Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Pós-graduação (Lato Sensu)/EAD com videoaulas/Videoaulas

Enfermagem em Terapia Intensiva, Emergência e Trauma

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Área de Conhecimento: SaúdeSaúde
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: Até 18 Meses (Especialização)Até 18 Meses (Especialização)

A implementação de Cursos de Especialização em áreas diversas na Enfermagem tem se mostrado cada vez mais necessária e emergente. A elevada demanda específica do mercado de trabalho proporciona ao Enfermeiro a necessidade cada vez maior de aprofundar e completar seus conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao domínio de funções bem definidas no seu perfil técnico-científico. A especialização em cuidados intensivos, emergência e trauma se impõem, sobretudo pelo avanço progressivo e rápido dos novos conhecimentos na área, bem como pelo aparato tecnológico presente nas Unidades de Terapia Intensiva e no Atendimento de Pacientes Vítimas de Trauma.

Titulação: Especialista

COMO FUNCIONA A MODALIDADE

 


OBJETIVOS

Competências a seresm desenvolvidas:

O curso capacita, de forma teórica, os profissionais para acolhimento e atenção aos pacientes em situações críticas. Ao final, os enfermeiros estarão aptos a reconhecer a complexidade de atuação em situações de alta complexidade; a compreender os procedimentos avançados para uma assistência de enfermagem de qualidade, combinando conhecimento técnico-científico com uma abordagem humanizada.

Áreas de atuação do egresso:

Os enfermeiros poderão atuar unidades de emergência, hospitais, prontos-socorros, UPAs e APH, incluindo os cuidados especializados e individualizados, tanto no âmbito pré-hospitalar como intra-hospitalar.


PÚBLICO-ALVO

Profissionais com formação superior em Enfermagem. 


PROGRAMA DO CURSO

  • ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ÓRGÃOS EM SALA DE URGÊNCIA E UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

  • ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR, TRAUMATOLOGIA DO PACIENTE CRÍTICO

  • BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE INFECÇÃO

  • DIAGNÓSTICOS LABORATORIAIS, EXAMES DE IMAGEM E NUTRIÇÃO

  • EMERGÊNCIAS CLÍNICAS I

  • EMERGÊNCIAS CLÍNICAS II

  • EMERGÊNCIAS CLÍNICAS III

  • EMERGÊNCIAS CLÍNICAS IV

  • ENFERMAGEM NA SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA E ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS

  • EPIDEMIOLOGIA E POLÍTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE

  • GERENCIAMENTO EM UNIDADES DE SAÚDE

  • HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA

  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

  • SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

  • URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS, NEONATAIS E PEDIÁTRICAS

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Carolina Araujo Moreira (Mestre)

  • Clayton Lima Melo (Doutor)

  • Hoberdan Oliveira Pereira (Doutor)

  • Jaime de Oliveira Campos Junior (Mestre)

  • Lilian Damasceno Barreto Stancioli (Especialista)

  • Luciana Valverde Vieira Delfim (Mestre)

  • Marcus Vinícius Honório Correia (Mestre)

  • Maria Luiza Falcão Margotti (Especialista)

  • Poliana Renata Cardoso (Doutora)

  • Selma de Almeida Pinto (Mestre)

  • Simone Cecilia de Melo (Mestre)

  • Simone Cecilia de Melo (Mestre)

  • Yasmin Reis Dos Santos (Doutora)


O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.



 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Novas ofertas (Cursos com inscrições abertas e que não foram confirmados): 02/09/2024 - Caso o curso seja confirmado.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 
Coordenação
  • Poliana Renata Cardoso - Doutora

Área do Conhecimento

Saúde
 

Período de Realização

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


 

Carga Horária

Em breve
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1.160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


 

Trabalho de conclusão de curso

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


 

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

Veja o modelo AQUI.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Diploma Estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

     

    Estágio

    Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

    Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

    *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

    Estude na Melhor

     

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central