No momento atual, complexo e pluralista, que deve patrocinar intensa atuação da sociedade civil, consolidando a noção de cidadania, vários temas do Direito Público passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, o que acentua a importância de rever suas premissas. O Poder Judiciário e os operadores do Direito são chamados a esse desafio e é necessário refletir sobre as principais referências do pensamento da ciência jurídica atual, apontando também uma revisão na perspectiva da legislação, doutrina e jurisprudência, nacional e estrangeira. Essas são as propostas deste curso de Direito Público que conta com um comprometido e experiente corpo docente que fomentará reflexões densas e humanistas, pensando o DIreito de forma a concretizá-lo. O recorte epistemógico e a metodoloia adotados também permitem uma investigação crítica e atual do Direito, propiciando análises que contribuem para realização de uma justiça com perspectiva sustentável, integrando teoria e prática, pensando soluções para a práxis jurídica brasileira e consolidando a democracia.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
O aluno do curso de Direito Público deverá ser capaz de:
- analisar o Direto Público na perspectiva do paradigma do Direito atual;
- rever as relações entre as esferas públicas e privadas, na perspectiva de um Estado Democrático de Direito;
- ampliar sua visão crítica e reflexiva quanto ao papel do Direito na construção de uma sociedade livre, justa e igualitária;
- entender os Direitos Humanos sob o prisma de sua implementação efetiva;
- discutir os impactos dos novas formas de interpretação do Direito dentro da concepção de um devido processo legal;
- compreender, especialmente, em matéria urbanística e ambiental as interfaces de um Direto sustentável;
- avaliar, criticamente, a forma de distribuição espacial do poder;
- identificar as técnicas de atuação dos poderes do Estado;
- compreender o fenômeno da judicialização das questões da política e relacioná-lo com o modelo processual autocompositivo;
- perceber os impactos das novas tecnologias no Direito;
- examinar as posturas do Poder Judiciário, a partir de casos concretos.
Áreas de atuação do egresso:
Todas as áreas vinculadas ao Direito Público, em especial, os eixos referentes aos Direitos Humanos, Direito Constitucional, Teoria do Direito, Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Internacional e Direito Tributário.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais graduados em Direito e áreas afins: advogados, bacharéis em Direito, juízes de Direito, membros do Ministério Público, servidores do Poder Judiciário e demais portadores de diploma de curso superior.
CONTEÚDO DO CURSO
TEORIA DO DIREITO: ENFOQUE CONSTITUCIONAL
ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
TEORIA DO ESTADO NA PÓS-MODERNIDADE
DIREITOS FUNDAMENTAIS E RELAÇÕES PRIVADAS
FEDERALISMO E ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
DIREITO À MORADIA E INSTRUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
DIREITO DE CONSTRUIR, LICENÇAS URBANÍSTICAS E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E TERRITORIAL
FUNÇÃO E ATO ADMINISTRATIVO
LICITAÇÃO, CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE FISCAL RESPONSÁVEL
O MODELO PROCESSUAL AUTOCOMPOSITIVO E SEUS IMPACTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO
IMPOSTOS EM ESPÉCIE E OBRIGAÇÃO E CRÉDITO TRIBUTÁRIO
DIREITOS HUMANOS NA ORDEM JURÍDICA INTERNACIONAL
ORGANISMOS INTERNACIONAIS E CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE
ACESSO À JUSTIÇA, IMPACTOS NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins - Doutora
Wilba Bernardes -
Área do Conhecimento:
Direito
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento à vista. Na parte relacionada ao pagamento, será necessário inserir o cupom de desconto pagamentoavista e logo em seguida escolher a forma de pagamento. O uso do cupom já concederá automaticamente o desconto previsto. Para maiores esclarecimentos entre em contato com a Secretaria através do e-mail ead.academica@pucminas.br
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Os profissionais registrados e em situação regular junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais têm 15% de desconto (Parceiros na Educação) na mensalidade durante todo o curso. Clique aqui e saiba mais informações.
Início das aulas
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.