A cada dia torna-se mais evidente a necessidade da adoção de soluções criativas direcionadas à resolução responsável de situações e conflitos jurídicos que envolvem o domínio multidisciplinar e integrado de diferentes áreas do direito público e privado. O uso de novas tecnologias é uma realidade dos nossos tempos que desafia o operador do direito a desenvolver sua capacidade de pensar de forma inovadora a aplicação do conhecimento jurídico que lhe permite atuar efetiva e eficientemente em um Mercado cada vez mais dinâmico dentro de um mundo há muito conectado em rede pela internet.
Nesse contexto, o curso tem por objetivo formar profissionais, a partir do uso do que se convencionou denominar Design Thinking Law, como nova forma de produção do conhecimento jurídico. Aptos a pensar de forma crítica e criativa o desenvolvimento de atividades técnico-jurídicas, contenciosas ou consultivas, que se materializam no exercício de competências públicas e da autonomia privada em várias áreas estratégicas de domínio jurídico, essenciais para a atuação profissional em realidades político-jurídicas e socioeconômicas de um mundo tecnológico e global.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
Abordar de forma processual, empática, inovadora e multidisciplinar temas jurídicos estratégicos para a atuação do profissional do direito e de áreas afins em um mundo a cada dia mais dependente de conhecimentos tecnológicos e globais;
Otimizar a atuação do profissional do direito e de áreas afins em processos administrativos e judiciais de forma a potencializar a adoção de soluções eficientes em situações jurídicas complexas ou contenciosas;
Aplicar normas jurídicas estrategicamente direcionadas a criação de ambiente propicio à gestão sustentável de interesses públicos e/ou privados;
Potencializar a gestão eficiente de pessoas e o contingenciamento de riscos e danos de decisões técnico-jurídicas e do desenvolvimento de atividades econômicas nos setores público e privado;
Propor a aplicação inovadora de normas jurídicas na solução de conflitos jurídicos e/ou em processos de tomada de decisão que envolva disputa de interesses públicos e/ou privados.
Áreas de atuação do egresso:
Direito e áreas afins.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a profissionais graduados em Direito e áreas afins, especialmente a integrantes da magistratura, advocacia, Ministério Público e agentes públicos em geral que desejam revisar seus conhecimentos de direito público e privado aprendendo como o uso de novas tecnologias sinalizam uma nova era na produção do mindset que fundamenta a formação e a aplicação do conhecimento jurídico aplicado a decisões judiciais e administrativas.
CONTEÚDO DO CURSO
FISIOLOGIA DO DESIGN THINKING LAW
DESIGN THINKING COMPLIANCE
ORÇAMENTO PÚBLICO SOB JULGAMENTO
LEVANDO LICITAÇÕES & CONTRATOS PÚBLICOS A SÉRIO 1
DIREITO DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS JURÍDICOS
DIREITO ADMINISTRATIVO ESTRATÉGICO & IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
LEVANDO LICITAÇÕES & CONTRATOS PÚBLICOS A SÉRIO 2
DIREITO DAS RELAÇÕES PATRIMONIAIS & CONTRATUAIS
DIREITO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR
CONTECIOSO JUDICIAL & NOVAS TECNOLOGIAS
LIBERDADES PÚBLICAS & GARANTIAS INDIVIDUAIS
DIREITO DO TERCEIRO SETOR
DESIGN THINKING GOVERNANÇA CORPORATIVA
DIREITO DOS CONSELHOS GESTORES
AGÊNCIAS REGULADORAS EM REVISTA
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Marinella Machado Araújo - Doutora
Isabela de Hollanda Souza Pires - MBA
Área do Conhecimento:
Direito
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Os profissionais registrados e em situação regular junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais têm 15% de desconto (Parceiros na Educação) na mensalidade durante todo o curso. Clique aqui e saiba mais informações.
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.