O Curso de Especialização em Educação Bilíngue e Plurilíngue da PUC virtual vem suprir a demanda de professores e escolas que pretendem se tornar plurilíngues, internacionais, bilíngues ou com programas intensivos de língua adicional. A PUC Virtual oferece um curso diferenciado também com aulas síncronas, para que haja interação entre professores, alunos e colegas.
O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas cada, será desenvolvido pela Internet, sendo que 20 horas (24ha) serão de aulas assíncronas e 10 horas (12ha) de aulas síncronas, que é o diferencial do curso, sempre às 2as feiras, das 19h às 21h40min. Após o início de cada disciplina, o aluno deverá integralizar as suas atividades no prazo de seis meses. Conforme nosso guia do aluno (disponível no Canvas), a partir da data de encerramento do curso, o aluno possui ainda, o prazo adicional de seis meses para regularizar todas as suas pendências. Vale ressaltar que findado este prazo, o aluno deverá se rematricular em uma nova oferta e arcar com novas mensalidades, podendo solicitar dispensa de disciplinas aprovadas.
Para as aulas assíncronas, os alunos deverão assistir aos vídeos, fazer as leituras indicadas e realizar as tarefas propostas, totalizando 5h de estudos semanais. Já nas aulas síncronas de cada disciplina, haverá um encontro semanal de 2h30min, no qual os alunos poderão compartilhar suas experiências, tirar dúvidas e participar das discussões.
Ressaltamos que a participação nas aulas síncronas não é obrigatória. Para quem não puder participar ao vivo e quiser assistir o conteúdo abordado, a aula ficará gravada em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.
OBJETIVOS
Competências a serem desenvolvidas:
- compreensão do fenômeno do bilinguismo e plurilinguismo;
- atualização dos conhecimentos teóricos e práticos do ensino bilíngue e plurilíngue;
- reconhecimento crítico dos modelos educacionais bilíngues e plurilíngues.
Áreas de atuação do egresso:
Escolas plurilíngues, escolas internacionais, escolas bilíngues e escolas com programa intensivo de língua adicional.
A QUEM SE DESTINA
Professores e demais profissionais graduados interessados em atuar na Educação Bilíngue e Plurilíngue.
CONTEÚDO DO CURSO
CONCEPÇÕES DE BILINGUISMO E PLURILINGUISMO
O DIREITO À EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE
AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA
CONTEXTOS EDUCACIONAIS BRASILEIROS PLURILÍNGUES
EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE PARA CRIANÇAS: ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1
PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO PLURILÍNGUE
EDUCAÇÃO PLURILÍNGUE PARA JOVENS: FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: LÍNGUA ESTRANGEIRA E LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
LITERATURA EM CONTEXTOS BILÍNGUES E PLURILÍNGUES
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CONTEXTOS BILÍNGUES E PLURILÍNGUES
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as orientações de acesso serão enviadas a partir de 10/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Priscila Campolina de Sá Campello -
Área do Conhecimento:
Educação e Letras
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Os profissionais vinculados a escolas filiadas ao SINEP têm 20% de desconto na mensalidade durante todo o curso.
- Para os cursos com turmas confirmadas*, as aulas terão início em 13/03/2023.
* Confirmação dos cursos até 03/03/2023.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.