Olá,

Engenharia de Prevenção Contra Incêndio

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD
Período: Curso de Pós Graduação a distância
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento
 

Engenharia de Prevenção Contra Incêndio

Inscrição
 

Área de conhecimento:

  • Engenharia

Descrição

 

 

 

 

O curso foi elaborado objetivando despertar a consciência prevencionistas em relação à segurança contra incêndio e explosão, visando gerar a identificação e o gerenciamento dos riscos em estabelecimentos evitando sinistros. 

O embasamento teórico do curso possibilitará o aluno desenvolver métodos para soluções de medidas de segurança visando proteger o homem e o patrimônio

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:​

 

a) Especializar e habilitar profissionais para atuarem no campo da prevenção contra incêndio em uma perspectiva prevencionista;

b) Fazer avaliações quanto aos riscos de incêndio e explosão e as suas consequências;

c) Elaborar planos de emergência e procedimentos prevendo ações de intervenção e os meios necessários para o controle de incêndio, explosão ou pânico;

d) Projetar as medidas de segurança contra incêndio conforme legislação para aprovação de projetos contra incêndio junto aos órgãos competentes;

e) Acompanhar e executar a instalação, manutenção e execução de sistemas contra incêndio.

A QUEM SE DESTINA

 

O curso tem por público alvo profissionais com Engenheiros em geral; Agrônomos e Arquitetos.

CONTEÚDO DO CURSO

 

1) Introdução à engenharia de segurança contra incêndio e Pânico

2) Legislação, normas técnicas e certificação

3) Segurança Estrutural e dos Materiais em situação de incêndio 1 – SEMSI

4) Segurança Estrutural e dos Materiais em situação de incêndio 2 – SEMSI

5) Instalações Elétricas na Segurança Contra Incêndio

6) Projetos Contra Incêndio 1 - Requisitos Arquitetônicos

7) Projetos Contra Incêndio 2 – Sistemas de Hidrante e Mangotinho

8) Gerência de Risco 1 – Quantificação

9) Primeiros Socorros 1

10) Primeiros Socorros 2

11) Instalação e Manutenção dos Sistemas de Combate a Incêndio

12) Gerência de Riscos 2 - Plano de Emergência

13) Sistema de Prevenção Contra Incêndio e Explosão – Emergências Tecnológicas

14) Noções de Perícias de Incêndio e Laudo Técnico

15) Psicologia Aplicada na Segurança Contra Incêndio e Pânico

16) Metodologia de Pesquisa Científica 

Confira as ementas aqui.

​TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.brpreencher seus dados e efetuar o pagamento da primeira parcela. Após esse procedimento, você receberá um e-mail com o link para fazer upload de seus documentos e emitir a declaração de inscrição.

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

4. Envio de login e senha / Início das aulas: em até 72 horas após a confirmação bancária do pagamento da primeira parcela do curso (matrícula).

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

• André Luiz Bittencourt (Especialista)

• Aureliano Caldeira (Especialista)

• Bruno Campos (Especialista)

• Denise Queiroz (Doutora)

• Geraldo Rodrigues (Especialista)

• Gustavo Antônio (Mestre)

• Heloísa Botelho  (Especialista)

• José Geraldo (Mestre)

• Marcelo Silvano (Mestre)

• Mauro Turci (Especialista)

• Nilton Sales (Especialista)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenador(es):

  • Célia Diniz Soares Nastrini - Mestre
 

Fale com o coordenador:

Clique aqui e envie uma mensagem.
 
 
 

consulta de conteúdo

  • Duração

    O curso possui carga horária total de 432 horas e duração médi​a de 18 meses.​

     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ​​ou R$ 5.800,00

    Descontos:

    - 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

    - 7% para pagamento à vista. 

    Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

    Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

     

    Metodologia

     

    O curso, composto por 16 disciplinas com carga horária que varia entre 20 e 34 horas/aula de aprendizagem, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

    Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.
     
     

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

    Veja o modelo do certificado aqui​.

    ​​

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

     

    - Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 – Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

    - Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

    - Adobe Flash Player (versão mais recente);

    - Adobe Reader (versão mais recente);

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela

Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte