • Humanidades 

    CORPO DOCENTE

    • Bernardo Guimarães Praxedes de Araújo - Mestre

    • Bruno Medeiros Ássimos - Doutor

    • Edson Alves de Oliveira - Doutor

    • Fernando Giberti - Mestre

    • Frederico Augusto Albuquerque de Andrade - Especialista

    • Iara Lima Vianna Quintão - Mestre

    • Ikaro Daniel de Carvalho Barreto - Doutor

    • Leandro Peters Heringer - Doutor

    • Lucas Caetano Pereira de Oliveira - Mestre

    • Marcella Trinchero Naves - Especialista

    • Matheus Lemos de Andrade - Doutor

    • Ramon Silva Leite - Doutor

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Matheus Lemos de Andrade - Doutor

    Área do Conhecimento

    Administração
     

    Período de Realização

    Início: 07/04/2025
    Previsão de término: 10/06/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.

     

    Investimento

    24 x R$ 492,00

    18 x R$ 643,00

    6 x R$ 1.847,00

    À vista R$ 10.879,00

     
    Erro: Não foi possível encontrar a tabela 0.

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central