O curso de Criminologia Empresarial, de curta duração, consiste em curso assíncrono, que abrange conceitos fundamentais do discurso punitivo, a noção e conhecimento critico das escolas criminológicas e princiapsi teorias. Tal conhecimento visa desconstruir o discurso punitivo fundado da dogmática penal, reconhecer as características principais da criminalidade empresarial e da fenomenologia da corrupção.
Contexto mercadológico
O estudo da Criminologia tem crescido cada vez mais. O estudo do crime, do criminoso e de todos os aspectos intrínsecos e extrínsecos possibilita uma compreensão do crime em si, questões relacionadas à política criminal e efetividades de medidas para segurança pública, ainda, pela sua relação com o Direito e pela necessidade da identificação criminal, no local e características do crime e criminoso. A disciplina é tema obrigatório em concursos públicos, possibilita ao aluno uma visão ampla e crítica, bem como prepara profissionais como bacharéis em Direito, em Ciências Sociais e Políticas, policiais, peritos.
Em 2020, de acordo com os dados publicados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SINESP), foram registrados mais de 7600 homicídios dolosos no Brasil e mais de 354 mil ocorrências relacionadas a furto e roubo de veículos. Com isso, fica claro que o fenômeno criminal é relevante para o cenário brasileiro e essa razão demonstra a importância e necessidade do profissional de Criminologia para realizar os estudos e viabilizar políticas que permitam alterar a realidade no cenário brasileiro.
Ao mesmo tempo, cada vez mais tem crescido o interesse nas relações empresariais e em crimes como corrupção, sonegação, lavagem de dinheiro e outros. Daí o aspecto específico quanto à criminologia empresarial e da corrupção, também possibilita o conhecimento, adoção de medidas eficazes e de controle.
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.