Encerramento das inscrições em

CIÊNCIAS DA SAÚDE

Curso Presencial

*Local: PUC Minas – Coração Eucarístico - PRÉDIO 46, SALA 03

* Pagamento via cartão de crédito, débito, boleto bancário ou transferência.

SOBRE O CURSO/EVENTO

Considerando os desafios que a humanidade enfrenta, o abuso e a dependência das drogas despontam dentre os maiores problemas da atualidade. Dessa maneira, o conhecimento acerca dos tipos de drogas de abuso, os efeitos farmacológicos e as possíveis consequências sobre a qualidade de vida do usuário têm impacto positivo para o favorecimento de escolhas com menor risco para a saúde. Além disso, a criação de espaço aberto para a análise das evidências científicas é ação útil para a formação do pensamento crítico sobre esse problema.

AO FINAL DO CURSO, O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:

- Identificar os tipos de drogas de abuso utilizados atualmente.

- Reconhecer os efeitos comportamentais e neurobiológicos das principais drogas de abuso.

- Identificar problemas de relevância clínica.

- Definir saúde e/ou bem-estar do usuário de drogas de abuso.

- Analisar os tratamentos farmacoterapêuticos utilizados nesse contexto.

- Interpretar as evidências da ciência básica com impacto para a saúde do indivíduo.

A QUEM SE DESTINA

Estudantes universitários e profissionais com formação de nível superior com interesse pelo tema.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO:

Unidade I - Neurobiologia da adição às drogas de abuso

1.    Progresso das teorias neurobiológicas.

2.    Mecanismos neurobiológicos.

3.    Aspectos neuroquímicos e genéticos.

4.    Translacionalidade na pesquisa sobre a adição.

Unidade II - Drogas de abuso: mecanismo de ação, possíveis efeitos, estratégias de tratamento.

1.    Álcool e tabaco.

2.    Cocaína e crack.

3.    Maconha e opioides.

4.    Alucinógenos.

Unidade III - Prática – Oficina

1.    Manejo da informação científica.

2.    Leitura, análise e discussão de trabalhos.

DATA E HORÁRIO

O curso tem duração de 20 horas e ocorrerá nos dias O curso ocorrerá nos dias  23/04; 30/04 -  07/05; 14/05; 21/05; 28/05; 04/06; 11/06; 18/06; 25/06 - Horário: 19h00 às 20h40.

CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de participação emitido pela PUC Minas. ​​​​​

CORPO DOCENTE:

Andrea Frozino Ribeiro

Experiência em psicofarmacologia experimental e clínica, além de atuar como pesquisadora na área de álcool e drogas de abuso.

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

• icon_1
    Inovação

A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

• icon_3
    Reputação

A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

• icon_5
    Intercâmbio

Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

• icon_2
    Pesquisa

Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

• icon_4
    Empregabilidade

Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

• icon_6
    Estrutura de Ponta

Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central