Engenharia Automotiva
Características


Engenharia Automotiva
Área de conhecimento:
- Engenharia
Descrição
Início das aulas: 12 de março de 2018
Os procedimentos e normas próprios do setor automotivo tornam necessário estabelecer um elo entre o conhecimento científico e tecnológico adquirido pelo engenheiro durante a sua formação e os processos e procedimentos internos da Engenharia Automotiva. Este cenário exige que os profissionais de engenharia que atuam na área tenham formação científica e tecnológica adequada, conheçam os fundamentos, evoluções e tendências de sistemas automotivos e sejam treinados para executar os procedimentos e processos específicos da engenharia automotiva para que possam apresentar as soluções esperadas.
O curso visa dotar os alunos de conhecimento das tecnologias e ciências necessárias para projetar sistemas e conjuntos de componentes automotivos; definir limites de referência para cálculo; testar, controlar e aprovar amostras e protótipos; garantir o cumprimento das normas, legislação e prazos estabelecidos no planejamento de atividades.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
OBJETIVOS
Ao final do curso, o aluno será capaz de: projetar sistemas e conjuntos de componentes automotivos; definir limites de referência e analisar amostras e protótipos; garantir o cumprimento de normas, legislação e prazos estabelecidos no planejamento de atividades ligadas à Engenharia Automotiva.
A QUEM SE DESTINA
Engenheiros e profissionais das áreas afins.
CONTEÚDO DO CURSO
1 - Motores de Combustão Interna
2 - Dinâmica dos Gases
3 - Transmissões Automotivas
4 - Tribologia
5 - Vibroacústica
6 - Dinâmica Veicular
7 - Geração, Armazenamento e Distribuição de Energia
8 - Gerenciamento Eletrônico de Sistemas
9 - Integração de Sistemas Automotivos Eletrônicos
10 - Aerodinâmica: Avaliação de Desempenho e Consumo
11 - Materiais e Processos de Fabricação para Automóveis
12 - Eficiência Energética Veicular
Confira as ementas aqui.
CALENDÁRIO DE PROVAS - CURSOS INICIADOS EM 2018
Disciplinas | Data |
1 |
28/04/2018 |
1, 2, 3 |
30/06/2018 |
1, 2, 3, 4 |
25/08/2018 |
1, 2, 3, 4, 5, 6 |
27/10/2018 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
15/12/2018 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 |
23/02/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 |
27/04/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
29/06/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
31/08/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
26/10/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
14/12/2019 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
22/02/2020 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
25/04/2020 |
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 |
27/06/2020 |
* Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC poderá ser apresentado por videoconferência no polo ao qual o aluno estiver vinculado ou no espaço físico que melhor lhe atender. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual.
REQUISITOS ACADÊMICOS
• Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
• Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:
Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada em até 48 horas após o a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso), não podendo ultrapassar a data de 12/03/2018.
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Os cursos não confirmados até 02/03/2018 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.
CORPO DOCENTE
- Luis Carlos Monteiro Sales (Doutor)
- Sérgio de Morais Hanriot (Doutor)
- Guilherme Antonio Assis Machado (Mestre)
- Janes Landre Junior (Doutor)
- Claysson Bruno Santos Vimieiro (Doutor)
- Osmano Souza Valente (Mestre)
- Marco Aurélio Mendes Justino (Mestre)
- Hermano Nascimento Junior (Doutor)
- Edilson Pereira Pacheco (Especialista)
- Claudinei José de Oliveira (Doutor)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
- Sérgio de Morais Hanriot -
informações gerais
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Requisitos tecnológicos
O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:
- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);
- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);
- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;
- Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente);
- Adobe Flash Player (versão mais recente);
- Adobe Reader (versão mais recente);
- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;
- Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
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