As características atuais da sociedade nos dão conta da sua diversidade e a compreensão dessas é fundamental para avaliar o desenvolvimento de políticas públicas, em especial as voltadas para o campo educacional, no sentido de reduzir as desigualdades e permitir a inclusão dos diferentes grupos e movimentos sociais, além de garantir igualdade no acesso aos direitos. Dentre os grupos que emergem com demandas específicas, destacam-se as mulheres, os pertencentes aos movimentos sociais de luta pela terra e por moradia, além da comunidade LGBT.
Uma das formas que pode garantir a inclusão desses grupos como protagonistas é o conteúdo escolar e a qualificação dos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem, sendo eles, professores, coordenadores, supervisores e gestores de escolas através do dimensionamento dessas questões abordadas no currículo, compreendendo o multiculturalismo como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados.
Este curso de curta duração tem como objetivo levantar questões acerca dos currículos, fornecendo uma base de discussão a partir de seus conceitos mais relevantes e abordar a orientação desses para a construção de discussões, tendo como foco o multiculturalismo no atual cenário de emersão de grupos que sempre estiveram à margem das políticas públicas e, consequentemente, em um quadro de invisibilidade.
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