Não perca tempo

Curso Básico de Teologia

Curso de Curta Duração EAD Ver mais
Área de Conhecimento: Teologia
Disponibilidade: Horários pré determinados pela PUC MinasHorários pré determinados pela PUC Minas

Curso Básico de Teologia

O Curso Básico de Teologia do CEFAP oferecerá disciplinas nas áreas de Bíblia, Teologia Sistemática e Teologia da Práxis. Essas disciplinas estão organizadas de modo a preparar, de modo consecutivo, uma formação orgânica, propiciando ao aluno um percurso lógico, em nível horizontal e vertical, para a reflexão sobre a sua experiência de fé e pertença à comunidade eclesial, levando em conta: os problemas típicos da cultura contemporânea e que afetam a vida de fé, a presença dos leigos na Igreja e questões eclesiais pertinentes; a Sagrada Escritura e os métodos de leitura que a atualizam no nosso tempo; a reflexão sistemática sobre o Deus cristão e a experiência de fé comunitária e pessoal coerente com os ensinamentos da Igreja; a formação da comunidade de fé e Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja, a missão evangelizadora e o diálogo ecumênico e inter-religioso; os sacramentos que sustentam a vida cristã; elementos de antropologia teológica e escatologia, ou seja, quem é o homem na concepção cristã, sua origem e destinação; elementos para a formação do ethos cristão, com temas fundamentais para subsidiar a espiritualidade e o agir cristão no mundo de hoje.

Curso Básico de Teologia: é "livre", não estando, portanto, sob as exigências de uma graduação formal. Ao mesmo tempo, oferece qualidade e profundidade, o que justifica os certificados emitidos.

O objetivo primeiro do Curso Básico de Teologia é oferecer formação Bíblico-Teológica e Pastoral de qualidade especialmente para os agentes de pastoral.

Esse objetivo se explicita em:

- conhecer a Sagrada Escritura, o processo de formação do povo da Bíblia e suas tradições até o Novo Testamento, com o advento de Jesus, o Cristo Senhor e as primeiras comunidades cristãs;

- estudar os temas principais da teologia cristã, isto é, o modo como os cristãos entendem e vivem o encontro com o Cristo Ressuscitado e o amor aos irmãos - explicitado no envolvimento com as realidades do mundo -, segundo o paradigma trinitário, como ensinou o Mestre, no percurso histórico de 2.000 anos de Cristianismo; e refletir essa doutrina, atualizando-a para os nossos tempos;

- a partir das necessidades do mundo e das comunidades cristãs, refletir e identificar caminhos e possibilidades para as pastorais, no espírito de uma "Igreja em saída", misericordiosa, acolhedora, dialogal com o ser humano que encontra e quer servir.

PERÍODO

As aulas são às terças e quintas-feiras, de 19h às 21h20 ( com exceção dos feriados, que não haverá aulas).

Especialmente os agentes de pastoral eclesiais.

Público em geral.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Disciplinas Curso Básico de Teologia - Virtual

PeríodoConteúdo teológicoProposta de nomeTemas

Antigo Testamento

Introdução ao Antigo Testamento

Introdução aos livros do AT, métodos de leitura, hermenêuticas etc.

Teologia FundamentalSer Cristão em uma mudança de época

Contexto atual e o desafio do crer. Revelação. Fé. Tradição, Magistério etc no caminho eclesial.

Novo Testamento

Introdução ao Novo Testamento

Introdução aos livros do NT, métodos de leitura, hermenêuticas etc.

Cristologia e Trindade

O Deus revelado em Jesus Cristo

O evento Jesus Cristo e o Deus que ele revelou, com sua vida, suas palavras e ações, há dois mil anos na Palestina. A Trindade como fundamento da fé cristã.

Eclesiologia, Mariologia

A comunidade de fé

Comunidade de fé. O papel e o lugar de Maria e dos santos. Ecumenismo. Diálogo inter-religioso. A Igreja de Jesus Cristo na proposta de Francisco.

Antropologia teológica e Escatologia

O ser humano e sua destinaçãoO ser humano. A criação. A ruptura: o pecado. A graça de Deus: amor transbordante. A destinação final do homem e do mundo.

Espiritualidade e Ética teológica

O agir cristãoEspiritualidade cristã e temas de ética cristã pessoal e social.

Liturgia e

Sacramentos

Os sinais do mistério

Introdução aos sacramentos a partir da renovação litúrgica do Concílio Vaticano II. Teologia dos sacramentos.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

• Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

• Áurea Marin Burocchi -

Área do Conhecimento:

• Teologia

Parcelamento até 24x 50,00= R$1.200,00

Início das aulas

O curso terá inicio em 16/08/2022. Término do curso: 29/06/2024.

360h.

Acesso ao Curso

O aluno terá acesso a plataforma próximo a data de início do curso.

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.