Atualmente, a manutenção é considerada uma área estratégica em diversos segmentos da indústria, e não poderia ser diferente no campo da aviação. As empresas aéreas descobriram que é possível reduzir o custo operacional aprimorando os processos de manutenção. Gastar com qualidade dentro deste mercado competitivo é um fator importante diante do cenário macroeconômico que vivemos.
A Especialização em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, a primeira em Minas Gerais, que teve início em setembro de 2015 no modo presencial, vem ao encontro de uma tendência das empresas de buscar profissionais que tenham conhecimento para otimizar a manutenção das aeronaves. O foco principal do curso é conhecer o funcionamento da máquina para manter a qualidade e segurança operacional, sem esquecer a sustentabilidade do negócio.
Com duração de dezoito meses, o curso apresenta o projeto e operação dos sistemas operacionais que compõem aviões e helicópteros, além de ferramentas de gestão da manutenção aplicados à execução de uma boa gestão da frota. Para os profissionais que já são da área, esse curso é muito interessante no sentido de trazer novos conceitos e atualidades do mercado, e ainda proporcionar uma visão mais gerencial dos processos que permeiam o campo da manutenção aeronáutica. Para os profissionais que não são da área, como engenheiros civis, do Direito e da Psicologia, por exemplo, o curso também é interessante por proporcionar uma visão ampla da indústria da aviação, abrindo mais um nicho de mercado.
Metodologia: Cada disciplina possui a orientação de estudos que indica como utilizar o material didático. Dentre as ferramentas didáticas estão: o conteúdo escrito (apostila digital), as notas de aula (slides com as principais informações da apostila), vídeo aulas (que reproduz visualmente o conteúdo apresentado) e o fórum de discussão (onde são colocadas e discutidas as dúvidas sobre o conteúdo de cada disciplina). Os professores também fazem uso de vídeos disponíveis na rede para complementar o material.
NOTA IMPORTANTE: Desejável nível intermediário de escuta e leitura em inglês.
Interatividade: a interatividade do curso se dá principalmente pelo Fórum onde as perguntas são colocadas pelos alunos sendo respondidas pelos professores. Discussões técnicas são produzidas a partir desta ferramenta.
OBJETIVOS
- Formar especialistas em Engenharia Aeronáutica que possuam conhecimento em projetos de sistemas de aeronaves e também em gestão de centros de manutenção e fabricação de aviões e helicópteros.
- Ofertar um currículo atualizado em sintonia com as necessidades do mercado da aviação.
- Permitir a interação entre profissionais de destaque no meio aeronáutico de forma a enriquecer o relacionamento cultural e interpessoal.
A QUEM SE DESTINA
Engenheiros mecânicos, mecatrônicos, de produção, de automação e aeronáuticos que trabalham ou desejem trabalhar no campo da gestão de manutenção de máquinas e equipamentos aeronáuticos. Vale ressaltar que os conceitos apresentados nas disciplinas técnica e de gestão podem ser aplicados na manutenção de outras áreas da indústria.
Administradores e gestores que tenham concluído sua graduação e que desejem aprimorar seu conhecimento no campo da manutenção aeronáutica.
Pessoal técnico da indústria da aviação que já tenha concluído sua graduação: engenheiros, inspetores, tecnólogos, planejadores e pilotos que busquem um melhor entendimento sobre a gestão da manutenção em suas áreas.
CONTEÚDO DO CURSO
O curso apresenta três eixos principais: disciplinas básicas, disciplinas técnicas, disciplinas de gestão.
Disciplinas básicas: têm como objetivo apresentar informações e conceitos de aplicação geral. Dentre elas estão:
- Introdução à Engenharia Aeronáutica
- Legislação Aeronáutica
- Fatores Humanos na Aviação
Disciplinas técnicas: apresentam conceitos sobre projeto, construção e operação das principais partes que compõem a aeronave.
É importante ressaltar que as ementas destas disciplinas não abordam técnicas complexas de reparos aplicados pelo corpo técnico das empresas de manutenção. Este conteúdo será encontrado em cursos técnicos de manutenção de aeronaves ou em cursos de pós-graduação específicos de cada especialidade. As ementas foram concebidas de forma a fornecer o conteúdo necessário para uma gestão de manutenção eficiente. São elas:
- Estrutura de Aeronaves
- Hidráulica e Pneumática Aplicada
- Sistema Elétrico e Comandos de Voo
- Sistemas de Comunicação e Navegação
- Propulsão
- Projetos de Aeronaves
Disciplinas aplicadas à gestão de manutenção: apresentam conceitos sobre a operação no dia a dia da manutenção de hangares, centros de manutenção e MROs.
Planejamento, gestão das equipes de execução (equipes de técnicos de manutenção), métricas, aeronavegabilidade continuada, padrões de qualidade e problemas enfrentados por gestores de manutenção são abordados neste eixo. Dentre as disciplinas estão:
- Planejamento e Controle Operacional
- Logística de Manutenção Aplicada
- Gestão de Negócios
- Nota: A manutenção como uma atividade rentável é apresentada em Gestão de Negócios.
INTRODUÇÃO À AERONÁUTICA
CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA
SISTEMA ELÉTRICO
SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO E NAVEGAÇÃO
SISTEMA HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO
INTRODUÇÃO AO PROJETO DE AERONAVE
INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DE AERONAVES
SISTEMA DE TREM DE POUSO E COMANDOS DE VOO
SISTEMA DE PROPULSÃO
LEGISLAÇÃO APLICADA À MANUTENÇÃO
GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL
FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO
PLANEJAMENTO APLICADO À MANUTENÇÃO
LOGÍSTICA DE MANUTENÇÃO
AERONAVEGABILIDADE E MANUTENÇÃO 5.0
HUMANIDADES *
*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.
Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente, contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.
*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
Documento oficial de identificação (frente e verso)
Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
ATENÇÃO:
A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
Clique aquipara ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
ACESSO AO CURSO
RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está cominscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
REQUISITOS TECNOLÓGICOS
O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:
Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
Webcam compatível com seu sistema operacional
Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
Correio eletrônico pessoal (e-mail).
Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.
* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A
universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos
softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas
e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do
usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de
softwares de autoria BIM.
REQUISITOS ACADÊMICOS
Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).
Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
DIPLOMA ESTRANGEIRO
Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil
ESTÁGIO
Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *
*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE
Coordenação
Luís Henrique Santos - Doutor
Área do Conhecimento:
Engenharia
Investimento
Valor: R$ 5.800,00
1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*
5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00
10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00
15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00
20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00
*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.
Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br
Início das aulas
Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
*Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).
** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o
contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para
ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.
O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.
Benefícios
Estude onde e quando quiser
Tenha atendimento personalizado
Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
Tenha suporte acadêmico e tecnológico
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.