Olá,

Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º setor)

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - lato sensu
Período: Curso de Pós Graduação a distância
Produto indisponível!
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica (3º Setor)

 

Área de conhecimento:

  • Economia

Descrição

Oferta do curso suspensa.

 

 
 

As organizações de economia social, solidária, do  terceiro setor e da sociedade civil vem crescendo e desempenham papel fundamental no contexto da sociedade atual como ator econômico e social de suma importância na malha social e na geração de receitas, postos de trabalho, na prestação de bens e serviços de interesse público. 

A complexidade de fatores e das variáveis demandam uma gestão criativa e estratégica das organizações, alinhada e sensível às suas demandas de sua natureza e atividade econômica sob o foco de inovação, criatividade, empreendedorismo social e práticas econômicas que associam valores éticos, sustentáveis, democráticos e que reconheçam as especificidades deste tipo de setor. Neste contexto propomos o curso de Economia Social e Solidária: Gestão Criativa e Estratégica.

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

 

 
- Capacitar, em nível de Pós-Graduação, profissionais de nível superior para atuarem com competências específicas nas Organizações do Terceiro Setor (associações, instituições religiosas, Fundações e outras OSCs), da sociedade civil e da Economia Social e Solidária, para que adquiram conhecimentos e habilidades, com a flexibilidade, criatividade e inovação associadas natureza e a gestão dessas organizações e sua inserção no contexto de uma economia sustentável e num universo competitivo;
 
- Desenvolver uma visão global e integrada das atividades destas Organizações sustentadas em valores sociais, sustentáveis e mais profissionais; 
 
- Desenvolver o raciocínio criativo e estratégico para identificação das oportunidades de negócios e projetos;
 
- Definir, implementar e controlar estratégias, objetivos e táticas que proporcionem resultados significativos e aumentem o valor das organizações;
 
- Alavancar a força competitiva das empresas através da liderança e do trabalho em equipe.
 

A QUEM SE DESTINA

 

- Empreendedores, gestores, líderes, profissionais relacionados ou das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor e da sociedade civil;
 
- Profissionais liberais das diversas áreas de formação e atuação;
 
- Agentes e servidores públicos que mantenham parcerias das organizações da economia social e solidária, do terceiro setor, das organizações da sociedade civil.
 

CONTEÚDO DO CURSO

 

 

 

 
1) Papéis e relações das organizações sociais: estado, democracia e sociedade
 
2) Empreendedorismo, novas economias e impacto social
 
3) Direito e sua aplicação nas diversas relações das organizações sociais
 
4) Governança corporativa e compliance
 
5) Especificidades contábeis e financeiras
 
6) Captação de recursos
 
7) Inovação social e sustentável
 
8) Planejamento, gestão estratégica e social
 
9) Modelagem de negócios: processos e ferramentas
 
10) Gestão criativa: processos de cocriação e colabração
 
11) Projetos: aplicação aos empreendimentos e projetos sociais
 
12) Marketing e comunicação social
 

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Caso o curso não obtenha o número mínimo de matriculados, sua oferta estará suspensa. O valor pago referente à matrícula será devolvido em até 30  dias úteis, após o envio dos dados bancários (conta corrente) do aluno.

 

5. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade (depois da confirmação do curso). 
 
6. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
 
 
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
 

 

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
 
CORPO DOCENTE

 

 

 

 
- Oscar Moreira (Especialista)
 
- Ronise de Magalhães Figueiredo (Mestre)
 
- Adriana Giroletti (Especialista)
 
- Daniela Bambina Marra (Mestre)
 
- Viviane Mayrink (Doutor)
 
- Leonardo Barros (Mestre)
 
- Marisa Figueiredo Drummond (Especialista)
 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Ronise de Magalhães Figueiredo -
  • Adriana de Mello Castro Giroletti - Especialista

Informações Gerais

 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

 
 
 
 

Investimento

20 x R$ 290,00

ou R$ 5.800,00

Descontos:

- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

- 7% para pagamento à vista. 

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

 

Metodologia

 

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

 

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Características


Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte