Encerramento das inscrições em
::

    Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º setor)

    Inicio das aulas
    Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
    Carregando...
    Este Curso Inclui:

    Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º Setor)

     

    Área de conhecimento:

    • Economia

    Descrição

    Oferta do curso suspensa.

     

     
     

    As organizações de economia social, solidária, do  terceiro setor e da sociedade civil vem crescendo e desempenham papel fundamental no contexto da sociedade atual como ator econômico e social de suma importância na malha social e na geração de receitas, postos de trabalho, na prestação de bens e serviços de interesse público. 

    A complexidade de fatores e das variáveis demandam uma gestão criativa e estratégica das organizações, alinhada e sensível às suas demandas de sua natureza e atividade econômica sob o foco de inovação, criatividade, empreendedorismo social e práticas econômicas que associam valores éticos, sustentáveis, democráticos e que reconheçam as especificidades deste tipo de setor. Neste contexto propomos o curso de Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica.

    INVESTIMENTO

    20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

    POLÍTICA DE DESCONTO

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    OBJETIVOS

     

     
    - Capacitar, em nível de Pós-Graduação, profissionais de nível superior para atuarem com competências específicas nas Organizações do Terceiro Setor (associações, instituições religiosas, Fundações e outras OSCs), da sociedade civil e da Economia Social e Solidária, para que adquiram conhecimentos e habilidades, com a flexibilidade, criatividade e inovação associadas natureza e a gestão dessas organizações e sua inserção no contexto de uma economia sustentável e num universo competitivo;
     
    - Desenvolver uma visão global e integrada das atividades destas Organizações sustentadas em valores sociais, sustentáveis e mais profissionais; 
     
    - Desenvolver o raciocínio criativo e estratégico para identificação das oportunidades de negócios e projetos;
     
    - Definir, implementar e controlar estratégias, objetivos e táticas que proporcionem resultados significativos e aumentem o valor das organizações;
     
    - Alavancar a força competitiva das empresas através da liderança e do trabalho em equipe.
     

    A QUEM SE DESTINA

     

    - Empreendedores, gestores, líderes, profissionais relacionados ou das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor e da sociedade civil;
     
    - Profissionais liberais das diversas áreas de formação e atuação;
     
    - Agentes e servidores públicos que mantenham parcerias das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor, das organizações da sociedade civil.
     

    CONTEÚDO DO CURSO

     

     

     

     
    1) Papéis e relações das organizações sociais: estado, democracia e sociedade
     
    2) Empreendedorismo, novas economias e impacto social
     
    3) Direito e sua aplicação nas diversas relações das organizações sociais
     
    4) Governança corporativa e compliance
     
    5) Especificidades contábeis e financeiras
     
    6) Captação de recursos
     
    7) Inovação social e sustentável
     
    8) Planejamento, gestão estratégica e social
     
    9) Modelagem de negócios: processos e ferramentas
     
    10) Gestão criativa: processos de cocriação e colabração
     
    11) Projetos: aplicação aos empreendimentos e projetos sociais
     
    12) Marketing e comunicação social
     

    Confira as ementas aqui.

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

    Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

    Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

    O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

    A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    - Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

    - Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

    INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

     

     

     

    Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

    Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

    Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

    - Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

    - Documento oficial de identificação (frente e verso)

    ATENÇÃO:

     

     

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

     

    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

     

    3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

    4. Caso o curso não obtenha o número mínimo de matriculados, sua oferta estará suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30  dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

     

    5. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade (depois da confirmação do curso). 
     
    6. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
     
     
    Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
     

     

    OBSERVAÇÃO

    Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
     
    CORPO DOCENTE

     

     

     

     
    - Oscar Moreira (Especialista)
     
    - Ronise de Magalhães Figueiredo (Mestre)
     
    - Adriana Giroletti (Especialista)
     
    - Daniela Bambina Marra (Mestre)
     
    - Viviane Mayrink (Doutor)
     
    - Leonardo Barros (Mestre)
     
    - Marisa Figueiredo Drummond (Especialista)
     

    Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

    Coordenadores

    • Ronise de Magalhães Figueiredo -
    • Adriana de Mello Castro Giroletti - Especialista

    Informações Gerais

     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

     
     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ou R$ 5.800,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

     

    Metodologia

     

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

     

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui.

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

     

     

    Deixe seu comentário e sua avaliação







    - Máximo de 512 caracteres.

    Clique para Avaliar


    • Avaliação:
    Enviar
    Faça seu login e comente.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central