Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Gestão

    Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º setor)

    Inicio das aulas
    Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
    Carregando...
    Características:

    Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º Setor)

     

    Área de conhecimento:

    • Economia

    Descrição

    Oferta do curso suspensa.

     

     
     

    As organizações de economia social, solidária, do  terceiro setor e da sociedade civil vem crescendo e desempenham papel fundamental no contexto da sociedade atual como ator econômico e social de suma importância na malha social e na geração de receitas, postos de trabalho, na prestação de bens e serviços de interesse público. 

    A complexidade de fatores e das variáveis demandam uma gestão criativa e estratégica das organizações, alinhada e sensível às suas demandas de sua natureza e atividade econômica sob o foco de inovação, criatividade, empreendedorismo social e práticas econômicas que associam valores éticos, sustentáveis, democráticos e que reconheçam as especificidades deste tipo de setor. Neste contexto propomos o curso de Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica.

    INVESTIMENTO

    20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

    POLÍTICA DE DESCONTO

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    OBJETIVOS

     

     
    - Capacitar, em nível de Pós-Graduação, profissionais de nível superior para atuarem com competências específicas nas Organizações do Terceiro Setor (associações, instituições religiosas, Fundações e outras OSCs), da sociedade civil e da Economia Social e Solidária, para que adquiram conhecimentos e habilidades, com a flexibilidade, criatividade e inovação associadas natureza e a gestão dessas organizações e sua inserção no contexto de uma economia sustentável e num universo competitivo;
     
    - Desenvolver uma visão global e integrada das atividades destas Organizações sustentadas em valores sociais, sustentáveis e mais profissionais; 
     
    - Desenvolver o raciocínio criativo e estratégico para identificação das oportunidades de negócios e projetos;
     
    - Definir, implementar e controlar estratégias, objetivos e táticas que proporcionem resultados significativos e aumentem o valor das organizações;
     
    - Alavancar a força competitiva das empresas através da liderança e do trabalho em equipe.
     

    A QUEM SE DESTINA

     

    - Empreendedores, gestores, líderes, profissionais relacionados ou das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor e da sociedade civil;
     
    - Profissionais liberais das diversas áreas de formação e atuação;
     
    - Agentes e servidores públicos que mantenham parcerias das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor, das organizações da sociedade civil.
     

    CONTEÚDO DO CURSO

     

     

     

     
    1) Papéis e relações das organizações sociais: estado, democracia e sociedade
     
    2) Empreendedorismo, novas economias e impacto social
     
    3) Direito e sua aplicação nas diversas relações das organizações sociais
     
    4) Governança corporativa e compliance
     
    5) Especificidades contábeis e financeiras
     
    6) Captação de recursos
     
    7) Inovação social e sustentável
     
    8) Planejamento, gestão estratégica e social
     
    9) Modelagem de negócios: processos e ferramentas
     
    10) Gestão criativa: processos de cocriação e colabração
     
    11) Projetos: aplicação aos empreendimentos e projetos sociais
     
    12) Marketing e comunicação social
     

    Confira as ementas aqui.

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

    Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

    Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

    O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

    A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    - Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

    - Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

    INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

     

     

     

    Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

    Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

    Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

    - Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

    - Documento oficial de identificação (frente e verso)

    ATENÇÃO:

     

     

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

     

    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

     

    3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

    4. Caso o curso não obtenha o número mínimo de matriculados, sua oferta estará suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30  dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

     

    5. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade (depois da confirmação do curso). 
     
    6. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
     
     
    Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
     

     

    OBSERVAÇÃO

    Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
     
    CORPO DOCENTE

     

     

     

     
    - Oscar Moreira (Especialista)
     
    - Ronise de Magalhães Figueiredo (Mestre)
     
    - Adriana Giroletti (Especialista)
     
    - Daniela Bambina Marra (Mestre)
     
    - Viviane Mayrink (Doutor)
     
    - Leonardo Barros (Mestre)
     
    - Marisa Figueiredo Drummond (Especialista)
     

    Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

    Coordenadores

    • Ronise de Magalhães Figueiredo -
    • Adriana de Mello Castro Giroletti - Especialista

    Informações Gerais

     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

     
     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ou R$ 5.800,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

     

    Metodologia

     

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

     

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui.

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

     

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central