A área de consumer insights e marketing research tem crescido significativamente e se apresenta como um campo de atuação profissional em franca expansão. Aos profissionais da área são exigidos conhecimentos e competências transversais a diferentes campos do conhecimento, tais como administração, marketing, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado e metodologias ágeis de detecção e resolução de problemas. A proposta do curso envolve a formação e atualização de profissionais que tenham repertório para mapear e compreender os fenômenos de consumo, bem como estabelecer a conexão entre as exigências e expectativas dos consumidores e as práticas gerenciais das organizações que almejam se orientar para o mercado. Além de um corpo docente que reúne profissionais de destaque com sólida formação acadêmica, o curso foi projetado para favorecer a aplicação prática e a formação de profissionais aptos para atuar no mercado. Esteja apto(a) a analisar mercados e levantar insights estratégicos para a sua empresa. Consumer Insights e Marketing Research é no IEC/PUC-Minas!
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
Desenvolver e aperfeiçoar as competências de pesquisa de mercado e levantamento de dados sobre os comportamentos, as expectativas e as exigências dos consumidores, de modo a orientar as organizações centradas no cliente, desenvolver diferenciais competitivos estratégicos, processos de inovação assertivos e relacionamentos duradouros com seus clientes.
Competências a serem desenvolvidas
No campo da pesquisa de mercado os alunos irão desenvolver as seguintes competências:
Planejamento de projetos de pesquisa complexos e determinação dos métodos e técnicas mais adequados para cada situação;
Elaboração de instrumentos de pesquisa tais como questionários e roteiros de entrevistas;
Análise de dados e elaboração de relatórios descritivos, analíticos e propositivos com sugestões estratégicas.
No campo do comportamento dos consumidores os alunos irão desenvolver as seguintes competências:
Determinação do perfil de público-alvo e das buyer personas com maior probabilidade de aceitação de empresas, marcas e produtos;
Compreensão do processo de decisão de compra e dos elementos que influenciam as escolhas dos consumidores finais e organizacionais;
Mapeamento das crenças, atitudes e intenções dos consumidores, bem como dos seus hábitos de mídia, busca e processamento de informações.
Já no que se refere às organizações, o curso auxiliará os alunos a desenvolverem competências de:
Análise de mercado e planejamento estratégico;
Gerenciamento de programas de inovação;
Avaliação de determinação de modelos de negócios para startups e novos empreendimentos;
Desenvolvimento de programas de inteligência estratégica, relacionamento e monitoramento do sucesso dos clientes.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Ao final desta especialização os alunos estarão aptos para atuar nas áreas de Consumer Insights e de Pesquisa de Mercado. Além disto o curso é indicado para profissionais que exercem cargos táticos ou estratégicos nas áreas de marketing. O curso promove conhecimentos que auxiliarão os egressos a desenvolverem suas carreiras nas áreas de branding, UX research, inovação, análise de tendências, planejamento de marketing e inteligência estratégica. O curso permite a aquisição de conhecimentos relevantes para profissionais que atuam com startups, economia criativa, modelos de negócios disruptivos seja no papel de empreendedor, mentor ou consultor. Além disto, profissionais que atuam em agência de comunicação estarão mais bem capacitados para atuar nas áreas de pesquisa e planejamento. O curso também se destina aos profissionais que atuam com estratégias comerciais e nas áreas de vendas, relacionamento e sucesso do cliente.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia ou Ciências Sociais, ou que atuam nas diversas áreas que se relacionam com a gestão estratégica e a inteligência de negócios em empresas privadas e organizações públicas e do terceiro setor.
PROGRAMA DO CURSO
MÓDULO ONLINE? (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso). (*):
Sistema de Informação de Marketing e Inteligência Estratégica de Mercado
Pesquisa de Mercado: abordagem quantitativa
Pesquisa de Mercado: abordagem qualitativa
Fundamentos de Marketing e Segmentação de Mercado
Modelagem de Negócios e Estratégias Empresariais
Jornada do Consumidor e Processo de Decisão de Compra
Gestão da Inovação
Métricas de Marketing
UX Design e UX Research
Etnografia e Pesquisa de Tendências
Design Thinking e Metodologias Ágeis
Psicologia e Sociologia do Consumo
Marketing Digital, Consumo On-line e Social Listening
Estudo de Caso: análises de comportamentos de consumo
Tópicos Especiais em Pesquisa de Mercado
Análise de Dados Quantitativos: estatística aplicada
Análise de Dados Qualitativos: análises de conteúdo, discurso e semiótica
Humanidades
CORPO DOCENTE
Bernardo Guimarães Praxedes de Araújo - Mestre
Bruno Medeiros Ássimos - Doutor
Edson Alves de Oliveira - Doutor
Fernando Giberti - Mestre
Frederico Augusto Albuquerque de Andrade - Especialista
Iara Lima Vianna Quintão - Mestre
Ikaro Daniel de Carvalho Barreto - Doutor
Leandro Peters Heringer - Doutor
Lucas Caetano Pereira de Oliveira - Mestre
Marcella Trinchero Naves - Especialista
Matheus Lemos de Andrade - Doutor
Ramon Silva Leite - Doutor
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Matheus Lemos de Andrade - Doutor
Área do Conhecimento
AdministraçãoPeríodo de Realização
Início: 07/04/2025Previsão de término: 10/06/2026
Carga Horária
432 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 492,00
18 x R$ 643,00
6 x R$ 1.847,00
À vista R$ 10.879,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
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